Capim dourado

.
.
A planta do Capim Dourado é encontrada somente nas Veredas,  (veja postagem) que são campos úmidos que ficam encharcados no período das chuvas e com menos água no período de estiagem, muito característicos por terem também o buriti, fruta nativa do cerrado. 

Ele brilha como ouro, e brota das veredas do Cerrado brasileiro




O Capim dourado é um material muito nobre, originário do Jalapão, no Estado de Tocantins, no interior do Brasil.
 O nome 'capim' é popularmente atribuído a todos os tipos de erva daninha, da família das gramíneas, no entanto o Capim Dourado (syngonanthus nitens) é uma planta da família das sempre-vivas. 
Ocorre em campos úmidos próximos a veredas em diversas regiões do Cerrado (por exemplo, nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia).
De caule longo e dourado possui na extremidade uma pequena flor branca onde estão guardadas as sementes que garantem a sua reprodução. O capim dourado começou a ser trabalhado há mais de um século pelos índios da etnia Xerente que passaram essa arte para habitantes do povoado de Mumbuca no município de Mateiros. Com o desenvolvimento do ecoturismo o capim dourado foi adotado como um dos símbolos do estado de Tocantins sendo esse material trabalhado atualmente também noutras localidades da região. .

Sobre o Capim Dourado in natura para comercialização

.
 Existem regulamentações no estado do Tocantins que proíbem a saída do material "in natura" da região, somente em peças já produzidas pela comunidade local, visando assim a sustentabilidade ambiental, social e econômica do local.
O Capim Dourado só pode ser colhido entre 20 de Setembro e 20 de Novembro para que não entre em extinção. 
Hoje a coleta do capim dourado só pode ser feita por artesãos cadastrados no órgão ambiental do Tocantins e é proibido a saída do material em natura do Estado de Tocantins.
A licença vale por um ano e durante todo o trabalho eles devem portar o documento para evitar problemas com a fiscalização.

.
Na região do Jalapão, TO, é usado para a confecção de artesanato há mais de 70 anos, na Comunidade negra da Mumbuca, município de Mateiros.

A bem da verdade, o capim dourado não é, de fato, um capim. De modo geral, os capins pertencem ao grupo das gramíneas e o capim dourado é uma sempre-viva. Sua característica principal é a cor que lembra a do ouro.

Abundante em regiões onde há veredas de Buritis, nascem próximos aos cursos d’água, nos campos úmidos ou em terrenos que ficam encharcados no período das chuvas e com menos água no período de estiagem, muito característicos por terem também o buriti, fruta nativa do cerrado. Com suas hastes longas e uma espécie de florzinha em sua ponta, o Capim se confunde entre outras vegetações. Mas ao colocá-lo na posição certa em direção ao sol, é que se pode ver sua cor dourada brilhante.
O artesanato de capim dourado confeccionado na região do Jalapão passou a ser divulgado em todo o estado, em grandes cidades brasileiras e também no exterior a partir de meados da década de 1990.
.
O brilho e a peculiaridade das peças artesanais chamam atenção por onde passam e, a comparação com ouro não fica apenas no nome da planta. O artesanato tornou-se importante fonte de renda na região, garantindo melhoria de qualidade de vida a muitas famílias.
Fibras do buriti para costurar o capim dourado

O Capim Dourado é hoje fonte de renda de muitas famílias de artesãos espalhados por toda a região do Jalapão, sua “costura”(nome que se dá à arte de transformar o capim in natura em artesanato) é feita usando uma outra preciosidade natural, o Buriti, de onde é extraído o fio de seda usado na costura do capim. Mas também usa-se o fio dourado, pedras ornamentais, sementes naturais e diversos adereços possíveis.
.
Com sua palha de cor dourada e brilho inigualável, são confeccionados artesanatos, tais como: pulseiras, brincos, chaveiros, bolsas, cintos, entre outros. As peças são confeccionadas após o capim estar seco, e podem ser conjugadas, a outros materiais como ouro, prata, pedras brasileiras, missangas e cristais. Há uma diversidade vasta de produtos, cada um mais original do que o outro, e que nos encantam pela beleza e originalidade. Os produtos feitos com capim dourado fazem sucesso não só no Brasil, mas também no exterior.



clique nas imagens para ampliar

.

 .
.
Conheça mais sobre o Jalapão- Estado do Tocantins clicando na imagem abaixo
.
.
.

Imagens: Google

18 comments:

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma

Ângulos no inverno

Não tenho a pretensão em ser fotógrafa. A máquina registra os ângulos que busco de acordo com a minha sensibilidade, e meus pontos de vista são mais poéticos.

Flamboyant - de baixo para cima - céu de renda

Cipó de São João - parede de flores

Palmeira-sagu - de cima para baixo - perspectiva geométrica

Imagens: ElmaCarneiro

3 comments:

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma

Quaresmeira roxa

Uma mesma paisagem em horário distinto. A primeira debaixo de um sol abrasador as 10:28h dessa manhã e a seguinte já no final da tarde, sol ameno as 17:45h. Cada qual com uma câmera diferente. São galhos de uma quaresmeira roxa, árvore de médio porte muito utilizada na arborização da cidade.
A quaresmeira começa a dar suas flores ainda bem jovem, com menos de um metro e é muito comum vê-las assim tão baixas e já carregadas de flores. No Cerrado não cresce muito chegando a ser classificadas como árvores de pequeno porte.



Fotos; Elma Carneiro

3 comments:

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma