Ararajuba - cores patriotas

.

(Guaruba guarouba (Gmelin, 1788) 


  • Hábitos: Animais silenciosos, se seguram pelo bico, pendurando-se nos galhos
  • Longevidade: 30 anos
  • Maturidade: 2 anos
  • Época reprodutiva: Agosto a Dezembro
  • Gestação: Incubação: 30 dias
  • Nº de filhotes: Dois a três filhotes
  • Alimentação na natureza: Semente e frutas
  • Causas da extinção: Destruição do meio ambiente
A ararajuba está ameaçada de extinção não só por causa da destruição da floresta mas, principalmente por causa dos traficantes de animais exóticos por serem facilmente domesticáveis e por apresentarem disposição em imitar a voz humana além de suas penas serem também utilizadas em ornamentos, oferecendo mais um risco a essas aves.
Possui cerca de 34 cm de comprimento e exibe as cores do Brasil, verde e amarela, em suas penas. Devido à sua coloração “patriota”, em 2002 concorreu com o sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) ao título de ave-símbolo do país. Ver o sabiá AQUI

ouça o canto do sabiá laranjeira

Após a realização de uma enquete ela perdeu para o sabiá, que possui maior valor em obras literárias e músicas brasileiras do que a ararajuba.

A Ararajuba é uma ave da família dos Psitacídeos, que inclui as araras, papagaios, periquitos e jandaias. A espécie é restrita ao território brasileiro, com distribuição do Maranhão ao oeste do Pará. As ararajubas vivem em grupos de 4 a 10 indivíduos em ambientes de mata alta. Os machos e as fêmeas são semelhantes, ou seja, não apresentam dimorfismo sexual.

Foto de Anderson Araujo
Foto de Ana Costa
A ararajuba é um animal fiel, fica sempre com a mesma companheira e, mesmo vivendo em bandos, na hora de acasalar e montar o ninho, o casal se afasta do grupo. Na reprodução, constroem os seus ninhos em ocos de árvores altas. O período de incubação da família varia entre 20 a 30 dias. A alimentação predileta dessa espécie são os cocos do açaí, embora consumam várias sementes de frutos. E interessante observar como se alimentam: utilizam o bico para subir nos ramos e seguram a comida com as patas que são cor de rosa.

Foto: Zoo virtual
Foto de Anderson Araujo
Foto de Fausto Faé França
.

.

4 comentários:

  1. Maravilhosa ela é!Pena que esteja em extinção!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Linda, as penas são muito bonitas. Triste esse pedaço da nossa vida brasileira.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Vc e suas fotos lindas Elma!!!
    A ararajuba é maravilhosa... Dá pena manter um bichinho como esse preso... mas as vezes em cativeiro ele é melhor preservado dos traficantes!!!

    bjo no core

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma