Lago azul no cerrado

.
Esse paraíso fica em Niquelândia um município brasileiro do Estado de Goiás.
.
Atualmente, com cerca de 9843,170 km², é o maior município de Goiás. O município possui uma das maiores reservas de Níquel do mundo, explorada por duas grandes mineradoras: Votorantim Metais, do Grupo Votorantim e a Anglo American, do Grupo Anglo Américan.




Níquel em estado bruto

O Niquel é um metal de transição de coloração branco-prateada, condutor de eletricidade e calor, dúctil e maleável porém não pode ser laminado, polido ou forjado facilmente, apresentando certo caráter ferromagnético. É encontrado em diversos minerais, em meteoritos (formando liga metálica com o ferro ) e, em princípio, existe níquel no núcleo da Terra. [Wiki]

O Lago Azul fica a 42 km de Niquelândia sendo de fácil acesso, uma vez que se pode chegar de automóvel bem perto do local, restando apenas uma caminhada de uns 100 metros. Esta é feita por uma trilha íngreme, um pouco escorregadiça, mas com um pouco de cuidado e com ajuda de algumas raízes, funcionando como degraus, pode-se chegar a este Lago.

A água do Lago Azul, por ser de grande profundidade, é cristalina, azulada entre as pedras calcárias - é uma vista de encher os olhos.
.

Trata-se da nascente de um dos afluentes do rio Urucuia, em Formosa (GO), formando a pequena lagoa no fundo de uma dolina, em rocha calcária responsável pela cor azul de suas águas, a 140 km a leste de Brasília, em Goiás. É uma paisagem cênica, um lugar especial bem no coração do Brasil.

"O Lago Azul não é um local comum, é um lago especial por suas perfeitas condições para a prática do nosso esporte, mas também possui características que o tornam muito perigoso para quem não possui qualificação para a atividade. Devido à sua grande profundidade, estima-se que tenha aproximadamente 300 metros e com cavernas sem fim ao seu redor, cuja formação é chamada de dolina".
Relato da mergulhadora Karol Meyer.


Dolina (do esloveno, pequeno vale) é uma depressão no solo característica de relevos cársticos, formada pela dissolução química de rochas calcárias abaixo da superfície. Geralmente possuem formato aproximadamente circulares são mais largas que profundas. Podem ser inundadas por lagoas ou secas e cheias de sedimentos,solo ou vegetação.Quando inundadas e ligadas a uma caverna marinha, são chamadas cenotes língua maia (da dz'onot, sagrado). Wiki

O lugar fica dentro de uma fazenda, ainda protegido por uma estreita faixa de mata ciliar, rodeada por campos de pastagem onde antes era cerrado grosso. Não há exploração ecoturística e os visitantes são esporádicos. Devido à fragilidade da lagoa de água azul cristalina, através da qual se vê o fundo a nove metros de profundidade, será necessário um plano de manejo, de acordo com o Ibama. Enquanto isto não ocorre, o local é mantido sob reserva para não estimular o turismo predatório. Fonte aqui
Com o fim da exploração mineral, o lençol freático tomou conta das galerias dando lugar ao lago de tom azulado, que tem esta coloração, justamente, pela presença do mineral carbonato de bário. A cor azul de suas águas é algo que impressiona, de imediato, a qualquer turista que chega a sua margem. E não é preciso olhar de longe para perceber seu azul intenso – mesmo quem esta a poucos metros se surpreende com a coloração. É quase inevitável o gesto de coletar a água com as mãos na intenção de tocar o azul. Do jornal O Popular.

Por ser de grande profundidade, o lago é próprio para mergulhos, desde que seja com o uso de equipamentos como botes, coletes salva-vidas além de apoio náutico
É um local apropriado para quem quer estar em contato com a natureza exuberante. Também apropriado para turistas de aventura.


Fotos:Abnestair, Karol Mayer, Cristiane, Sinvaline,Via Ecologia.


.
Veja a postagem  do  complexo cavernícola de Goiás  onde se encontram inúmeras grutas de raríssima beleza, como as cavernas  de Terra Ronca.

Porque Terra Ronca?

Visite a página clicando na imagem abaixo e saiba

.
.


.

6 comentários:

  1. Enchi meus olhos com tanta belezA por aqui!lindo!BEIJOS,ÓTIMA SEMANA,CHICA

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso o lago, as fotos e o texto.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Lindo, lindo... Quanta coisa maravilhosa há em nosso Brasil. Parabéns pelas postagens!

    ResponderExcluir
  4. Belíssimo,moro em goiânia e nem imaginava a sua existencia, vou reservar um tempo p/ fazer uma visita.
    Parabéns pelas imagens e o teor das informações.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria muito de ver maravilhas do piauí aqui tbm garanto a vc q lá tem.Basta ir lá conferir!

    ResponderExcluir
  6. Olá Elma, adorei seu post. Realmente eu não sabia desta tamanha beleza dentro de nosso Estado, fiquei muito empolgado de conhecer. Gostaria de saber quais os meios que posso recorrer para conhecer o lugar? Para quem devo ligar, ou se já existe uma estrutura aberta na sede da fazenda.
    Parabéns, forte Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma