Frutos da Monguba e o periquito

.
Frutos da Monguba (Pachira aquatica Aubl)
Monguba - Entre as folhas o periquito me via, mas, eu não pude perceber.O periquito se mesclava com as cores verdes das folhas da Monguba

Fotografando os frutos da Monguba onde os periquitos faziam um grande alarde meio suas folhas, sem saber acabei por flagrar um deles se alimentando das sementes de uma cápsula perfurada com o bico.
Eu estava a uma distância de uns 6 metros da árvore e fui clicando aqueles frutos grandes e viçosos. Ao editar as fotos colocando-as em zoom fiquei surpresa quando notei que ao lado de uma das cápsulas estava um elemento verde que não uma folha e sim um periquito.

O periquito-verde (Brotogeris tirica), também chamado de periquito-rico é uma espécie de papagaio da família Psittacidae endêmica do Brasil.
Gostam de frutas, coquinhos de todos os tipos e também do fruto da paineira, que perfuram e roubam as sementes nos meses de junho a agosto . Também não desprezam as flores adocicadas do suinã, flores, néctar, jerivá, mangueiras, jabuticabeiras, goiabeiras, laranjeiras e mamoeiros, e provavelmente insetos e suas larvas. Um dos belos frequentadores dos comedouros com frutos disponíveis nas cidades.

As mongubas produzem anualmente grandes quantidades de frutos. Deles, aproveita-se às sementes. Sendo da mesma família das paineiras, as sementes da monguba, que permanecem guardadas em grandes e compridas cápsulas de coloração castanho-avermelhadas e de aparência aveludada, ficam envoltas em meio a uma paina branca.

Fotos:ElmaCarneiro
Na impossibilidade de no momento não ter fotografado as castanhas da Monguga, consegui através de pesquisa esta imagem no site come-se.


Castanhas verdes e maduras.
.
Veja as belas flores da Monguba clicando na imagem abaixo

6 comentários:

  1. Muito agradecido pelo artigos sobre a Fruto da Monguba . A primeira, segunda e terceira kkkk vista eu também não havia reparado no periquito se deliciando com o Fruto da Monguba....parabens pela excelente foto, é digna de um poster, principalmente a que o 'quito' te dá uma encarada : 'invasão de privacidade' kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Na verdade eu só ouvia a barulhada que eles faziam, mas, na hora da foto não destinguí os periquitos pois, estravam com a mesma cor das folhas e são muito rápidos como todos os pássaros.

    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Elma. Eu fiz umas lindas fotos dessa planta e não sabia o nome. O meu face tá cheio de fotos que eu completando com os nomes das plantas ou aves.

    ResponderExcluir
  4. Beleza! agora descobri o nome do fruto de uma árvore que tenho aqui no meu terreno em Ubatuba- Maranduba-Sertão do Ingá.Não sabia que podia comer,Na próxima vez vou dividir com as Maritacas que se deliciam com as castanhas.

    ResponderExcluir
  5. TB tenho uma árvore dessa castanha aqui, fica cheia de periquitos na época de frutas. Adoro.

    ResponderExcluir
  6. Olá, parabéns pela bela foto, só gostaria de explicar que a foto que você tirou se trata da pachira aquatica e a foto do fruto que postou do site na verdade, é a mamorana, embora a semelhança deixe meio confuso muita gente, BEIJOS

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma