Lagarto Teiú no Cerrado

.
A fauna do Bioma do Cerrado é pouco conhecida, particularmente a dos Invertebrados. Seguramente ela é muito rica, destacando-se naturalmente o grupo dos Insetos. Quanto aos Vertebrados, o que se conhece são, em geral, listas das espécies mais frequentemente encontradas em áreas de Cerrado, pouco se sabendo da História Natural desses animais, do tamanho de suas populações, de sua dinâmica etc. recentemente estão surgindo alguns trabalhos científicos, dissertações e teses sobre estes assuntos.  

..Mede quase 2 metros de comprimento, da ponta do focinho até a cauda e pode pesar até 5kg.

O Teiú tenta camuflar-se  de acordo com o ambiente para passar desapercebido.
TEIÚ
Teiú-branco (Tupinambis teguixin)
.


  • Ordem: Squamata Família: Teiidae
  •  Hábitat: Florestas, cerrados e caatingas 
  • Hábitos alimentares: Onívoro. Ele come frutas, ovos e insetos
  •  Reprodução: Desova entre 30 e 36 ovos por postura, que eclodem após 60 a 90 dias de incubação. 
  • Período de vida: Aproximadamente 16 anos. 

  • Outros nomes populares de etimologia tupi-guarani: tuu, teiú, teijú, tiú, tejú-guasú, tejú-tará, tejú-guasú-tará (camaleão), teiú-oby (verde ou azulado), tejú-tinga (branco) tejú-pytá ou piranga (vermelho), tejú-kuatiá (pintado), tejú-pará...
    .
    Mede quase 2 metros de comprimento, da ponta do focinho até a cauda e pode pesar até 5kg.  É um lagarto terrestre, e raramente sobe em árvores depois de atingir a maturidade.
    A cauda do teiú é maior que seu corpo, e é usada como arma funcionando como um chicote que dá dolorosas lambadas nos seus inimigos, embora uma mordida desse lagarto também possa machucar, tem  a mandíbula e o maxilar fortes, repletos de pequenos dentes pontiagudos.
    Como a maioria dos animais silvestres, porém, o teiú não enfrenta o homem, mas foge quando se sente ameaçado.
    .
    O teiú é o maior lagarto da América do Sul e bastante comum, mesmo em áreas já exploradas pelo homem, vivem em buraco e preferem morar em sítios e chácaras, perto das casas, para se aproveitar dos restos de comida, dos quais se alimenta.
    Acusado de invadir galinheiros para roubar ovos, é largamente caçado no interior e sua carne tem fama de ser boa, muito parecido com a carne de galinha. Embora tenha uma pele bonita, que resulta em um couro de qualidade, como anda disperso, nunca foi abatido com fins comerciais.
    .
    É uma espécie diurna, passando a maior parte do tempo em movimento à procura de presas.
    Os teiús, assim como as serpentes, possuem uma língua bífida (com duas pontas). 
    Essa língua serve para explorar o ambiente e pegar pequenas substâncias que se encontram suspensas no ar, encaminhando-as a um órgão localizado dentro da boca (órgão de Jacobson) e que desempenha função equivalente ao olfato.

    Fotos: Evando F. Lopes, Yogue, ecoblogando.wordpress.com/

    24 comments:

    Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
    Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
    .

    Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

    Elma

    Flores do Cerrado VIII



     .

    Após uma interrupção de 2 anos desde a última postagem em Flores do Cerrado Vll,  damos  seguimento a série Flores do Cerrado com sua riquíssima flora,  compostas de múltiplas  cores e formatos,  com muitas espécies ainda desconhecidas  e sem identificação devido a sua grande diversidade.
     Os pequenos arbustos e gramíneas nos oferecem farta variedade, muitas delas de grande simplicidade e outras bem exóticas.
    As fotos foram colhidas no site do fotógrafo jcpat100, num importante trabalho de registro fotográfico sobre as flores do Cerrado  contribuindo  ricamente para que possam apreciar e divulgar mais a beleza das nossas flores.

    Flor do Cerrado vermelha sem identificação - foto de jcpat100
    Macroptilium lathyroides
    Flor do Cerrado Lythraceae- Diplusodon sp - foto de jcpat100
    Lythraceae- Diplusodon sp.
    Flor azul do Cerrado - Trapoeraba-azul - erva-de-santa-luzia- foto de jcpat100
    Trapoeraba-azul - erva-de-santa-luzia
    Kielmeyera rubriflora -  Rosa-do-campo
    Nao identificada


    7 comments:

    Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
    Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
    .

    Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

    Elma