.
.
Flor nativa do Cerrado - Para-tudo
.
Para-tudo (Gomphrena officinalis)
Conhecida como Para-tudo ou Perpétua – é uma flor nativa do cerrado. O fitoterápico do Para-tudo ou Ginseng do Cerrado - sua raiz é muito parecida com a do ginseng - é muito conhecido pelas pessoas da região.
É uma planta que floresce no verão, entre os meses de novembro a março, dependendo da região. No inverno perde a parte aérea. Possui folhas verdes e vermelho-alaranjadas, as chamadas folhas diferenciadas. Pertence à família das amarantáceas, pode ser encontrado principalmente nos campos cerrados e campos rupestres dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Sua ocorrência é rara, e várias espécies do gênero Gomphrena já se encontram na lista de espécies nativas ameaçadas de extinção. Suas raízes e folhas são utilizadas na medicina popular para diversos fins. O para-tudo possui belas flores alaranjadas
que nunca murcham, o que a torna alvo de coletas para a produção de arranjos ornamentais secos, prejudicando assim a reprodução e sobrevivência da espécie.
.
.
.
Me encanto com a beleza da natureza aqui! Lindas! beijos,tudo de bom,chica
ResponderExcluirNossa, uma planta tão linda ameaçada de extinção é muito triste...
ResponderExcluirRecordei a minha infância no interior de Minas Gerais, triângulo mineiro, qdo sai para passear com meu pai no campo, me deparei com uma flor linda alaranjada e petálas duras, fiquei encantanda pra mim foi a flor mais bela que já conheci, não sabia o nome e perguntei a meu pai qual era o seu nome, ele me disse que seu nome é perpétua, achei que ele estava brincando, hoje já com 55 anos, fui pesquisar sobre a flor, qdo vi a foto voltei aquele dia em que descobri a perpétua.....para sempre perpétua.
ResponderExcluir
ResponderExcluirAchei Linda suas imagens de para-tudo.
Cresci nos campos de Minas Gerais, passeando entre estas lindas flores e hoje não as encontro mais em lugar algum.
Tenho procurado desesperadamente por elas, mas chega a estação da florescência e nenhum sinal.
Gostaria de saber se você tem mudas, sementes ou tubérculos para plantio, pois desejo imensamente cultiva-las.
Segue meus contatos: nucleors@hotmail.com
Grata,
Amor pelo Cerrado
nunca tinha visto uma flor tão linda quanto esta , moro atualmente em são carlos sp , e onde trabalho tem essa belas flores ...
ResponderExcluirencontrei um a flor dessa em meu sitio em são Jose da lagoa em minas gerais ...e mesmo muito linda estou apaixonada
ResponderExcluirOlá,sou Santina de MS, na minha infância lembro-me que na época da Guavira, que aqui seria nos meses de novembro e dezembro, tinha estas flores e hoje também procuro por elas. Aqui tinha nas cores vermelho forte, pink, rosa claro,laranja e amarelo queimado, era maravilhosa, levava para casa e ficava vários meses sem estragar. Gostaria de encontra-las que fosse uma cor me bastava.
ResponderExcluirMuito bom seu trabalho! Assim como a Vivis, andei muito pelo cerrado quando pequeno, caçando murici, gabiroba, mangava, pitanga, cajuzinho vermelho. Minha vó falava dessa planta para-tudo. Ela acreditava que a planta realmente servia para curar qualquer coisa! Lá no sítio onde vou de vez em quando de vez em quando aparece uma flor. Nos últimos 3 anos não vi mais!
ResponderExcluirQue linda! Eu encontrei uma florzinha dessa, achei linda e por isso vim parar aqui, pois resolvi pesquisar.
ResponderExcluirEu achei uma aqui no gerais da minha regiao tem muuuuitas, como se propaga elas ??? Meu canal no youtube jardimmineiro
ResponderExcluirComo cultivar? Estou com sementes dela.
ResponderExcluirComo aumentar o penis
ResponderExcluir