Lagarto Teiú no Cerrado

.
A fauna do Bioma do Cerrado é pouco conhecida, particularmente a dos Invertebrados. Seguramente ela é muito rica, destacando-se naturalmente o grupo dos Insetos. Quanto aos Vertebrados, o que se conhece são, em geral, listas das espécies mais frequentemente encontradas em áreas de Cerrado, pouco se sabendo da História Natural desses animais, do tamanho de suas populações, de sua dinâmica etc. recentemente estão surgindo alguns trabalhos científicos, dissertações e teses sobre estes assuntos.  

..Mede quase 2 metros de comprimento, da ponta do focinho até a cauda e pode pesar até 5kg.

O Teiú tenta camuflar-se  de acordo com o ambiente para passar desapercebido.
TEIÚ
Teiú-branco (Tupinambis teguixin)
.


  • Ordem: Squamata Família: Teiidae
  •  Hábitat: Florestas, cerrados e caatingas 
  • Hábitos alimentares: Onívoro. Ele come frutas, ovos e insetos
  •  Reprodução: Desova entre 30 e 36 ovos por postura, que eclodem após 60 a 90 dias de incubação. 
  • Período de vida: Aproximadamente 16 anos. 

  • Outros nomes populares de etimologia tupi-guarani: tuu, teiú, teijú, tiú, tejú-guasú, tejú-tará, tejú-guasú-tará (camaleão), teiú-oby (verde ou azulado), tejú-tinga (branco) tejú-pytá ou piranga (vermelho), tejú-kuatiá (pintado), tejú-pará...
    .
    Mede quase 2 metros de comprimento, da ponta do focinho até a cauda e pode pesar até 5kg.  É um lagarto terrestre, e raramente sobe em árvores depois de atingir a maturidade.
    A cauda do teiú é maior que seu corpo, e é usada como arma funcionando como um chicote que dá dolorosas lambadas nos seus inimigos, embora uma mordida desse lagarto também possa machucar, tem  a mandíbula e o maxilar fortes, repletos de pequenos dentes pontiagudos.
    Como a maioria dos animais silvestres, porém, o teiú não enfrenta o homem, mas foge quando se sente ameaçado.
    .
    O teiú é o maior lagarto da América do Sul e bastante comum, mesmo em áreas já exploradas pelo homem, vivem em buraco e preferem morar em sítios e chácaras, perto das casas, para se aproveitar dos restos de comida, dos quais se alimenta.
    Acusado de invadir galinheiros para roubar ovos, é largamente caçado no interior e sua carne tem fama de ser boa, muito parecido com a carne de galinha. Embora tenha uma pele bonita, que resulta em um couro de qualidade, como anda disperso, nunca foi abatido com fins comerciais.
    .
    É uma espécie diurna, passando a maior parte do tempo em movimento à procura de presas.
    Os teiús, assim como as serpentes, possuem uma língua bífida (com duas pontas). 
    Essa língua serve para explorar o ambiente e pegar pequenas substâncias que se encontram suspensas no ar, encaminhando-as a um órgão localizado dentro da boca (órgão de Jacobson) e que desempenha função equivalente ao olfato.

    Fotos: Evando F. Lopes, Yogue, ecoblogando.wordpress.com/

    24 comentários:

    1. No quintal da minha mãe tem um e ele se esconde quando aparece alguém. Como entrou ninguém sabe.
      Hoje ele tá enorme.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Darlla Lemos, realmente, quem se dá de frente com um Teiú, fica impressionado com seu tamanho.

        Excluir
      2. Aconteceu o mesmo aqui na minha casa, à uma semana descobrimos um filhote de mais ou menos 60 cms, estou tentando alimentá-lo com ovos e banana. Torcendo para que ele se adapte.

        Excluir
    2. Muito bom!!! Parabéns pelo seu trabalho, divulgando a nossa tão importante fauna e flora!!!

      ResponderExcluir
    3. ola procuro muito um teiu para ter como bichinho de estimacao

      ResponderExcluir
    4. Respostas
      1. Como todo animal (Até mesmo um coelho)se ele se sentir acuado ele vai fazer tudo pra se defender mas ao contrário é um animal extremamente pacífico e procura sempre fugir dos seres humanos...

        Excluir
      2. Bruno Borges
        O Teiú não ataca, ele foge, mas se precisar se defender ele usa sua cauda que pode machucar a pessoa.

        Excluir
    5. Tenho uma dúvida o teiú. Eles são surdos como as cobras ????

      ResponderExcluir
    6. quero denunciar a incompetencia do ibama , alto custo para a sociedade e nenhum retorno, estes animais e outros mais tem potencial zootecnico, istó é criação para fins comerciais gerando preservação e emprego, e divisa para exportação.o nosso pais tem tudo para dar certo mais a incompetencia e corrupção não deixa.

      ResponderExcluir
    7. Parabéns pelo artigo. Fotografei um deles hoje e usei seu post para me ajudar na identificação da espécie.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Wagner rocha de oliveira

        É um prazer ter colaborado para sua pesquisa. Volte mais vezes.

        Excluir
    8. Boa noite ! apareceu um Teiú em meu quintal, tem aproximadamente 50cm. Tenho um cão de médio porte no quintal, que já tentou pegá-lo, mas sem sucesso. Já vi o bicho duas ou tres vezes em dias quentes e ele se esconde atrás de sobras de material de construção. Gostaria de me livrar da presença do lagarto, que assusta meus filhos. Alguma sugestão
      Obrigado !

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Anônimo
        Sugiro que você busque ajuda com o Corpo de Bombeiros da sua cidade, certamente eles terão uma solução para seu caso.

        Boa sorte.

        Excluir
    9. Oi.. gostaria da sua ajuda urgente com o teiu.. Para saber como alimenta-lo corretamente, etc. Ele esta estufado. . Ha um mês o achamos morrendo na rua..

      ResponderExcluir
    10. Teiú como filhote de morcego? Apareceu um no meu jardim, não muito grande de 60/80 cm, logo após um morceguinho machucado.

      ResponderExcluir
    11. AMIGOS BOA NOITE MEU ANTIGO INQUILINO CRIAVA ESSE BICHINHO PARA COMER. O COITADO DO BICHO FUGIU E FICOU SUMIDO POR MAIS DE UM MÊS, ANDANDO PELOS TELHADOS COMENDO OVOS DE POMBO . O INQUILINO FOI EMBORA ATÉ DEVENDO TALÕES DE LUZ AQUELE DESGRAÇADO. NUM BELO DIA FUI FAZER UMA REFORMA NO TELHADO DO IMÓVEL PARA ALUGA-LO NOVAMENTE E ACHEI O BICHO ME ASSUSTEI NO PRINCÍPIO MAS VI QUE O BICHO ERA DÓCIL, CONSEGUI PEGA-LO E PERCEBI QUE SE SOUTASSE NO MATO IRIA MORRER DE FOME POIS ERA DE CATIVEIRO . VINHA COMER NA MÃO. RESUMINDO MINHA FAMÍLIA SE APEGOU TANTO AO BICHO QUE ADOTAMOS COMO MEMBRO DA FAMÍLIA. NÃO SEI SE O ANTIGO DONO TINHA LICENÇA PARA CRIA-LO NÃO SEI O QUE FASER TENHO MEDO DO IBAMA LEVA-LO EMBORA E ELE MORRER NO HABITATE. ELE DORME NA CAMA, ANDA NO COLO E ATENDE PELO CHAMADO! O QUE DEVO FAZER PARA CONSEGUIR LEGALIZA-LO. JÁ QUE NÃO SEI O PARADEIRO DO ANTIGO DONO!
      Relatar

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não da para legalizar um animal, o que dá para fazer é comprar um já legalizado, mas nesse país que a gente mora não vende legalizado

        Excluir
    12. Matéria muito boa...tenho muitas curiosidades pela espécie

      ResponderExcluir

    Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
    Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
    .

    Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

    Elma