.
Pequi - fruto do Cerrado
.
Todo goiano ama
.
|
Pequizeiro florido |
|
Flor do pequizeiro - foto de Roberto Okamura |
Texto da escritora goiana Marieta Telles Machado.
Das tuas lágrimas nascerá uma planta que se transformará numa árvore copada. Ela dará flores cheirosas que os veados, as capivaras e os lobos virão comer nas noites de luar. Depois, nascerão frutos. Dentro da casca verde, os frutos serão dourados como os cabelos de Uadi. Mas a semente será cheia de espinhos, como os espinhos da dor de teu coração de mãe. Seu aroma será tão tentador e inesquecível que aquele que provar do fruto e gostar, amá-lo-á para jamais o esquecer. Como também amará a terra que o produziu.
|
Galhos de do fruto - foto de Vilson Volpato |
Todos os anos, encherei, generosamente, sua copa de frutos, que os galhos se curvarão com a fartura. Ele se espalhará pelos campos, irá para a mesa dos pobres e dos ricos. Quem estiver longe e não puder comê-lo sentirá uma saudade doida de seu aroma. Nenhum sabor o substituirá. Ele há de dourar todos os alimentos com que se misturar e, na mesa em que estiver, seu odor predominará sobre todos. Ele há de dourar também os licores, para a alegria da alma.
Sou Goiano do cerrado mesmo. Uruaçu go, adorei seu artigo.Adoro nosso cerrado,ja trabalhei com reflorestamento e reprodução vejetal na Usina Santo Antonio em Porto Velho-Ro e aposentei recentemente pela ODEBRECHT na usina de Belo Monte. Nunca, mas nunca mesmo, vi um Bioma tão diversificado como o do nosso CERRADO.
ResponderExcluirverdade
Excluirlindo texto
Passei pelas cidades de Santa Terezinha de Goiás,até Goiânia, fiquei encantado pelas belezas naturais! Sou de São Paulo - Capita -Oladeir Mariano.
ExcluirPequi. E. Tudo de. Bom. Plntei a. Sementes. Tenho 4 pe
ResponderExcluir