
Esse arbusto fica no final da rua onde moro. É a Malaleuca. Dizem que ela veio da Austrália para o Brasil.
Tem a florada no inverno, suas flores perfumadas atraem as abelhas e no centro oeste do Brasil, está em plena floração.Conhecida como tea tree, árvore de chá, óleo de malaleuca, e seu óleo essencial é retirado das folhas.




Tive a curiosidade de mastigar a folha que tem um perfume e sabor que lembra o eucalipto - (Eucalyptus), porém mais forte. É saborosa e nota-se a presença do óleo que permanece impregnado na boca por várias horas.

Do gênero Myrtus Tonnef, por sua vez, do latim myrtus; alguns sugerem do grego myrtos - perfume - devido ao aroma exalado pelas flores. Seu poder de cura foi descoberto com os aborígines que viviam na Austrália; observou-se que quando se banhavam em um lago onde havia essas árvores em sua margem, muitas infecções eram curadas, porque as folhas caiam no lago e o óleo se soltava "nutrindo" . Contém propriedades bactericida, anticéptica, cicatrizante e fungicida.
Entra na composição de sabonetes, pomadas e pós-anticépticos e antimicóticos.
Entra na composição de sabonetes, pomadas e pós-anticépticos e antimicóticos.
![]() |
Tronco da Árvore-do- Chá (Tea Tree) - Maleleuca |

Fotos:Elma Carneiro
.
0 comments:
Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.
Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço
Elma