As queimadas do Cerrado

.
descargas atmosféricas provocam o fogo
Queimadas naturais iniciadas por descargas atmosféricas são eventos comuns em várias regiões do mundo. Elas fazem parte da dinâmica desses ecossistemas e já foram bem estudadas e documentadas em outros países. No Brasil, há evidências de que queimadas naturais são frequentes no Cerrado, contudo elas permanecem praticamente desconhecidas da ciência.

Vegetação do Cerrado

A vegetação se compõe de arbustos e pequenas árvores com troncos tortuosos, casca e folhas grossas, típica de climas secos. Entretanto, não há falta de água na região. Encontra-se um grande lençol de água a cerca de 20 metros de profundidade no solo. Para buscar essa água, as árvores da região desenvolvem longas raízes .
.
casca grossa (súber) do  tronco da árvore do Cerrado
A espessa camada de súber (tecido formado por células mortas) que envolve troncos e galhos no Cerrado é outra característica interpretada como uma adaptação ao fogo. Agindo como isolante térmico, o súber impediria que as altas temperaturas das labaredas atingissem os tecidos vivos mais internos dos caules.
Súber espêsso: o súber ou cortiça é um tecido vegetal de proteção, presente ao redor de caules e raízes de plantas que cresceram em espessura.

O fogo no Cerrado é considerado um distúrbio natural e integrante de sua dinâmica, e as queimadas naturais podem ser importantes para a manutenção dos processos ecológicos e da biodiversidade, sobretudo nas unidades de conservação (UC).
.
Porém, quando esse fogo é provocado por ação indiscriminada de pessoas torna-se maléfico tanto para as matas como para o ambiente. O fogo em alta frequência tende a favorecer as fisionomias mais abertas, acabando drasticamente com a vegetação e favorecendo o aparecimento de campos onde há espécies que florescem e frutificam em abundância após as queimadas diminuindo a biodiversidade e influenciando na manutenção de importantes refúgios para a fauna urbana.
.
As queimadas naturais, provocados por raios, geralmente ocorrem na transição seca-chuva. Mas estas queimadas não chegam a atingir grandes áreas, pois a chuva posterior impede o desenvolvimento de incêndios de maior magnitude.

Cerrado: a fênix entre os biomas

Suas árvores retorcidas e campos não só resistem às queimadas naturais, como tiram daí sua força. E explodem em flor depois do fogo. Troncos negros, por fora carvão. E flores de todas as formas e cores.
O cerrado é a fênix entre os biomas. Renasce das cinzas numa rapidez impressionante, adaptado ao fogo em poucos dias já começa a brotar o verde e as flores.

Após a queimada, as plantas crescem com um vigor renovado.

Qeimadas no Cerrado -A plantas renasces logo após as queimadas.
Como as plantas não podem fugir do fogo, claro, elas são queimadas.
Todavia, a flora do cerrado evoluiu junto com as queimadas naturais provocadas pelos raios e assim, ao longo dos milênios, adaptou-se a este fator ambiental natural. Uma semana depois de uma queimada muitas plantas já estão rebrotando com grande vigor.

Logo após uma queimada, com o ressurgimento de flores, há imensa disponibilidade de néctar e pólen, um verdadeiro banquete para muitos insetos. Algum tempo depois, com a polinização facilitada por esses agentes, essas flores produzirão frutos e sementes que servirão de alimento para muitos outros animais. Por isso, algumas espécies – como a ema e o veado-campeiro – aparecem em grande quantidade, atraídas pela farta disponibilidade de alimento.
.
O veado campeiro se beneficia com as queimadas
Apesar das intempéries, o veado campeiro se beneficia com as queimadas

Sem dúvida, em um incêndio incontrolável muitos animais morrem carbonizados, seja porque são lentos (tamanduá, por exemplo)
Sendo um dia não muito quente e sem vento, o fogo avançaria lentamente, dando tempo aos animais para fugirem para áreas vizinhas, do outro lado do aceiro, esconderem-se em buracos de tatú, procurarem áreas alagadas, rios etc, onde o fogo não se propaga.

Texto adaptado conforme dados de pesquisas e fotos colhidas na web

.
Veja a característica morfológica das árvores do Cerrado clicando na imagem abaixo

.



.

0 comments:

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma