A estação seca e o fogo no Cerrado

 
.
crime ambiental - foto:© Luiz Fernandes

.

Estudos revelam que o fogo pode contribuir e gerar benefícios ao Cerrado

.

Muitas pesquisas acadêmicas indicam que o fogo, durante o processo de formação do Cerrado brasileiro, teve papel imprescindível para tal. Essa conclusão se deu a partir da constatação de que a origem deste bioma coincidiu com a maior vulnerabilidade da região a incêndios naturais, fato este comprovado pelo predomínio de gramíneas, há aproximadamente dez milhões de anos. Como estes vegetais são bastante inflamáveis, permitiram com que determinadas regiões se tornassem suscetíveis a incêndios naturais. Assim, as plantas mais adaptadas a estas condições tiveram sucesso, e muitas delas são encontradas até hoje nestas formações vegetais.
Casca espessa, troncos tortuosos, raízes profundas e folhas também espessas são algumas características visíveis nestes exemplares.
.
A vegetação do Cerrado é influenciada pelas características de solo, clima e fogo. A baixa fertilidade e a elevada toxicidade do solo são associadas ao nanismo e a tortuosidade da vegetação.
As formas retorcidas das árvores, fazendo com que suas gemas de rebrota ocorram lateralmente. As cascas espessas dos troncos funcionam como um mecanismo de defesa às queimadas. 

 Na natureza nada é em vão


Na região de Cerrado do Brasil Central, cerca de 90% das chuvas caem entre os meses de outubro e abril, ou seja, nós que moramos por aqui convivemos com a sazonalidade hídrica. 

O clima seco e a presença de ventos fortes são fatores que propiciam a ocorrência de queimadas no Cerrado. As queimadas ocorrem ao longo do período de seca, que pode ter uma duração de até 6 meses e em tais eventos, a temperatura do ar se eleva em torno de 750°C, e pode propiciar o rebrotamento de várias espécies vegetais e a germinação de sementes.
Paisagem do Cerrado na estação seca promove belas silhuetas - foto Elma Carneiro
O fogo no cerrado pode iniciar-se por fatores naturais, isso ocorre através do acúmulo de biomassa seca, de palha, baixa umidade e alta temperatura, que acabam criando condições favoráveis para tal. Foto: Elma Carneiro - periferia de Goiânia-GO
Agora, olhando para baixo, as raízes das plantas desempenham um papel importante e muitas vezes negligenciado, simplesmente por não poderem ser vistas. As camadas de solo superficiais podem secar pela falta de chuvas, mas algumas árvores têm acesso à água mesmo no auge da estação seca, pois suas raízes alcançam grandes profundidades.
Fogo no Cerrado -  O fogo no cerrado pode iniciar-se por fatores naturais, isso ocorre através do acúmulo de biomassa seca, de palha, baixa umidade e alta temperatura, que acabam criando condições favoráveis para tal.-Foto de Humberto Russo - DF
O choque térmico provocado pelo fogo quebra a dormência vegetativa das sementes, causando fissuras que favorecem a penetração da água e estimulam a germinação. Queimada em  Samambaia - DF  - 
Este processo é importante para que os indivíduos possam desbravar novos ambientes, aumentando a abrangência de suas populações. Ou seja, para estas espécies, que são conhecidas com anemocóricas, a ausência de chuvas é condição necessária para a manutenção de suas populações. Até o formato das sementes, ou dos frutos, são especiais para se favorecerem do vento e da seca. Se chover enquanto estas espécies estão em fase de reprodução, os frutos podem nem abrir, pois o ambiente seco é condição para a desidratação das paredes do fruto e sua abertura.
Fogo no Cerrado em Samambaia - Distrito Federal
 Pouco tempo após a passagem do fogo, o Cerrado transforma-se num verdadeiro jardim. Em muitos casos é a eliminação total das partes aéreas das plantas que as faz florescerem.
Uma preocupação no período seco é o fogo. Porém, as espécies vegetais do Cerrado apresentam várias adaptações que as permitem contornar este problema, por exemplo, a presença de casca grossa e cortiçosa. O próprio fogo pode trabalhar a favor do Cerrado, quando ele auxilia no processo de abertura dos frutos, facilitando a reprodução das plantas.
Portanto, seja pela sua importância no funcionamento do Cerrado, ou pela beleza proporcionada pelos seus componentes durante a estação seca, só podemos chegar a uma conclusão: deixa secar
.
Árvores secas do Cerrado - No auge da seca, a maioria das árvores já estão desfolhadas e basta um sinal de umidade no ar pela aproximação das chuvas que elas se cobrem de folhas com toda força vestindo de verde. Porém, seus esqueletos sempre nos proporcionam uma visão maravilhosa-
No auge da seca, a maioria das árvores já estão desfolhadas e basta um sinal de umidade no ar pela aproximação das chuvas que elas se cobrem de folhas com toda força vestindo de verde. Porém, seus esqueletos sempre nos proporcionam uma visão maravilhosa.

Como a natureza sabe, sem diversidade não existe evolução. ( Isaias Raw )


O fogo, desde que bem manejado, pode ser benéfico ao Cerrado

Especialista defende manejo de fogo no Cerrado 
.
“Pode parecer contraditório, mas muitos especialistas defendem que a melhor forma de prevenir o problema e proteger a biodiversidade desse bioma tão ameaçado é, justamente, o uso controlado do fogo. Queimadas controladas não só diminuem o risco de incêndios acidentais como trazem benefícios para a vegetação. O manejo de fogo, no entanto, foi durante muito tempo proibido no Brasil. Uma lei de 1989 autorizou a prática, mas, ainda hoje é difícil obter licença dos órgãos ambientais. Além da falta de conhecimento sobre a importância do fogo para o Cerrado, a falta de estrutura para fazer o manejo de forma adequada."
Professora Vânia Regina Pivello, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP)

A principal causa do fogo, em regiões de Cerrado, está relacionada às atividades agropecuárias, uma vez que tais sistemas utilizam o fogo como recurso para “limpar o pasto”, ou determinadas áreas antes do plantio, em períodos que antecedem a época das chuvas. Assim, capacitar as pessoas envolvidas nessas atividades, e pensar em alternativas, como a realização de queimadas programadas, em áreas limitadas e sucessivas, por pessoal qualificado; pode ser um grande passo para a proteção do Cerrado.

Queimada da região de Samambaia - DF e o Corpo de Bombeiros controlando o fogo. 


Fotografias de Humberto Russo agente operacional da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal CAESB.
Demais fotos: Elma Carneiro 

Fontes das pesquisas nos seguintes sites: 1 2 3

0 comments:

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma