Flor Caliandra do Cerrado

Fotos de Elma Carneiro Freitas,  na fazenda  Garganta de Divino de Freitas em Jaraguá Goiás

Flor símbolo do Cerrado

  • Nome científico:Calliandra tweedii.
  • Significado:delicada flor vermelha do Cerrado’, e que por sua delicadeza se fecha a noite.
  • Família:Leguminosae - Mimosoideae.
  • Nomes populares:esponjinha-vermelha, mandararé, caliandra, esponjinha-sangue, esponjinha.
  • Etimologia:Calliandra vem do grego Kallio santirocco – belo e másculo, referindo-se aos belos estames coloridos e tweedii, em homenagem ao botânico J. Tweedii.
  • Origem:Brasil.Características gerais:é um arbusto lenhoso, ramificado, e bastante florífero, com porte de 2 a 4 m de altura. As folhas são permanentes e bipinadas. As flores ocorrem em capítulos densos, com estames longos e de coloração vermelha, formados principalmente na primavera-verão.
  • Propagação: multiplica-se por estacas.

As caliandras despertam bastante interesse não somente pelo seu potencial paisagístico, proporcionado pelo aspecto exótico das suas inflorescências, mas também pela sua elevada rusticidade, adaptando-se as mais diferentes paisagens.
As caliandras gostam de muita luminosidade, preferem sol pleno, ou pelo menos 5 a 6 horas diárias, quanto ao solo é pouquíssima exigente, mas apresenta melhores resultados em solos ricos em Matéria Orgânica e bem drenados, deve se tomar o cuidado de não encharcar demais o solo.
A propagação pode ser feita de maneira sexuada, isto é colhendo-se as sementes diretamente nos frutos, quando quando estes se abrem espontaneamente, ou então assexuadamente por estacas. As sementes devem passar por um processo de quebra de dormência, pois estas apresentam um tegumento bastante rígido.

As fotos foram feitas em horários diferentes, motivo das cores não apresentarem as mesmas tonalidades. São fotos amadoras, valendo então o entusiasmo e a alegria de registrar a beleza das flores.

Um pé de caliandra vermelhas
Um pé de caliandra ainda jovem-arbusto rasteiro cultivado em jardim. Foi plantada por meio de estaca.
Galho de caliandras com botõesCaliandra-delicada flor que se fecha a noiteCaliandra e a abelha negraCaliandra vermelha-uma flor frágil

As fotos são de Elma Carneiro em 14 de setembro de 2008


.

0 comments:

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma