Preservação ambiental - Mata ciliar

.

Mata ciliar

.

  Quanto mais árvores, mais água

.

Preservação ambiental nas Matas Ciliares-Rio das Almas na região do Centro Oeste do Brasil


Mata ciliar preservada do Rio das Almas na região de Jaraguá - Goiás - (Centro Oeste) também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária, e como APP de rio.

Nesta imagem o exemplo de Mata Ciliar que permaneceu intocável, nota-se as frondosas árvores o volumoso curso d’água do Rio das Almas na região do Cerrado brasileiro - O Cerrado é a caixa d'água do Brasil.
A Mata Ciliar tem uma grande importância ambiental, pois, exercem a proteção do solo contra processos erosivos com as chuvas em locais desprovidos de mata ciliar os sedimentos são carregados aos cursos de água ocasionando assoreamento. Isso diminui a qualidade da água afeta os ecossistemas aquáticos , acarretando o desequilíbrio das relações ecológicas.
As matas ciliares estão localizadas em áreas de preservação permanente (APPS) e são protegidas por lei por serem muito importantes para as comunidades.
As matas ciliares são sistemas vegetais essenciais ao equilíbrio ambiental e, portanto, devem representar uma preocupação central para o desenvolvimento rural sustentável.
A preservação e a recuperação das matas ciliares, aliadas às práticas de conservação e ao manejo adequado do solo, garantem a proteção de um dos principais recursos naturais: a água.

As principais funções das matas ciliares são:


  •           . Controlar a erosão nas margens dos cursos d´água, evitando o assoreamento dos mananciais
  •           . Minimizar os efeitos de enchentes
  •           . Manter a quantidade e a qualidade das águas
  •          . Filtrar os possíveis resíduos de produtos químicos como agrotóxicos e fertilizantes
  •           . Auxiliar na proteção da fauna local.

Mata ripária
Nesta imagem uma mostra do que não pode ser feito porque deve-se manter um isolamento da área (30 metros) que margeia o curso de água, para evitar pisoteio do gado remanescente e circulação de maquinária agrícola afim de atenuar a compactação do solo.
.

Áreas de Preservação Permanente- APP

.
São áreas protegidas por lei desde 1965(lei 4.771), quando foi instituído o Código Florestal, cobertas ou não por vegetação nativa com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

Consideram-se Áreas de Preservação Permanente as florestas e demais formas de vegetação natural situadas:

  • Ao longo de rios e outros cursos d´água
  • Ao redor de lagoas. lagos ou reservatórios naturais ou artificiais
  • Ao redor de nascentes ou olho d´água
  • No topo de morros, montes, montanhas e serras,
  • Nas encostas ou partes destas com declividade superior a 45°
  • Nas restingas, como fixadora de dunas ou estabilizadoras de mangues
  • Nas bordas dos tabuleiros ou chapadas, a partir da linha de ruptura do
  • Relevo, em faixa nunca inferior a 100 metros em projeções horizontais
  • Em altitudes superiores a 1.800 metros.
.
A qualidade da água depende da preservação da mata ciliar
Uma área protegida permanentemente não convém fazer limpezas periódicas. O ideal é ter mata ciliar, pois, o mato auxilia para evitar erosão e desbarrancamento. Quanto menos você mexer na área próxima ao rio, mais favorece a regeneração natural da vegetação.

Rio São Francisco - degradação ambiental provocada pelo desmatamento. Além de causar a queda dos barrancos, contribui para o assoreamento da calha do rio e a queda das árvores.

Clique na imagem para dimensionar

Sem Matas Ciliares,  nossos rios, ribeirões e córregos vão todos morrer
.
As matas ciliares permitem a conservação da saúde do rio. Elas mantêm o solo firme, impedindo a erosão, possibilitam que a fauna silvestre transite pelas margens (aproveitando para beber suas águas), são importantes para barrar detritos antes que cheguem nas águas do rio, interceptam e absorvem a luz solar contribuindo para a estabilidade térmica, agem como um grande filtro que limpa as águas do rio” Newton Almeida MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO - Newton Almeida é Consultor Ambiental e professor .



Veja mais sobre o Rio das Almas no Estado de Goiás e sua Mata Ciliar clicando na imagem abaixo

.
 .
 .

0 comments:

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma