Nascentes do rio Araguaia e as voçorocas


Quanto mais árvores, mais água


Continuação da postagem Rio Araguaia um dos maiores rios do Brasil que foi desmembrada para encurtar a página e atualizar as medidas tomadas com os resultados da ação da Agencia Ambiental de Goiás para a contenção da voçoroca Chitolina.

.
Araguaia River - Goiás - Brasil - foto: Margi Moss

Este rio passa pelo sertão
como um bicho por uma estrada (...).
O rio alaga seu mistério, o rio ronca.
Este rio carrega o remorso dos afluentes,
segue o dorso das estradas, o rio.
Araguaia, eu sou teu pranto.

Do poeta goiano Gabriel Nascente

A beleza do Araguaia tem fortes clarões de tristeza. Em alguns trechos ele está ficando mais largo e com baixa profundidade, mostrando o que o homem é capaz de fazer sem pensar no futuro das gerações.
Conhecida pelos pastos e lavouras a perder de vista, a região de onde verte a água que alimenta o Araguaia, um dos principais afluentes do Rio Tocantins, sofreu um desmatamento implacável nos últimos 40 anos.


Clique nas imagens para abrir em efeito ligthbox

Restos de floresta desmatada são queimados perto de plantações de soja em Mato Grosso.
 O rio Araguaia está em em alerta devido ao processo de desertificação que atinge suas nascentes. Pesquisa realizada pela geógrafa Rosane Amaral Alves da Silva, da Universidade Federal de Goiás (UFG), indica o avanço dos areais nas nascentes da região Sul da Alta Bacia do Araguaia, entre Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a partir da década de 80, quando se intensifica o uso do solo para pastoreiro e plantações de soja.


A região das nascentes do rio Araguaia na Serra dos Caiapós em Mineiros-Go poderá ficar comprometida pela devastação da vegetação natural que está dando lugar a agropecuária . No lugar de minas e olhos d'água o que existe hoje são 17 voçorocas - imensas erosões com até 800 metros de extensão, 35 de largura e 15 de profundidade. O quadro é consequência do desmatamento desenfreado, inclusive de matas ciliares, e da não-conservação do solo, o que expressa um típico comportamento de agricultores sulistas: a soma de ganância e ignorância.

Erosões nas nascentes do Araguaia

.
.A ►voçoroca, boçoroca ou ravina é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão, causados pela chuva e intempéries, em solos, onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas. Pobre, seco, e quimicamente morto, nada fecunda.

O “estrondo” de uma voçoroca produz um som ensurdecedor, semelhante ao de uma avalanche. Do ponto de vista geológico, há várias regiões brasileiras onde o solo está em franco processo de formação.

Voçoroca Chitolina - foto de Rene Boulet

Voçoroca Chitolina

.
.
Voçoroca Chitolina na propriedade homônima, vendo-se em primeiro plano, no canto direito, o rio Araguaia assoreado. Local acerca de 15 Km da nascente de dimensões alarmantes formada na cabeceira do rio Araguaia, na Fazenda Jacuba, em Mineiros, no Estado de Goiás.
A voçoroca soma mais de 90 grandes crateras no solo. A maior delas é conhecida como voçoroca chitolina e já levou cerca de 17 milhões de metros cúbicos de areia para o leito do Araguaia. A chitolina tem 2/5 quilômetros de extensão, por 70 metros de largura e 50 metros de profundidade.
Conforme explica o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Marco Gomes, as voçorocas que ameaçam o nascedouro do Araguaia foram provocadas pela agropecuária em solos inadequados, associada ao desmatamento crescente do Cerrado. O solo extremamente arenoso da região é facilmente carregado pelas chuvas. Sem a proteção do verde, escorre com a água que cavouca a terra e dá origem às erosões. Desmatamento e implantação de pastagens em terrenos inclinados e arenosos são as causas principais do surgimento daquelas voçorocas”, diz.

Voçoroca Chitolina - foto de Antonio Oliveira Loureiro
.
.

Providências urgentes



Clique na imagem  para ler - efeito ligthbox
.
Marco nascente

Placa nas proximidades da voçoroca, na Fazenda Jacuba, em que governos e órgãos ambientalistas firmam acordo para a preservação do meio ambiente no País e, que, a sociedade fica na expectativa de resultados concretos, há muitos esperados. Foto de: Adilson Lopes Garcia

Banco de Sementes para reflorestar as nascentes em Mineiros


Banco de sementes para reflorestamento(16.03.07) ARAGUAIA.NET - O projeto de instituição do banco de sementes do solo para recuperar a voçoroca Chitolina, está em fase de finalização. A fonte de sementes do banco será a Chuva de Sementes – técnica em que sementes são espalhadas por distintos processos de dispersão. Como também a plantação das mudas de gameleiras.

Raízes da gameleira
Raízes da Gameleira

Agência Ambiental controla voçorocas no Araguaia

.
A principal voçoroca do Rio Araguaia, a Xitolina, que fica na Fazenda de Milton Michelis, vizinha do Parque Nacional das Emas, está totalmente controlada por força de trabalho realizado pela Agência Ambiental de Goiás. O local recebeu cerca de cinco mil mudas de espécies da região, mil delas de gameleira que produz grandes raízes e protege contra a ampliação da voçoroca. A área degradada atinge cerca de dois quilômetros, foi toda cercada, impedindo a entrada de gado. A fiscalização ambiental tem se intensificado no Estado de Goiás com o fortalecimento e a modernização da Agência Ambiental. Os fiscais estão aptos a fazer todos os tipos de procedimentos e também informar e orientar sobre os licenciamentos ambientais. O geoprocessamento de imagens permite tanto conferir o avanço de desmatamento do cerrado quanto as iniciativas de recuperação desse bioma. O reflorestamento da principal nascente é resultado de parceria entre a Agência Ambiental e o fazendeiro João Pedro Michelis, dono da Fazenda Olândia, onde fica a nascente. Além de replantar e cercar as principais nascentes do Araguaia, a Agência Ambiental está criando o chamado "Corredor Ecológico", que vai ligar o Parque Nacional das Emas às nascentes do rio, num percurso de 2 quilômetros. Apesar de ainda existirem voçorocas no rio, as mais importantes nascentes já estão protegidas e cercadas num raio de 100 metros e toda reflorestada numa área de 145 hectares.

Foi construído um murundum (espécie de alto 'muro' de terra batida que evita que as águas da chuva despencam para dentro da voçoroca, levando cada vez mais terra e provocando deslizamentos das encostas). No fundo, onde antes tinha apenas terra vermelha e parecia cenário de lua, hoje a vegetação já está voltando e dentro de poucos anos, a voçoroca vai simplesmente 'sumir de vista' (porém continuará existindo) dentro da cobertura vegetal.

Clique no texto abaixo e leia


..Realizado reflorestamento que liga Nascentes do Rio Araguaia com o Parque Nacional das Emas





Rio Araguaia
Rio Araguaia
Em quase toda a extensão de seu curso, apresenta, no período que vai de maio a outubro, praias de areias brancas e limpas, o que, aliado a uma fauna e flora bastante rica em espécies e volume, vem despertando a atenção do turista e dos amantes da natureza no mundo inteiro. A atividade da pesca amadora reforça o poder de atração de toda a região.
.
 .
 .

0 comments:

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma