Lagarto-Preguiça (Polychrus acutirostris)


 .
Lagarto Preguiça (Polychrus acutirostris), também conhecido por:
 .
● Papa-vento 
● Bicho-preguiça 
● Camaleão 
● lagarto-arborícola 
● Lagarto-cego
.
Clique nas imagens para ampliar

Quando avistei esse lagarto andando como um tonto percorrendo um trecho no gramado, pela lentidão dos seus passos parecia ser uma caminhada demorada e que por isso seria presa fácil para seus predadores naturais. Imaginei tratar-se de uma lagartixa que havia sido ferida pela máquina de cortar grama por isso andava com dificuldades, diferente da agilidade normal dos pequenos répteis que cheguei a prever sua morte em pouco tempo e, como o jardineiro estava por ali podando a grama, perguntei se o bichinho havia sido atingido pela máquina, ele disse que se tratava do lagarto-preguiça que aquele era o modo normal de sua caminhada.
Possivelmente ele se assustou com o barulho da máquina e fugia a procura de um local mais calmo.

Veja o vídeo 
.
O Lagarto Preguiça (Polychrus acutirostris) vive em todos os tipos de Cerrado onde existam áreas arbóreas, é encontrado em arbustos e no chão. Seus movimentos são muito lentos, até para capturar suas presas: grilos, gafanhotos, louva-a-deus, larvas, besouros, vespas, mas os vegetais também fazem parte de sua dieta.
Consegue mover os olhos independentemente e se arrisca a mudar de cor, embora de uma maneira um pouco acanhada; ele não domina a arte tão bem como o seu parente camaleão.
É uma espécie diurna. Sua camuflagem e imobilidade são suas defesas, passa a maior parte do tempo imóvel para não ser percebida pelos predadores. Sua longa cauda é preênsil, ou seja, é utilizada para “segurar”, e também para sustentar o animal em suas “escaladas” por árvores e arbustos, pois é uma espécie arborícola nas regiões Nordeste, Centro-oeste e Sul do Brasil, mas ocorre também na Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. 
A reprodução é cíclica: ocorre na estação chuvosa, de Setembro a Março. Cada fêmea põem de 7 até 31 ovos, sendo a média em torno de 18 ovos. A incubação dos ovos dura cerca de 4 meses. Os filhotes nascem com aproximadamente 40 milímetros de comprimento rostro-anal e atingem a maturidade sexual no seu primeiro ano de vida. 

Fotos e vídeo: Elma Carneiro

0 comments:

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma