Urutau - uma ave singular

.
 . 
.

URUTAU, o pássaro feérico


.
  • O urutau (Nyctibius griseus), pássaro que em tupi-guarani significa ave-fantasma, durante o dia permanece totalmente imóvel sobre um tronco, um galho ou um mourão de cerca. À noite, faz ecoar um canto melancólico, parecido com um lamento humano.
  • Mede cerca de 37 cm de comprimento, 80 cm de envergadura e pesa entre 160 e 200 g (macho).
  • Vive em bordas de florestas, campos com árvores e cerrados e é encontrado da Costa Rica à Argentina.
.
Existem cinco espécies de urutau no Brasil - a mais comum é a (Nyctibius griseus) que em tupi-guarani significa ave-fantasma, é um pássaro solitário e de hábitos noturnos que dificilmente se deixa ver. O urutau habita na região norte e nordeste da Argentina, nas matas do Paraguai, no Norte do Uruguai e do Brasil, onde lhe são atribuídos vários nomes: Jurutaui na região amazônica; Ibijouguaçú entre os Tupis e Mãe-da-Lua entre os mineiros. Estas designações correspondem a diversas regiões linguísticas: à dos tupis e guaranis e à do idioma quichua.

Urutau ave-fantasma, durante o dia permanece totalmente imóvel sobre um tronco
Pousado na ponta de um galho seco, fitando a lua e estremecendo a calada da noite, emite um canto bruxuleante que mais parece um lamento humano. Tem uma cabeça chata, olhos grandes e muito vivos, a boca rasgada de tal forma que os seus ângulos alcançam a região posterior dos olhos. A sua cor parda em tons de canela com riscas transversais e escuras permite-lhe adaptar-se perfeitamente ao galho da árvore, passando completamente despercebida. Este seu disfarce associado a uma perfeita imobilidade protegem-na dos seus predadores e permitem-lhe caçar as suas presas (besouros e borboletas) com uma grande facilidade.

O urutau vai contra tudo o que conhecemos como uma ave normal. Passa o dia inteiro imóvel, pousado em um galho ou um mourão de cerca. Sua silhueta e suas cores são merecedoras do título de ave mais camuflada do mundo. As vezes é difícil dizer onde começa a ave e acaba o galho.

Seus enormes olhos laranjas que o ajudam a enxergar no escuro da noite seriam uma falha em seu disfarce não fosse pelas pálpebras que os recobrem com um detalhe interessante- há uma pequena prega nas pálpebras, permitindo que a ave enxergue mesmo de olhos quase que inteiramente fechados.
Apesar de não pertencer a família das corujas muitas vezes é confundido com elas. Possui olhos grandes e desproporcionais ao tamanho da cabeça larga e achatada. À noite, quando iluminados por uma lanterna, os olhos refletem uma luz avermelhada, visível a grande distância. A boca, enorme, é parecida com a de um sapo cururu. Essa aparência assustadora é usada como arma para afastar a maioria dos predadores.

Durante o dia, eles fecham as pálpebras para esconder os olhos grandes, mas deixam uma "fresta" por onde consegue vigiar as redondezas. Assim, ele consegue se defender de qualquer estranho que se aproxime dele. Além dos olhos grandes, o bico e a boca do urutau merecem um comentário à parte: essa espécie possui o menor bico, mas a maior boca (seria a mesma coisa que ter uma boca de sapo com um bico de andorinha)

Ouça seu canto que só é ouvido a noite e lembra uma flauta doce

 

Urutau chocando o ovo
Chocando o ovo

Reproduz-se nos meses quentes, botando apenas um ovo,que é chocado pelo macho. O ovo tem aspecto camuflado, sobre uma concavidade em um galho.
.
As mães e os filhotes

Não há construção de ninho e o filhote permanece sob as asas da mãe até seu tamanho atrapalhar o disfarce. A mãe passa se empoleirar em outro galho, próximo ao filhote, até que este aprenda a caçar sozinho.


A Lenda do Urutau


O povo o chama também de mãe-da-lua. Seu grito é, provavelmente o mais pavoroso de quantos se conhecem no mundo das aves.
Sobre a lenda ler Aqui


“Urutau que tristeza a tua, 
por querer, por amar a lua...
 Urutau quanta gente existe,
 como tu que também é triste... 
Urutau chorou, chorou...”

Fotos: Pedro C.Lima, Maicon Moh, Rogério Flori , Marina - outras: imagens Google
.
 .

Você conhece o pássaro João-bobo que de bobo não tem nada? Ele tem uma cabeça enorme, desproporcional ao corpo, possui um bico grande e forte para comer suas presas e além de tudo é bem esperto quando se finge de morto para escapar dos seus inimigos. Vai lá que ele te espera na maior calma.

Clique na sua cabeça e chegue até lá.
.
.
.

.
.
.

26 comentários:

  1. Oi ELMA
    QUE COISA MARAVILHOSA ESTA SUA POSTAGEM.
    Não sou própriamente um especialista, mas conheço muitos pássaros com uma particularidade incrível de se disfarsarem com o ambiente envolvente, mas como eu este eu nunca tinha visto nenhum...!!!
    Adorei conhecer este seu URUTAU.
    Beijinhos
    G.J.

    ResponderExcluir
  2. Elma, que MARAVILHOSA postagem! Fiquei admirada e encantada com esse pássaro URUTAU, que não conhecia. Incrível, ele se mimetiza e fica igualzinho ao tronco da árvore! Vou voltar amanhã para ver tudo com mais calma, pois voltou a trovejar por aqui.
    Agradeço muito a sua primorosa e criativa participação!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Elma
    Sensacional essa postagem.
    A camuflagem desse pássaro é perfeita, só estando muito atento para pecebê-lo na árvore, obrigada por compartilhar tal oportunidade.
    Bjs, Denise

    ResponderExcluir
  4. Uma ótima postagem apresentando o ambiente como um todo, aves, plantas, cultura popular.

    ResponderExcluir
  5. Voltei para apreciar mais calmamente esse pássaro incrível! Passar quase o dia todo estático, camuflado... nunca podia imaginar que existia um pássaro tão estático. Uma das dificuldade que acho em fotografar pássaros é que eles são super ativos!
    Adorei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Elma, sinceramente, um dos posts mais mais preciosos, mais bonitos que já vi nestes meus dois anos de blogueiro. Meus parabéns. Uma aula sensacional.
    Beijos. Feliz final de semana.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, meus queridos!

    Chegamos ao grande dia da Blogagem em homenagem a Florbela Espanca.

    Tanto ansiei por este dia, e eis que, por caprichos do acaso, desde sábado estou com problemas sérios de conexão, e hoje estou aqui graças ao PC de uma Lan House... Cheia de vontade de ler os seus posts, que tão carinhosamente estão sendo publicados, mas por hora impossibilitada... A presença do técnico está marcada para hoje às 16.00 h. Espero que tudo volte ao normal para que possa, além de me deliciar com as suas postagens, publicá-las no Interlúdio com Florbela, como uma pequena forma de agradecer pelo carinho de vocês... Conto com a compreensão de todos... Beijos!

    Flor ♥

    ResponderExcluir
  8. Vim para ler Florbela, mas valeu a visita!!!

    "Florbela é a flor maior da poesia romântica,
    é o sofrimento em versos de um soneto
    é o amanhecer mais belo de um encanto
    é aquela que se perdeu pra se encontrar."
    (Lustato)

    ResponderExcluir
  9. Elma adorei saber mais sobre o Urutau!
    Aquí na nossa praia, conhecí esta ave incrível.
    Em duas oportunidades o ví pousado em pedras nos morros.
    Só ví porque estava um amigo comigo que conhecia esta ave.
    Adorei saber mais sobre esta criatura.
    Um beijo. lili

    ResponderExcluir
  10. Tem uma especia dessa la nas proximidades da minha casa. Quando Ouvi o canto dele, achei que era uma pessoa gritando, Rss.
    Mas enfin nunca tinha ouvido falar dessa ave.
    -FOZ DO IGUACU - PARANÁ
    -BAIRRO:PARQUE IMPERATRIZ

    ResponderExcluir
  11. Olá, aki em casa apareceu no dia 01/01/2010.
    Eu não tinha visto jamais uma coisa dessas lindo e apavorante ao mesmo tempo.
    Tirei algumas fotos dele.

    ResponderExcluir
  12. Olá ótima reportagem para o meu trabalho escolar amei muito beijos
    Anônimo

    ResponderExcluir
  13. Não sabia da existência do urutau, até que um dia ouvi seu canto vindo das árvores vizinhas a minha casa. Pesquisei na internet e descobri que havia uma ave chamada urutau. Hoje, 05/11/2014, consegui ver o pássaro e fiquei encantada. Realmente, passa o dia todo imóvel no final de um galho da árvore. A camuflagem é perfeita. Fiquei encantada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo

      Realmente o Urutau é uma bela e interessante ave.

      Excluir
  14. Oi Elama. Eu vi um deste essa semana em Itajuba MG. A princípio parecia um galho de árvore, toda hora eu olhava impressionado, até que brinquei com os amigos "olhem um pássaro!" Eu mesmo não sabia que o era de verdade rsr.
    Até que um dos amigos, com um binóculo viu de perto e todos ficamos maravilhados com tal descoberta.
    Obrigado por explicar melhor sobre o Urutal. Ah, detalhe, e ele esta chocando essa semana.

    ResponderExcluir
  15. Me desculpe pelo "Elama"...é Elma. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrik Santana

      O Urutau é um animal que camufla com perfeição e este fenômeno é chamado de mimetismo.

      Obrigada pela visita.

      Excluir
  16. Gostaria de uma orientação:um urutau chocou no meu quintal,no alto de um galho de imbauva,ontem percebi ele e o filhote,hj só está o filhote,será q a mãe o abandonou?o que posso fazer por ele;sem o prejudicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo

      O macho é que choca ao ovo, mas depois quem cuida é a mãe. Ela pode ter saído um pouquinho para das uma volta, O filhote já estava crescido? Aos poucos a fêmea vai deixando o filhote, até não voltar mais ao local.
      Fique em observação, e se ela não voltar me conta aqui ok?

      Um abraço.

      Excluir
  17. o filhote permanece só,mas vejo que ele já está empenado,só que tem as penas tipo uma penurgem cinza claro,ainda não vi a mãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo

      O filhote permanece sob as asas da mãe até seu tamanho atrapalhar o disfarce daí ela passa a se empoleirar em outro galho, próximo ao filhote, até que este aprenda a caçar sozinho. A mãe se separa do filhote, mas, ela fica por perto até ver se o filhote já sabe se virar sozinho.

      O Urutau tem hábitos noturnos, sai para caçar a noite e come basicamente de insetos que apanha em pleno voo, principalmente os grandes, porém pode comer outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros.

      Depois me conta mais, certo?

      Excluir
  18. Magali Hellou-Jataí goiás1 de fevereiro de 2015 às 12:17

    O urutau se transformou em uma ave adulta linda que canta todas as noites e permanece no mesmo galho que o colocamos guando sua mãe o deixou e ele caiu,guando ainda era filhote,eu sou apaixonada por ele.

    ResponderExcluir
  19. Tenho fotos de um urutau que caiu ferido em meu quintal e o entreguei aos veterinários da ambiental
    Realmente é encantador

    ResponderExcluir
  20. Toda noite tem um Urutau cantando ao lado da minha janela. Quis saber suas caracteristicas. Afinal já estamos a um bom tempo comungando o mesmo espaço. Gostei das informações. Já posso também cantar para a lua, com ele
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Ola que coisa incrivel por acaso ouso todas as noites um canto tao lindo e triste aqui onde moro em aparecida de goiania Goias q fiquei curiosa e pesquisei tantos cantos de passaros noturno ate q encontrei ele , ea historia dele muito interessante adorei

    ResponderExcluir
  22. Ola que coisa incrivel por acaso ouso todas as noites um canto tao lindo e triste aqui onde moro em aparecida de goiania Goias q fiquei curiosa e pesquisei tantos cantos de passaros noturno ate q encontrei ele , ea historia dele muito interessante adorei

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma