Pente-de-macaco




Semente de Pithecoctenium crucigerum_pente-de-macaco
Em 08 Dezembro 2009 fiz a postagem Semente voadora quando apresentei sua imagem dizendo que tinha curiosidade em saber mais sobre a origem dessa semente.
Após 9 meses recebi o comentário de um leitor o Sr Reinaldo que muito gentilmente deu-me a informação necessária para tão “misteriosa” semente que deixou este comentário:

"Esta semente é da planta Pithecoctenium crucigerum.Vulgo pente-de-macaco.Abraços,Reinaldo"
Com seu nome científico e popular em mãos, me dirigi as pesquisas, e aqui estão as valiosas informações:
Trata-se da semente de Pithecoctenium crucigerum (Pente de macaco) uma trepadeira lenhosa que chega a formar tronco (cipó) com 5 a 10 cm de diâmetro.
As flores tubulosas de cor branco-amarelada, com cerca de 5 a 7 cm de comprimento. Floresce principalmente na primavera e no verão. Os frutos são secos e deiscentes, com a parte externa coberta por espinhos grossos, o que lhe confere a denominação pente-de-macaco. Os frutos em geral amadurecem no final do verão. As sementes são aladas.

É uma planta de ocorrência natural em diversas regiões do Brasil, bastante encontrada no Cerrado.





Fotos: Jane Carneiro, Paulo Schwirkowski, Richard A. Howard Photograph Collection

14 comentários:

  1. Bonita postagem.
    Eu conhecia a planta, a semente, mas não sabia seu nome.
    Obrigada por me deixar melhor informada.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Minha esposa ganhou de uma vendedora, num Shoping de Bal. Camboriú, algumas sementes para fazer artezanato.Abri e plantei num vazo em meu apartamento. Nasceram muitas mudas. Procurei me informar e disseram tratar de Pente de Macaco. Agora com a pesquisa sei o que fazer com elas.Deolindo

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por me proporcionar uma tão generossa volta no tempo e me fazer revisitar estas queridas sementes aladas que me chegavam de todos os lados trazidas pelo vento que anunciava mais um festival natural anual das mesmas. A dimensão da beleza de cada vôo e da dança particular de cada uma até aterrisarem no chão, é algo compreensível em toda a sua dimensão somente por quem teve a felicidade, assim como eu tive, de vivenciar esse verdadeiro ballet de um capítulo tão especial do Grande Livro da Mãe Natureza... Parabéns a você por cultivar com tanta leveza este seu espaço tão iluminado... O meu convívio com esta planta se deu em Nova Friburgo durante muitos anos de minha vida e recentemente tive a alegria de reencontrar-me com ela durante um passeio no Jardim Botânico do Rio em companhia de dois de meus filhos. Uma viagem de pura beleza nas asas de uma semente... Pode parecer incrível a alguns que se consiga escrever tanto a respeito de uma coisa tão singela como uma semente.Pois desejo de todo o coração que possam um dia deparar-se com essa festa alada e que possam estar atentos para não deixarem passar esta rara oportunidade de vivenciar uma coisa tão encantadora...

    ResponderExcluir
  4. Por favor onde posso encontrar esta planta pente de macaco é para remédio serve folhas e até pedaços de cipó, só não sei onde encontrar,remedio excelente para epilepsia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho aqui perto de minha casa.

      Excluir
    2. Oi amigo .. vc tem esse pente de macaco na sua casa ? Vc mora onde amigo ? Precisava de uns 10 pente de macaco . Mas fechadinho..nao so a semente .. vc me mandaria num sedex a cobrar algo assim?

      Excluir
    3. Viu amigo.. vi agora q mora em curitiba .. tenho um primo q mora ai.. numa dessas vc me diz onde e e peço ateh pra ele pegar pra mi. E me mandar .. vc indicaria o local onde tem?

      Excluir
  5. Moro em Joinville SC,encontro muitas dessas sementes que voam de uma mata,eu coletei varias,já as encontrei em centenas amontoadas.Ainda nao conhecia a flor amarela.grata pelas informaçoes.

    ResponderExcluir
  6. Alô Elma, também amo e me deslumbro com a natureza. Vim procurar o nome desta semente voadora que tem grande significado para mim e estou feliz por ter encontrado o seu espaço que estou visitando hoje e comentando pela segunda vez. Isto aconteceu porque ontem assisti um documentário no programa Animal Planet- Plantas. Tratava-se de polinização, de sementes voadoras, da conexão com insetos e outros animais e outras coisas maravilhosas. Quem sabe você nos conta sobre a conexão entre plantas através de suas raízes de que já ouvi falar mas não obtive maiores informações .Muito obrigada Maria Luiza

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela postagem, irei recomendar para nossa redação fazer uma matéria sobre seu site.
    swing certificado

    ResponderExcluir
  8. Excelente post. Já está marcado nos meus favoritos, irei recomendar para a redação do nosso jornal.sucesso...

    Renata Araujo apaixonada por decoração e Cortinas para Sacada,

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela matéria!

    Gostaria de acrescentar sobre o lindo artesanato nacional que é feito a partir deste lindo fruto

    https://www.sementesementes.com.br/imagem-santos/santa-ceia

    Abraços,

    Ricardo.

    ResponderExcluir
  10. Achei uma semente desta hoje em minha varanda, muito obrigado por me esclarecer, agora sei de onde veio, pois existe uma floresta aqui nos fundos de minha casa.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma