.
.
.
URUTAU, o pássaro feérico
.
.
- O urutau (Nyctibius griseus), pássaro que em tupi-guarani significa ave-fantasma, durante o dia permanece totalmente imóvel sobre um tronco, um galho ou um mourão de cerca. À noite, faz ecoar um canto melancólico, parecido com um lamento humano.
- Mede cerca de 37 cm de comprimento, 80 cm de envergadura e pesa entre 160 e 200 g (macho).
- Vive em bordas de florestas, campos com árvores e cerrados e é encontrado da Costa Rica à Argentina.
.
Existem cinco espécies de urutau no Brasil - a mais comum é a (Nyctibius griseus) que em tupi-guarani significa ave-fantasma, é um pássaro solitário e de hábitos noturnos que dificilmente se deixa ver. O urutau habita na região norte e nordeste da Argentina, nas matas do Paraguai, no Norte do Uruguai e do Brasil, onde lhe são atribuídos vários nomes: Jurutaui na região amazônica; Ibijouguaçú entre os Tupis e Mãe-da-Lua entre os mineiros. Estas designações correspondem a diversas regiões linguísticas: à dos tupis e guaranis e à do idioma quichua.
Pousado na ponta de um galho seco, fitando a lua e estremecendo a calada da noite, emite um canto bruxuleante que mais parece um lamento humano. Tem uma cabeça chata, olhos grandes e muito vivos, a boca rasgada de tal forma que os seus ângulos alcançam a região posterior dos olhos. A sua cor parda em tons de canela com riscas transversais e escuras permite-lhe adaptar-se perfeitamente ao galho da árvore, passando completamente despercebida. Este seu disfarce associado a uma perfeita imobilidade protegem-na dos seus predadores e permitem-lhe caçar as suas presas (besouros e borboletas) com uma grande facilidade.
O urutau vai contra tudo o que conhecemos como uma ave normal. Passa o dia inteiro imóvel, pousado em um galho ou um mourão de cerca. Sua silhueta e suas cores são merecedoras do título de ave mais camuflada do mundo. As vezes é difícil dizer onde começa a ave e acaba o galho.
Seus enormes olhos laranjas que o ajudam a enxergar no escuro da noite seriam uma falha em seu disfarce não fosse pelas pálpebras que os recobrem com um detalhe interessante- há uma pequena prega nas pálpebras, permitindo que a ave enxergue mesmo de olhos quase que inteiramente fechados.
Apesar de não pertencer a família das corujas muitas vezes é confundido com elas. Possui olhos grandes e desproporcionais ao tamanho da cabeça larga e achatada. À noite, quando iluminados por uma lanterna, os olhos refletem uma luz avermelhada, visível a grande distância. A boca, enorme, é parecida com a de um sapo cururu. Essa aparência assustadora é usada como arma para afastar a maioria dos predadores.
Durante o dia, eles fecham as pálpebras para esconder os olhos grandes, mas deixam uma "fresta" por onde consegue vigiar as redondezas. Assim, ele consegue se defender de qualquer estranho que se aproxime dele.
Além dos olhos grandes, o bico e a boca do urutau merecem um comentário à parte: essa espécie possui o menor bico, mas a maior boca (seria a mesma coisa que ter uma boca de sapo com um bico de andorinha)
Ouça seu canto que só é ouvido a noite e lembra uma flauta doce
.
Chocando o ovo
Reproduz-se nos meses quentes, botando apenas um ovo,que é chocado pelo macho. O ovo tem aspecto camuflado, sobre uma concavidade em um galho.
.
Não há construção de ninho e o filhote permanece sob as asas da mãe até seu tamanho atrapalhar o disfarce. A mãe passa se empoleirar em outro galho, próximo ao filhote, até que este aprenda a caçar sozinho.
A Lenda do Urutau
O povo o chama também de mãe-da-lua. Seu grito é, provavelmente o mais pavoroso de quantos se conhecem no mundo das aves.
“Urutau que tristeza a tua,
por querer, por amar a lua...
Urutau quanta gente existe,
como tu que também é triste...
Urutau chorou, chorou...”
Fotos: Pedro C.Lima, Maicon Moh, Rogério Flori , Marina - outras: imagens Google
.
.
Você conhece o pássaro João-bobo que de bobo não tem nada? Ele tem uma cabeça enorme, desproporcional ao corpo, possui um bico grande e forte para comer suas presas e além de tudo é bem esperto quando se finge de morto para escapar dos seus inimigos. Vai lá que ele te espera na maior calma.
Clique na sua cabeça e chegue até lá.
.
.
.
.
.
.
Oi ELMA
ResponderExcluirQUE COISA MARAVILHOSA ESTA SUA POSTAGEM.
Não sou própriamente um especialista, mas conheço muitos pássaros com uma particularidade incrível de se disfarsarem com o ambiente envolvente, mas como eu este eu nunca tinha visto nenhum...!!!
Adorei conhecer este seu URUTAU.
Beijinhos
G.J.
Elma, que MARAVILHOSA postagem! Fiquei admirada e encantada com esse pássaro URUTAU, que não conhecia. Incrível, ele se mimetiza e fica igualzinho ao tronco da árvore! Vou voltar amanhã para ver tudo com mais calma, pois voltou a trovejar por aqui.
ResponderExcluirAgradeço muito a sua primorosa e criativa participação!
Beijos.
Olá Elma
ResponderExcluirSensacional essa postagem.
A camuflagem desse pássaro é perfeita, só estando muito atento para pecebê-lo na árvore, obrigada por compartilhar tal oportunidade.
Bjs, Denise
Uma ótima postagem apresentando o ambiente como um todo, aves, plantas, cultura popular.
ResponderExcluirVoltei para apreciar mais calmamente esse pássaro incrível! Passar quase o dia todo estático, camuflado... nunca podia imaginar que existia um pássaro tão estático. Uma das dificuldade que acho em fotografar pássaros é que eles são super ativos!
ResponderExcluirAdorei o post!
Beijos!
Elma, sinceramente, um dos posts mais mais preciosos, mais bonitos que já vi nestes meus dois anos de blogueiro. Meus parabéns. Uma aula sensacional.
ResponderExcluirBeijos. Feliz final de semana.
Bom dia, meus queridos!
ResponderExcluirChegamos ao grande dia da Blogagem em homenagem a Florbela Espanca.
Tanto ansiei por este dia, e eis que, por caprichos do acaso, desde sábado estou com problemas sérios de conexão, e hoje estou aqui graças ao PC de uma Lan House... Cheia de vontade de ler os seus posts, que tão carinhosamente estão sendo publicados, mas por hora impossibilitada... A presença do técnico está marcada para hoje às 16.00 h. Espero que tudo volte ao normal para que possa, além de me deliciar com as suas postagens, publicá-las no Interlúdio com Florbela, como uma pequena forma de agradecer pelo carinho de vocês... Conto com a compreensão de todos... Beijos!
Flor ♥
Vim para ler Florbela, mas valeu a visita!!!
ResponderExcluir"Florbela é a flor maior da poesia romântica,
é o sofrimento em versos de um soneto
é o amanhecer mais belo de um encanto
é aquela que se perdeu pra se encontrar."
(Lustato)
Elma adorei saber mais sobre o Urutau!
ResponderExcluirAquí na nossa praia, conhecí esta ave incrível.
Em duas oportunidades o ví pousado em pedras nos morros.
Só ví porque estava um amigo comigo que conhecia esta ave.
Adorei saber mais sobre esta criatura.
Um beijo. lili
Tem uma especia dessa la nas proximidades da minha casa. Quando Ouvi o canto dele, achei que era uma pessoa gritando, Rss.
ResponderExcluirMas enfin nunca tinha ouvido falar dessa ave.
-FOZ DO IGUACU - PARANÁ
-BAIRRO:PARQUE IMPERATRIZ
Olá, aki em casa apareceu no dia 01/01/2010.
ResponderExcluirEu não tinha visto jamais uma coisa dessas lindo e apavorante ao mesmo tempo.
Tirei algumas fotos dele.
Olá ótima reportagem para o meu trabalho escolar amei muito beijos
ResponderExcluirAnônimo
Não sabia da existência do urutau, até que um dia ouvi seu canto vindo das árvores vizinhas a minha casa. Pesquisei na internet e descobri que havia uma ave chamada urutau. Hoje, 05/11/2014, consegui ver o pássaro e fiquei encantada. Realmente, passa o dia todo imóvel no final de um galho da árvore. A camuflagem é perfeita. Fiquei encantada.
ResponderExcluirAnônimo
ExcluirRealmente o Urutau é uma bela e interessante ave.
Oi Elama. Eu vi um deste essa semana em Itajuba MG. A princípio parecia um galho de árvore, toda hora eu olhava impressionado, até que brinquei com os amigos "olhem um pássaro!" Eu mesmo não sabia que o era de verdade rsr.
ResponderExcluirAté que um dos amigos, com um binóculo viu de perto e todos ficamos maravilhados com tal descoberta.
Obrigado por explicar melhor sobre o Urutal. Ah, detalhe, e ele esta chocando essa semana.
Me desculpe pelo "Elama"...é Elma. Obrigado!
ResponderExcluirPatrik Santana
ExcluirO Urutau é um animal que camufla com perfeição e este fenômeno é chamado de mimetismo.
Obrigada pela visita.
Gostaria de uma orientação:um urutau chocou no meu quintal,no alto de um galho de imbauva,ontem percebi ele e o filhote,hj só está o filhote,será q a mãe o abandonou?o que posso fazer por ele;sem o prejudicar?
ResponderExcluirAnônimo
ExcluirO macho é que choca ao ovo, mas depois quem cuida é a mãe. Ela pode ter saído um pouquinho para das uma volta, O filhote já estava crescido? Aos poucos a fêmea vai deixando o filhote, até não voltar mais ao local.
Fique em observação, e se ela não voltar me conta aqui ok?
Um abraço.
o filhote permanece só,mas vejo que ele já está empenado,só que tem as penas tipo uma penurgem cinza claro,ainda não vi a mãe.
ResponderExcluirAnônimo
ExcluirO filhote permanece sob as asas da mãe até seu tamanho atrapalhar o disfarce daí ela passa a se empoleirar em outro galho, próximo ao filhote, até que este aprenda a caçar sozinho. A mãe se separa do filhote, mas, ela fica por perto até ver se o filhote já sabe se virar sozinho.
O Urutau tem hábitos noturnos, sai para caçar a noite e come basicamente de insetos que apanha em pleno voo, principalmente os grandes, porém pode comer outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros.
Depois me conta mais, certo?
O urutau se transformou em uma ave adulta linda que canta todas as noites e permanece no mesmo galho que o colocamos guando sua mãe o deixou e ele caiu,guando ainda era filhote,eu sou apaixonada por ele.
ResponderExcluirTenho fotos de um urutau que caiu ferido em meu quintal e o entreguei aos veterinários da ambiental
ResponderExcluirRealmente é encantador
Toda noite tem um Urutau cantando ao lado da minha janela. Quis saber suas caracteristicas. Afinal já estamos a um bom tempo comungando o mesmo espaço. Gostei das informações. Já posso também cantar para a lua, com ele
ResponderExcluirObrigada.
Ola que coisa incrivel por acaso ouso todas as noites um canto tao lindo e triste aqui onde moro em aparecida de goiania Goias q fiquei curiosa e pesquisei tantos cantos de passaros noturno ate q encontrei ele , ea historia dele muito interessante adorei
ResponderExcluirOla que coisa incrivel por acaso ouso todas as noites um canto tao lindo e triste aqui onde moro em aparecida de goiania Goias q fiquei curiosa e pesquisei tantos cantos de passaros noturno ate q encontrei ele , ea historia dele muito interessante adorei
ResponderExcluir