Cachorro-vinagre ou cachorro-do-mato

.

O Cachorro-vinagre também vive no Cerrado

OCachorro-vinagre (Speothos venaticus), também conhecido como cachorro-do-mato-vinagre ou cachorro-do-mato foi descrita pela primeira vez em 1842, a partir de fósseis encontrados em cavernas no Brasil e só depois se descobriram os animais vivos e hoje está na categoria vulnerável do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.

É o único canídeo sul-americano com formação de matilhas; apresenta dieta carnívora e hábito semi-aquático. É naturalmente raro e é ameaçado pela perda de habitat.
.
Seu corpo é troncudo, a cabeça é larga, as orelhas e focinho curtos, a cauda é espessa e é coberto por uma pelagem vermelho-escura. A pelagem assume uma coloração mais escura (marrom escuro ou preto) em direção a cauda e faixas claras são encontradas na parte inferior.
Eles são os menores cães silvestres do Brasil e, embora sejam canídeos, possuem o menor número de dentes da família canidae, apenas 38. Apresenta hábitos preferencialmente diurnos recolhendo-se a tocas, tocos de árvores ou buracos que eles mesmos escavam.
Alimentam-se de crustáceos, pequenos vertebrados, pacas e cotias mas podem caçar presas maiores, como capivaras ou emas, graças ao padrão de caça cooperativa.
Comprido e baixinho – tem entre 60 e 80 centímetros de comprimento e 25 a 30 centímetros de altura –, o cachorro-vinagre pesa de cinco a oito quilos. Possuem unhas fortes que usam para escavar buracos, assim abrem túneis no chão que usam para se abrigar. É um animal semiaquático, seus dedos estão ligados por membranas interdigitais que o permitem nadar e mergulhar com facilidade.
.

O Cachorro-vinagre é classificado como vulnerável pelo Ibama como quase ameaçado. Ocorre principalmente em matas-galeria e florestas ripárias, mas também pode ser encontrado no Cerrado e em outros ambientes abertos.
Estima-se que haja 15 000 indivíduos adultos dessa espécie, com um declínio esperado de aproximadamente 10% entre 2008 e 2018, devido principalmente à perda de habitat (IUCN 2008)

Ameaçados de extinção desde 2003 é encontrado atualmente na Amazônia e Pantanal e Cerrado.
O período reprodutivo da espécie não parece apresentar sazonalidade, sendo a gestação de 67 dias, após a qual nascem em média 3,8 filhotes.
As fêmeas entram no cio duas vezes ao ano mas o acasalamento pode não ser periódico, dependendo da situação social. O cio dura em média 4 dias.
Os filhotes nascem em cavernas cavadas pelos próprios pais ou por tatus. Ao nascer, os filhotes pesam de 130 a 190 g e sua pelagem apresenta uma coloração preto-acinzentada. Os machos ajudam na criação dos filhotes levando comida até a caverna.

 Filhotes de Cachorro - vinagre - Reprodução em cativeiro tenta salvar animal ameaçado de extinção. 

Descoberta recente de uma matilha de  Cachorro-Vinagre no Estado de Goiás


No vídeo, um encontro raro com quatro indivíduos em pleno Cerrado goiano nesta segunda-feira 26/10/2015 no Parque Nacional das Emas - GO unidade de 132 mil hectares localizada bem na divisa entre Goiás e Mato Grosso do Sul, registrado pelo biólogo Marcus Buononato.

Obrigada Marcus Buononato.

É uma espécie altamente social, até mesmo com caçada grupal, com um rico repertório de vocalizações, vivendo em grupos familiares de até 10 indivíduos.
A estrutura social dos grupos é fortemente hierarquizada, tal como nos lobos-cinzentos e os membros do grupo comunicam entre si através de latidos, o grupo é formado por vários casais monogâmicos e pelas crias do casal dominante.
Estimativas preliminares de radiotelemetria sugerem que a área de vida de uma matilha seja de pelo menos 100 km².

O cachorro-vinagre nunca foi caçado por interesse econômico e é sabido que algumas tribos de nativos brasileiros conservam-nos como animais de estimação.

Demarcação de território


Uma característica curiosa é que, para demarcar o território, a fêmea do cachorro-vinagre faz um verdadeiro malabarismo: se apoia nas patas dianteiras e ergue a parte traseira do corpo, para urinar em pedras, pequenos arbustos ou troncos de árvores. Já o macho levanta uma das patas traseiras para trás e ejeta um spray de urina.

 Imagens Google

. 

0 comments:

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma