Vegetação típica do Cerrado


Mapa da região do  Cerrado com os limites da ecorregião demarcado na cor verde escura
O bioma Cerrado é a segunda maior formação vegetacional do Brasil. Sua formação do tipo savana tropical possui fisionomia mais comum composta de árvores e arbustos baixos coexistindo com uma camada graminosa. No entanto, existem várias outras fisionomias, indo desde cerradão arbóreo até campos limpos estendendo-se por uma área de 2.045.064 km2 , o que corresponde a 20% do território nacional abrangendo oito estados do Brasil Central: Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e o Distrito Federal.
.

Participe, acesse SOS Jurena

O Cerrado tem duas estações: chuvosa e seca

.
Face às condições climáticas - clima tropical típico com estações bem definidas, seca de abril a setembro, e chuva de outubro a março, e temperaturas médias em torno de 25º C, podendo chegar a máximas de 40ºC no alto verão.

A vegetação exibe árvores de médio porte, retorcidas, de folhas ásperas e casca grossa e rugosa com raízes de até 15 m para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca. Normalmente não formam grupos compactos, e sim entremeados de vegetação baixa como grama e arbustos. Nas regiões onde o Cerrado predomina, o clima é quente e há períodos de chuva e de seca, com incêndios espontâneos esporádicos, com alguns anos de intervalo entre eles, ocorrendo no período da seca.
.

Fisionomia do Cerrado

.


A maior ou menor densidade de árvores e arbustos diferencia os tipos de cerrado:

  • Campo cerrado - caracteriza-se por vegetação predominante rasteira com ocorrência de árvores e arbustos bastante espaçados entre si.
  • Cerrado - Apresenta vegetação retorcida de até 05 metros, revestida de casca espessa, galhos baixos, e copas assimétricas.
  • Cerradão - É uma formação florestal constituída por três estratos distintos: Superior, com árvores esparsas que podem atingir de 06 a 12 metros, predominando as de madeira dura; intermediário com árvores e arbustos retorcidos; e inferior constituído por vegetação rasteira.Veja mais detalhes do Cerradão clicando AQUI numa nova postagem do Caliandra do Cerrado.
  • Campo sujo - possui cerca de 15% de árvores e arbustos, os quais concentram-se geralmente em "ilhas" de vegetação chamados de campos de ►murundus.  (pequenas elevações circulares com mais ou menos 1 metro de altura e 4 a 6 metros de diâmetro podendo variar em altura e apresentar maior ou menos convexidade) veja os murundus AQUI e AQUI também - TesePrudencioRodrigues.pdf
  • Campo limpo - Tipo fitofisionomia herbácea, com poucos arbustos e nenhuma árvore. É comumente encontrada junto às veredas, olhos d'água e em encostas e chapadas.

  • Campo Rupestre -Apresenta topografia acidentada e grandes blocos de rochas com pouco solo, geralmente raso, ácido e pobre em nutrientes orgânicos. Em campos rupestres é alta a ocorrência de espécies vegetais restritas geograficamente àquelas condições ambientais (endêmicas), principalmente na camada herbácea-subarbustiva. É um tipo de vegetação sobre topos de serras e chapadas de altitudes superiores a 900 m com afloramentos rochosos onde predominam ervas e arbustos, podendo ter arvoretas pouco desenvolvidas.
.
Campo cerrado

Campo-cerrado. Foto daqui
.
Vegetação típica do Cerrado

Os troncos tortos podem ser considerados como um efeito do fogo no crescimento dos caules, impedindo-os de se tornarem retilíneos pois pelas mortes de sucessivas gemas terminais e brotamento de gemas laterais, o caule acaba tomando uma aparência tortuosa.
A causa do surgimento deste tipo de vegetação é explicada por vários motivos, conforme os autores: Vão desde a pobreza do solo, normalmente muito ácido com deficiência nutricional e alto teor de alumínio, passando pela irregularidade das chuvas, com longos períodos de seca; até a frequência de queimadas. Realmente no Cerrado as queimadas são comuns em determinada época do ano, e surgem até espontaneamente, devido principalmente a raios (que nesta região são também muito frequentes), sem contar as provocadas pelo homem.

.
Cerradão
Vegetação densa, na qual podem ser encontradas árvores mais altas, com até quinze metros de altura.

Campo sujo

Predominam arbustos espaçados. As árvores aparecem ainda mais distantes uma das outras nos campos cerrados, onde, assim como nos campos limpos, predominam as gramíneas.

Murundus  
Pequenas porções de terras mais elevadas, ovais ou circulares com espécies vegetais típicas do bioma Cerrado.
.
Campo limpo
Áreas sem mata, cobertas de gramíneas. São terrenos planos, vales e colinas.
.
.
Campo rupestre é um tipo de vegetação sobre topos de serras e chapadas de altitudes superiores a 900 m com afloramentos rochosos onde predominam ervas e arbustos, podendo ter arvoretas pouco desenvolvidas.

"Não sobrevive a espécie mais forte, mas a que se adapta a mudança." Charles Darwin

.

Camada de súber das árvores do Cerrado

.
O súber é formado por diversas camadas de células que, durante sua diferenciação, formam uma parede grossa, de uma substância de natureza lipídica, a suberina que as impermeabiliza. As células do súber acabam por morrer, ficando ocas (quando armazenam ar) e formando as diversas camadas da casca de uma árvore. O súber é um excelente isolante, não apenas impedindo a perda excessiva de água, como protegendo a planta do frio e do calor.

.
Súber

Súber
Agindo como isolante térmico, o súber impedem que as altas temperaturas das labaredas atingem os tecidos vivos mais internos dos caules. Muitas plantas herbáceas (porte de erva) têm órgãos subterrâneos, onde são armazenados água e nutrientes. Cortiça grossa e estruturas subterrâneas podem ser interpretadas como algumas das muitas adaptações desta vegetação, que lhe permite subsistir às secas e às queimadas periódicas a que é submetida, protegendo as plantas da destruição e capacitando-as para rebrotar após o período de estiagem e/ou após o fogo.

Durante muito tempo se pensou que o fogo, pela sua capacidade destrutiva e pelo resultado estético que ele provocava – uma paisagem coberta de cinzas, com árvores enegrecidas e sem folhas, aparentemente mortas – fosse uma força destrutiva e ruim para o Cerrado. Em meados da década de 1950, os estudos relevantes a respeito do Cerrado começaram a colocar essa idéia em questão. Apesar de ser uma força destrutiva, parecia que a relação entre fogo e Cerrado estava longe de ser compreendida apenas com esse viés catastrófico.
Porém, um dos fatores ecológicos mais importantes dessas regiões é o fogo. Ele pode ser gerado de diversas formas naturais, mas a principal delas são as descargas elétricas. Os incêndios diminuem a densidade do cerrado, prejudicando o incremento do material lenhoso e favorecendo a expansão das plantas herbáceas.
.

A Temperatura do Ar e do Solo nas queimadas

.
A temperatura o ar na chama pode atingir 800ºC ou mais
Um dos efeitos mais imediatos é a elevação da temperatura local, seja do ar, seja do solo. Os poucos dados de que dispomos mostram que a temperatura do ar na chama pode atingir 800ºC ou mais. Todavia, esta elevação é de curta duração; o fogo passa rapidamente. No solo a elevação é também momentânea, porém bem menos intensa. Dentro do solo, a 1, 2, 5 cm de profundidade, a temperatura pode elevar-se apenas em alguns poucos graus. Uma pequena camada de terra é suficiente para isolar termicamente todos os sistemas subterrâneos que se encontram sob ela, fazendo com que mal percebam o fogaréu que lhes passa por cima. Graças a isto, estas estruturas conseguem sobreviver e rebrotar poucos dias depois, como se nada houvesse acontecido. Estes órgãos subterrâneos perenes funcionam, assim, como órgãos de resistência ao fogo.

Outro efeito do fogo, de grande importância ecológica para os Cerrados, é a aceleração da remineralização da biomassa e a transferência dos nutrientes minerais nela existentes para a superfície do solo, sob a forma de cinzas. Desta forma, nutrientes que estavam imobilizados na palha seca e morta, inúteis portanto, são devolvidos rapidamente ao solo e colocados à disposição das raízes.
.

A floração após as queimadas


.
Mas o que acontece com os arbustos, as plantas herbáceas e as gramíneas? Como o fogo atinge apenas 5 cm de profundidade, os sistemas radiculares (conjunto das raízes de uma planta) não são atingidos, o que possibilita sua sobrevivência, mesmo após as queimadas.

Rebrota da vegetação rasteira poucos dias após a queimada
A vegetação rasteira rebrota com toda força poucos dias após a queimada, basta a umidade do ar subir anunciando a aproximação  das chuvas.

Então, basta que caiam as primeiras gotas de chuvas para que a fisionomia, antes com aspecto desolador, se transforme numa paisagem cheia de vida, com o aparecimento dos primeiros brotos.

Plantas Canela-de-Ema (Vellozia Squamata) queimadas
Em poucas semanas o verde reaparece e substitui o tom cinza deixado pelo fogo e o Cerrado transforma-se num verdadeiro jardim, onde as diferentes espécies vão florescendo em sequência. Este estímulo ou indução floral não é necessariamente provocado pela elevação da temperatura, como se poderia esperar. Em muitos casos é a eliminação total das partes aéreas das plantas que as faz florescer. Além de estimular ou induzir a floração, o fogo sincroniza este processo em todos os indivíduos da população, facilitando assim, a polinização cruzada. Se não houver queima, ou as plantas não florescem ou o fazem com muito menor intensidade e de forma não sincronizada.

Canela-de-ema floresce logo depois das queimadas.
Canela de Ema resistente às queimadas e brota rapidamente após a ação nociva do fogo. É uma flor comestível

A  vegetação brota forte após as queimadas no Cerrado
Trecho do Cerrado onde o fogo se alastrou. Em uma semana tudo se renova e voltam as cores.
Flores pós queimada
O rebrotamento vegetativo é de grande importância para aqueles que se alimentam de folhas e brotos tenros, como o veado-campeiro, a ema, etc. Por isto, a densidade destes animais torna-se maior nas áreas queimadas, que funcionam para eles como um oásis em plena estação seca.

 A  força da rebrota de um ramo novo após a queimada 


Fotos: Thaisa Cunha, José Israel Abrantes, Valdir Dala Marta, Silvia Furtado, Jrogerios, Luciano Candisani, Elma Carneiro  - outras: web



.

0 comments:

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma