Árvores de espinhos - Maminha de porca

.
"Maminha de porca" - Zanthoxylum regnelianum - é o nome dessa árvore, cheia de agudos espinhos no tronco, que existe no cerrado do Planalto Central do Brasil.
  • Características: Planta espinhenta, 4-8 m de altura, copa densa, globosa, tronco ereto, cilíndrico, folhas alternas compostas. Floração maio-agosto, frutos setembro-novembro

Oferecem prêmios para quem subir até sua copa.

A  Maminha de porca é uma árvore comum no Cerrado e seus espinhos são de madeira bruta e resistentes
Foto colhida em 03/12/2008

Clique nas demais imagens e quando abrir, clique mais uma vez para melhores detalhes de impressionante beleza.  Imagens de alta resolução.

Fotos da mesma árvore e sob diversos ângulos, registradas em 13/11/2011

Seus espinhos são de madeira bruta. Para cortá-los seria necessário um facão afiado ou o machado.
.

Fotos: Elma Carneiro

.
Árvore de espinhos

3 comentários:

  1. Que lindeza esse seu site! Eu também amo as coisas do nosso cerrado! Cheguei até aqui, pesquisando a bela árvore Caliandra. Descobri uma no meu sítio e me encantei! Parabéns pelo seu trabalho, parabéns à sua irmã pelas belas fotos. Belezas que nos refrescam os olhos e a alma, nesses tempos tão cinzentos de Pandemia!!! Não pare! Lindo trabalho! Grande abraço.





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, essa árvore é impressionante e as fotos são minhas tirei debaixo dela para aproximar o foco nos espinhos. Um abraço.

      Excluir
  2. Tenho um pe dessa arvore em casa
    Fiz mudas. Como faco pra te enviar fotos?

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma