Nossas árvores - Cerrado

.

Torta, tosca, bruta, mas altiva,
a árvore vence o vasto vento.
Muda, tenaz seiva, funda luta.
Parece esta flora o pensamento.

No chapadão, só erva nativa
resiste à seca. Não é astuta
porém é árdua: igual à saliva
do canto,sobrevive ao tormento.

O terrível vento não arrasa
a árvore brava deste chão.
também do poeta a solidão

a voz – quase feroz – não destrói.
Chapadão, o canto é minha casa.
Não importa se habitar-me dói.


Fernando Mendes Vianna





. Fotos: Hélio Rocha - Serginho, Ronaldo, Elma Carneiro

12 comentários:

  1. Elma, tua postagem está belíssima!
    Como sempre, aliás. O poema tabém
    é muito bom, ainda não conhecia esse poeta...
    Beijos e bom fim-de-semana

    ResponderExcluir
  2. Elma, esse google me deixa "loca"!
    Tentei fazer uma coisa e saiu outra completamente diferente! Esta "cirandeira-giramundo" não existe mais, de qualquer forma, o comentário está registrado e faço minhas as palavras que estão nele! Bjs e bom final de semana

    ResponderExcluir
  3. Quanta beleza!
    Um pequeno poema meu para você:

    Altivez

    Do alto dos galhos desnudos
    a árvore me ignora.

    Beijos e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Uma beleza de fotos, Elma! Árvores são para mim uma das maiores maravilhas da natureza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Son fotofs curiosas y muy bonitas.buen fin de semana,un saludo.
    Pizarro.

    ResponderExcluir
  6. Elma, essas flores do ipê amarelo são realmente maravilhosas!

    Os galhos secos, as árvores retorcidas também têm a sua beleza.

    Um ótimo final de semana.
    Beijos

    PS: Estou aguardando o seu e-mail.

    ResponderExcluir
  7. Elma, outro show de fotos, isto é, de árvores bonitas, fascinantes.
    Um beijo. Feliz sábado.

    ResponderExcluir
  8. Elma

    Tem ja 2 meses que perco o Ecological Day, uma pena.

    Mas, vou arrumar um jeito de lembrar e vou retornar.

    Fotos lindas, estupendas, parabens.

    Beijinhos, bom domingo e boa semana.

    ResponderExcluir
  9. Oi Elma, linda as fotos e o poema também!
    Ah e obrigado pela dica do Portal do Astrônomo, já estou lá fuçando, rs. Também curto a imensidão do nosso espaço e como é lindo quando fotografado, concordo contigo que são verdadeiras pinturas abstratas.
    Beijão e valeu mais uma vez pela dica!

    ResponderExcluir
  10. Às vezes, também somos como os ramos... por vezes enlaçados, outras vezes retorcidos... secos ou viçosos, em primaveras ou outonos... à espera de sol e gotas de água...

    ResponderExcluir
  11. olá!!!
    descobri seu blog atraves da Mírian Mondon do blog cafe com poesia e amei seu cantinho.... fotos maravilhosas e textos lindissímos!!! parabéns... estou te seguindo.
    ah!! pena que não deu para participar da blogagem coletiva. qdo houver outra me avise, vou amar participar.

    abraços

    ResponderExcluir
  12. Parabens pela lindissima postagem e sobretudo pela iniciativa!

    Obrigada pelo seu comentário no Café com Poesia que muito apreciei. Só hoje estou lendo os textos da blogagem porque meu pc estava com virus que não entende nada de ecologia rs!

    Hoje conheci seus outros blogs e gostei muito!

    Abraço

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma