.
.
.
A flor é o sistema reprodutor de uma planta (gimnospermas e angiospermas). É nela que ocorre a fecundação, ou seja, a união de uma célula sexual masculina com uma feminina. Depois da fecundação, nas angiospermas, formam-se frutos e sementes.A função da flor é assegurar a reprodução e ser um atrativo polínico. Depois da fertilização do óvulo, o ovário transforma-se num fruto, que contém as sementes que irão dar origem a novas plantas da mesma espécie.
Clique nas abelhas e quando abrir clique novamente: - s-e-n-s-a-c-i-o--n-a-l
Apenas as abelhas fêmeas trabalham. Os machos podem entrar em qualquer colmeia ao contrário das fêmeas. A única missão dos machos é fecundar a rainha.
Abelhas e pássaros são polinizadores comuns: ambos têm visão colorida, assim escolhendo flores de coloração atrativa. Algumas flores têm padrões, chamados guias de néctar, que são evidentes na espectro ultravioleta, visível para abelhas, mas não para os humanos. Flores também atraem os polinizadores pelo aroma.
A posição dos estames assegura que os grãos de pólen sejam transferidos para o corpo do polinizador. Ao coletar néctar de várias flores da mesma espécie, o polinizador transfere o pólen entre as mesmas. (Wikpédia)
arroz
feijão
cenoura
abacate
cereja
pequi
acerola
café
pepino
uva
batata roxa
maçã
gengibre
alecrim
alho
abóbora
banana
cliveira (azeitona)
chuchu
batata doce
jambo
manga
alface
Babosa [Aloe Vera]
maracujá
alcaparra
pimenta
caju
mamão
melancia
cebolinha verde
pera
tomate
goiaba
abacaxi
morango
laranja
milho
amendoim
pêssego
caqui
I enjoyed the photos of those beautiful and exotic flowers, I invite you to see my collection on my blog Sitting on my old Rocking chair,the flowers I expose in it are very rare most of them only found in the Tepuys, ancient huge and misterious mountains in Venezuela. Be happy, Luisa.
ResponderExcluirQue beleza de flores, Elma! Fiquei encantada! Parabéns pelo seu novo blog e boa sorte!
ResponderExcluirAbraços!
Elma,
ResponderExcluirNão poderia ir embora sem lhe dizer que essa seqüência floral está maravilhosa.
Abraços, Denise
Luisa, obrigada pela visita e espero que sempre volte quando quiser que o meu jardim é para todos os amantes da natureza.
ResponderExcluirVi o seu blog e gostei muito, parabéns
Beijos.
Elma
ResponderExcluirLindas...lindas...parabéns...às vzs essas florzinhas passam despercebidas por todos nós,mas sempre há alguém lembrando delas.Também sou que nem vc,fotografo os detalhes,nada escapa da minha vista.
São esses pequenos detalhes que fazem a diferença.
Abços
Sonia Novaes
L I N D A S I M A G E N S !!!!!
ResponderExcluirJúlia Sarkiss
Fico muito feliz por terem escolhido a minha foto do alecrim, publicada no site: [www.olhares.com/riquesg) e actualmente estou tmabém a divulgá-la no facebook : [www.facebook.com/riquesg1942]
ResponderExcluirBommm
ResponderExcluirBoa tarde, Elma. Tudo bem? Adorei essas fotos de flores desconhecidas de árvores e plantas tão conhecidas. Vi que algumas têm crédito do fotógrafo na imagem. Posso deduzir que as demais são de sua autoria? Se não, gostaria de saber quem é o autor da foto da flor do pequi.
ResponderExcluirAbraço e parabéns pelo blog.
Ademar
Sr Ademar
ResponderExcluirSe você adorou as fotos e lhe foi útil porque algumas não eram do seu conhecimento, posso dizer que ao fazer a pesquisa sobre as flores dos frutos , encontrei milhares do nosso tão conhecido pequi. E, como você me pergunta o autor da flor do pequi dentre tantas outras postadas, presumo que a foto seja sua certo?
Quando fui fazer a postagem não pude usar o critério da autoria das imagens ou citar os autores, porque a maioria não existia nenhuma informação de crédito no endereço das imagens.
Então, para não desmerecer nenhum dos autores optei por não dar o devido crédito, inclusive às fotos de minha autoria.
Como não posso lhe dizer o nome do autor, vou substituir a flor por uma minha tirada na região de Jaraguá, uma cidade a 130 km de Goiânia.
Caso tenha sido sua a fotografia, gostaria de fazer uma postagem com as outras de sua autoria e lhe dar os créditos é claro, principalmente se forem relacionadas com as coisas do Cerrado para que seu trabalho seja visto por todos nossos leitores deixando claro que este espaço não tem por política outras promoções que não seja o interesse de divulgar as coisas do Cerrado brasileiro.
Obrigada pela visita e comentário. Um abraço
Elma,boa noite.
ResponderExcluirNa verdade, a foto não era minha. O que aconteceu foi que, dentre muitas que pesquisei, gostei muito daquela e, como queria publicá-la, busquei certificar-me do crédito da foto antes. E pensei que pudesse ser sua. Foi só por isso que perguntei. Desculpa se não fui mais claro na mensagem anterior.
Um abraço
Ademar
Bom dia Elma,
ResponderExcluirparabéns pelo trabalho.
Sou professor de fruticultura no IFBaiano... sempre garimpando imagens para usar nas aulas. encontra-las reunidas foi sensacional.
Abraço
Arantes
quero saber se caliandra do cerrado é gimnosperma
ResponderExcluir