Aroeira - Jovens nativas



Foto:Jane Carneiro
.
Uma fileira natural de jovens aroeiras num final de tarde.
São nativas e sua disseminação se dá pela semente. A aroeira é uma madeira nobre, motivo pelo qual foi bastante dizimada da região para virar móveis. Hoje é proibido matar uma aroeira nativa para essa finalidade. Pode atingir até 30 metros de altura e sua madeira suporta cerca de três vezes mais peso do que o concreto. Existem fazendas em Goiás com esteios de aroeira perfeitos com mais de 200 anos. Popularmente, se diz que ela dura à vida toda e mais 100 anos.

A aroeira apresenta grande uso farmacológico. Sua entrecasca possui propriedades antiinflamatórias, adstringentes, antialérgicas e cicatrizantes. As raízes são usadas no tratamento de reumatismo e as folhas são indicadas para o tratamento de úlceras.Além disso, sua madeira, em função da durabilidade e dificuldade de putrefação, é muito usada na construção civil como postes ou dormentes para cercas, na confecção de móveis de luxo e adornos torneados. No entanto, devido aos seus princípios alergênicos, a árvore não deve ser cultivada em locais de fácil acesso ao público.



Mapa da eco-região do Cerrado. Os limites da ecorregião mostrados em amarelo.


Imagem: Nasa

3 comentários:

  1. Elma
    Que dizer sobre o seu Cerrado? apenas uma palavra me ocorre: MARAVILHOSO!!!
    Maravilhosa, e de Alma tão sensivel esta nossa ELMA CARNEIRO!
    São pessoas como a Elma que nos fazem acreditar que VALE A PENA.
    bJS
    Gaspar de Jesus

    ResponderExcluir
  2. Elma, pelo mapa vejo a região onde nasci conhecendo o cerrado mineiro, organizando os "paus de lenha" que eram adquiridos e descarregados em nossa porta, e que serviam ao nosso fogão. Não sei por que, mas já disse várias vezes: todas as belezas do cerrado ainda estão por ser totalmente descobertas.
    A sua matéria sobre a aroeira foi excelente. Sempre ouvi falar da madeira dessa árvore.
    O Teatro Municipal do Rio de Janeiro tem suas fundações pousadas sobre madeiras, segundo li uma vez. Não tenho certeza, mas vou pesquisar, porque provavelmente deve ter sido feita de aroeira.
    Elma, um abraço, e parabéns mais uma vez pelo seu excelente blog.
    Precisamos divulgá-lo mais...

    ResponderExcluir
  3. Elma, ótimo post sobre a aroeira. Ela provoca uma irritação na pele de quem se aproxima muito, certo?

    Sobre aquela planta que desconheço o nome: vi essa foto no blog de uma americana, mas perguntei a ela por duas vezes o nome mas ela não me respondeu, pois acho que ela também não sabe. Quando eu era criança, tinhamos um sitio e no terraço havia uma trepadeira linda com essa planta. Você acertou dizendo que era uma trepadeira. Me parece que é uma planta carnívora, pois procurei a imagem no Google como "planta carnívora" e vieram várias imagens parecidas. Vamos ver se alguém descobre o nome dela...
    Beijos e um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma