Sabiá-do-barranco



"Vou voltar, sei que ainda vou voltar para o meu lugar
Foi lá e ainda lá
Que eu hei de ouvir cantar uma Sabiá...
Vou voltar,
sei que ainda vou voltar e é pra ficar
Sei que o amor existe
E eu não sou mais triste
Que a nova vida já vai chegar
E que a solidão vai se acabar
Hei de ouvir cantar uma Sabiá...”

Chico Buarque e Tom Jobim


Na primavera passada estive na fazenda de uma irmã há 130 km de Goiânia, onde fui passar um final de semana.
Ficava um bom tempo ali na varanda e comecei a notar que um pássaro pousava na calçada várias vezes ao dia. Era um sabiá-do-barranco pela cor parda se não me engano, porque o sabiá não é um só, são muitos.

As vezes chegava bem perto, mas depois voltava para dentro de um arbusto, usado como cerca viva que ornamentava a entrada da casa.
Era esse, o arbusto da esquerda o mais alto em primeiro plano.
Aproximei-me e vi que algo se movia em seu interior. Então imaginei que ali poderia estar um ninho e que o passarinho era uma sabiá. Aproximei-me com a câmera mas ela assustada, voou.

Mais tarde notei que já estava de volta. Jogávamos sementes, insetos e até uma minhoca que ela se serviu. Já estava mansa. Fotografei sua visita, agora mais próxima de mim

sabiá chocando os ovos
Foi quando no dia seguinte resolvi me aproximar mais e ousei olhar por entre os galhos. Aos poucos me aproximei com cuidado e eis que encontro um ninho e dentro ela estava ali acomodada chocando. A emoção tomou conta de mim por alguns minutos, mas a sabiá por certo ainda temerosa por alguma invasão em seu ninho, ficou quieta como a proteger seus ovos.

Consegui até que enfim vê-la quase por inteiro. O ninho é construído utilizando gravetos, fibras vegetais e barro.
Mais tarde ela saiu talvez para se alimentar. E corri para olhar lá dentro e vi pela primeira vez.Três ovos azuis com manchas de cor ferrugem.

ninho com ovos do sabiá-do-barranco
Infelizmente meu final de semana acabou e tive que vir para casa, mas com o firme propósito de retornar na próxima para acompanhar mais essa história.


O sabiá habita paisagens abertas, parques, quintais arborizados, pomares, matas, cerrado e próximo a habitações rurais, podendo ser encontrado também em regiões serranas, e pode viver até os 30 anos de idade.

Inicia sua reprodução em agosto e estende até dezembro. Constrói um ninho apoiado em galhos ou forquilhas, às vezes em alpendres e varadas de casas.

O ninho é construído utilizando gravetos, fibras vegetais e barro. A postura é de 3 a 4 ovos em média, de cor esverdeada com pintas cor de ferrugem, e o período de incubação gira em torno de 12 dias. Os filhotes deixam o ninho após18 dias, porém continuam a ser alimentados pelos pais por mais uma semana

A semana demorou a passar até que voltei ansiosa para ver se houve algum desfecho.

E então os passarinhos já haviam nascido, imagino que logo depois que fui embora porque eles não tinham a aparência de recém-nascidos, pois haviam escurecido seu corpo com o engrossamento da pele que já mostrava algumas penugens.

filhotes de sabiá no ninho


Aí estão os filhotes. Ainda com os olhos fechados.Tirei as fotos no dia 28/09/07


Dois dias depois já se viam penugens e mais o aparecimento das penas das asas.



Nessa fase os pais alimentam os filhotes alternadamente, mas quando a mãe permanece no ninho para cuidar e aquecê-los, o pai alimenta a mãe o os filhotes.
Ou ele ficava por perto para fazer sentinela. Já tive notícias de que o casal usou esse mesmo ninho por várias vezes.
Para comparação colhi numa pesquisa um registro momentos após o nascimento dos filhotes. Dados dessa foto premiada aquí no TrekNature



Ouça O canto do Sabiá


"MINHA TERRA TEM PALMEIRAS,
ONDE CANTA O SABIÁ,
AS AVES QUE AQUI GORJEIAM,
NÃO GORJEIAM COMO LÁ,
NOSSO CÉU TEM MAIS ESTRELAS,
NOSSAS VÁRZEAS TÊM MAIS FLORES,
NOSSOS BOSQUES TÊM MAIS VIDA,
NOSSA VIDA MAIS AMORES."



Gonçalves Dias


Fotos: Elma Carneiro e Jose Reynaldo da Fonseca




8 comentários:

  1. Very interesting and beautiful sequence of photographs.
    Happy Ecological Day!

    ResponderExcluir
  2. Oi Elma
    Bom dia!
    Belissima esta história de VIDA!
    Muitos Parabéns, pela dedicação, paciência, e AMOR pelos animais...!!!
    Aprendi mais um pouco com esta visita.
    Beijinhos
    G.J.

    ResponderExcluir
  3. Elma, que MARAVILHA de post! Adorei a sequência toda de fotos, dos ovos aos pequeninos sabiás! Uma reportagem fotográfica inspirada, com direito a letra de música e também ao canto do sabiá! Nota dez!
    Muito obrigada por participar do Ecological Day!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Elma, sua participação foi genial. Li e vi tudo com a mais absoluta atenção. Nada mais a dizer. Não, talvez sim: emocionante. Por isso meus parabéns.
    Beijo.
    Adelino

    ResponderExcluir
  5. Lindo.
    Um furo de reportagem ambiental.
    Muito obrigado por tanta sensibilidade.
    Luiz Ramos

    ResponderExcluir
  6. Oi, elma
    Que bacana, deu para montar uma história em quadrinhos, fiquei encantada com os ovos azuis.
    Bjs, Denise

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post Elma!

    Embora no momento em que eu visualizava a última foto, estivesse comendo um damasco seco, o que deixou-me com uma certa dúvida devido à semelhança.

    ResponderExcluir
  8. Olá Elma,
    Encontramos dois ovinhos quebrados no jardim e não sabíamos se eram mesmo de sabiá. Fiz a pesquisa e encontrei a resposta aqui. Obrigada e parabéns por sua dedicação.
    Um abraço,
    Elizabeth Romito Oberlaender
    Niterói - RJ

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma