O corpo do rio prateia
quando a lua
se abre
Manoel de Barros
Rio das Mortes
A foto mostra a erosão nas margens do lado esquerdo do rio, devido ao desmatamento indiscriminado para a formação de pastos na criação de gado.
Também conhecido como Rio Manso, é um rio brasileiro que encontra-se na Bacia Tocantins/Araguaia tendo como extensão total de 580 Km e profundidade mínima de 0,80 m, desemboca no rio Araguaia, 7km a montante de São Félix do Araguaia (MT).
O nome Rio das Mortes foi colocado pelos índíos xavantes, devido as grandes batalhas com os bandeirantes às margens do rio, por volta de 1600, quando houve uma matança (chacina) dizimando um grupo desses habitantes naturais por garimpeiros.
Elma
ResponderExcluirÉ uma imagem espetacular.
Hoje a partir das 16hs começam as inscrições para o Today's Flowers, se quiser participar, estarei lhe esperando por lá.
Um big bj, Denise
Elma
ResponderExcluirFantática esta imagem de um Belo curso de água, que a meu ver merecia um nome mais a condizer, do que Rio dos Mortos...
GO- é Goianas?
E o Fotógrafo, quem é ?
Adoro vistar este seu CALIANDRA DO SERRADO, e ouvir os sons da Natureza.
Meus sinceros PARABÉNS.
Bjs, e votos de Boa Semana
Uma bela fotografia de um curso dágua do Centro-Oeste.
ResponderExcluirUma ótima fotografia.
Cara Elma
ResponderExcluirConfesso que já esperava que o nome posto esse Belo Curso de Água, tivesse algo a ver com com uma qualquer tragédia dessas...
Ainda hoje, os Indios nativos dessas paradisiacas paragens sofrem ataques desses criminosos... sejam eles Garimpeiros, Madeireiros, ou outros Gananciosos.
Obrigado por esta informação
Beijinhos
Gaspar de Jesus