Flor do pau

A flor do "pau santo" - Kielmeyra speciosa – família Guttiferae - brota no tronco, desafiando o tempo seco e quente, sendo uma das mais exóticas do cerrado, pela sua peculiaridade.


Esta flor é da árvore conhecida popularmente pelo nome "pau-santo" pois na medicina popular as folhas são emolientes, usadas em tumores, a resina é tônica e usada para dores de dente e infecções.
Tem 3 a 6 m de altura, é bem ornamental com boa arquitetura, bela folhagem e vistosa floração. É muito melífera e é corticeira com troncos de até 15 cm de diâmetro de cor cinza-prateada. É nativa nos cerrados e campos do Distrito Federal, Goiás, leste de Mato Grosso e oeste de Minas Gerais.
.

9 comments:

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma

A nossa Amazônia


Falar do Brasil ou das Coisas do Brasil, por certo é um tema sem fim, pelas tantas belezas e diversidades que ele possui. Sua Extensão territorial é de 8.511.965 km2, o Brasil é o país mais extenso da América do Sul, o terceiro das Américas e o quinto do mundo, perdendo apenas para a União Soviética (22.402.200 km2), o Canadá (9.970.610 km2), a China (9.517.300 km2) e os Estados Unidos (9.372.614 km2).
A região Amazônica, uma das mais ricas e importantes do planeta Terra, e ressalto o que todos já tem conhecimento: a Causa Amazônica que deve ser debatida e receber a proteção de todos os seus habitantes. Mas... compreende-se que para "proteger" a Amazônia não basta identificar os problemas.
.

Amazônia o  "pulmão do Brasil"

.

O planeta está de OlhO
 
A Floresta Amazônica é o maior celeiro e biodiversidade da Terra, e boa parte das espécies ainda é desconhecida. O mundo observa cada passo do Brasil na descoberta de como tirar proveito dessa opulência sem acabar com a natureza.

"A Floresta Amazônica é patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais."

Fruto do  guaraná 
Revoada de Guarás
Garças brancas
A floresta Amazônica cobre 6,5 milhões de quilômetros quadrados, dos quais 4 milhões estão em território brasileiro. O rio Amazonas nasce na Cordilheira dos Andes, no Peru, sob o nome de Marañon. Ao entrar no Brasil recebe o nome de Rio Solimões, até se encontrar com o Rio Negro, nas proximidades de Manaus, e passar a se chamar de Rio Amazonas. No total, são pouco mais de 7000 quilômetros de extensão. Alguns afluentes do Rio Amazonas medem mais de 1500 quilômetros. Os mais conhecidos são Negro, Tapajós, Xingu, Madeira e Jarí. A bacia Amazônica é uma região muito plana, mas, em contraposição, abriga o maior pico do Brasil, o Pico da Neblina, com 3014 m. Apesar de ser pouco habitada, a região tem indícios de presença humana que datam de 12.000 anos antes de Cristo.

Clique e veja a exuberância de nossas araras brasileiras.

Mede quase 98 cm de comprimento e 1,5kg de peso. Voa em pares ou em bandos de 3 indivíduos, podendo formar-se grupos maiores de até 30 indivíduos. São cuidadosas com seus ninhos, cavando-os em diferentes profundidades nos troncos ocos, geralmente de palmeiras. Mas elas também se aproveitam de buracos em paredões rochosos para botar os ovos, os quais são chocados apenas pela fêmea, que fica no ninho. O início da postura ocorre em agosto indo até os meses de janeiro e fevereiro, com um número de 3 a 5 ovos. Período de incubação de 30 dias, com abandono do ninho por volta da décima quinta semana. Quem cuida de garantir a alimentação tanto da fêmea como dos filhotes é o macho, que nessa espécie é fiel, mantendo a mesma companheira a vida inteira. Alimenta-se de frutos, sementes e grãos. Leia mais aqui

Rio Amazonas
Boto cor de rosa
Boto cor de rosa brincando na água
O boto-cor-de-rosa (nome científico: Inia geoffrensis),é um mamífero parente das baleias e dos golfinhos; a diferença é que ele não vive no mar como seus “primos”, mas na água doce. Os habitantes das margens do rio Amazonas e de seus afluentes costumam chamá-lo de boto-vermelho, ou simplesmente boto. Está distribuído nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco. Tem a dieta mais ampla entre os odontocetos, alimentando-se principalmente de peixes, mas completando com tartarugas e caranguejos. Na época das chuvas se desloca para as áreas alagadas da floresta, onde há uma maior oferta de alimentos.

Amazônia floresta e vida

.
A Amazônia é um tesouro inestimável que precisa ser preservado a todo custo. Além de ser a maior floresta do mundo, com a maior concentração de água doce e ter a maior biodiversidade do planeta, a floresta Amazônica é uma fonte de vida, um dos poucos lugares no planeta terra onde a natureza ainda exerce toda a sua força magnífica. É difícil de explicar em palavras o que todo visitante sente ao conhecer pela primeira vez a Amazônia: um poder jamais imaginado, magnetismo, força, emoção, respeito, grandiosidade, vida e paz.

Cobra papagaio - Corallus Caninus
Serpente arborícola não peçonhenta, habitante da Floresta Amazônica. Assim como a jiboia e sucuri, mata suas presas por constrição. Pode alcançar dois metros de comprimento. Alimenta-se de roedores e morcegos. Possui hábitos noturnos e é vivípara.

A onça pintada vive na floresta Amazônica. Seu corpo tem manchas pretas e ela é amarelada.  Move-se silenciosamente com a cabeça baixa e as manchas de seu pelo constituem uma perfeita camuflagem. Ela se camufla para fugir dos caçadores.


.

14 comments:

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma

Beleza incomum - Florestas

.
Faço aqui um parêntese para postar imagens que gosto e que me faz feliz pela paz que elas transmitem.
Diante delas olho demoradamente, entrando num plano espiritual de completo estado de contemplação e de muita interação nessa imensidão de verdes.
Essas fotos belíssimas são de dois grande fotógrafos japonêses Yasonobu Kobayashi e Mutisumi Ishibashi que visitam florestas de vários países colhendo imagens incríveis e de grande beleza. Essas não são do Brasil, porém de outra parte do mundo.

Yasonobu Kobayashi veio também ao Brasil na Amazônia e a registrou com fotos que apresentarei em outra oportunidade.
Clique nas imagens para ampliar
.




Fotos:
Yasonobu Kobayashi
Mutisumi Ishibashi
.

3 comments:

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma

Urutau - uma ave singular

.
 . 
.

URUTAU, o pássaro feérico


.
  • O urutau (Nyctibius griseus), pássaro que em tupi-guarani significa ave-fantasma, durante o dia permanece totalmente imóvel sobre um tronco, um galho ou um mourão de cerca. À noite, faz ecoar um canto melancólico, parecido com um lamento humano.
  • Mede cerca de 37 cm de comprimento, 80 cm de envergadura e pesa entre 160 e 200 g (macho).
  • Vive em bordas de florestas, campos com árvores e cerrados e é encontrado da Costa Rica à Argentina.
.
Existem cinco espécies de urutau no Brasil - a mais comum é a (Nyctibius griseus) que em tupi-guarani significa ave-fantasma, é um pássaro solitário e de hábitos noturnos que dificilmente se deixa ver. O urutau habita na região norte e nordeste da Argentina, nas matas do Paraguai, no Norte do Uruguai e do Brasil, onde lhe são atribuídos vários nomes: Jurutaui na região amazônica; Ibijouguaçú entre os Tupis e Mãe-da-Lua entre os mineiros. Estas designações correspondem a diversas regiões linguísticas: à dos tupis e guaranis e à do idioma quichua.

Urutau ave-fantasma, durante o dia permanece totalmente imóvel sobre um tronco
Pousado na ponta de um galho seco, fitando a lua e estremecendo a calada da noite, emite um canto bruxuleante que mais parece um lamento humano. Tem uma cabeça chata, olhos grandes e muito vivos, a boca rasgada de tal forma que os seus ângulos alcançam a região posterior dos olhos. A sua cor parda em tons de canela com riscas transversais e escuras permite-lhe adaptar-se perfeitamente ao galho da árvore, passando completamente despercebida. Este seu disfarce associado a uma perfeita imobilidade protegem-na dos seus predadores e permitem-lhe caçar as suas presas (besouros e borboletas) com uma grande facilidade.

O urutau vai contra tudo o que conhecemos como uma ave normal. Passa o dia inteiro imóvel, pousado em um galho ou um mourão de cerca. Sua silhueta e suas cores são merecedoras do título de ave mais camuflada do mundo. As vezes é difícil dizer onde começa a ave e acaba o galho.

Seus enormes olhos laranjas que o ajudam a enxergar no escuro da noite seriam uma falha em seu disfarce não fosse pelas pálpebras que os recobrem com um detalhe interessante- há uma pequena prega nas pálpebras, permitindo que a ave enxergue mesmo de olhos quase que inteiramente fechados.
Apesar de não pertencer a família das corujas muitas vezes é confundido com elas. Possui olhos grandes e desproporcionais ao tamanho da cabeça larga e achatada. À noite, quando iluminados por uma lanterna, os olhos refletem uma luz avermelhada, visível a grande distância. A boca, enorme, é parecida com a de um sapo cururu. Essa aparência assustadora é usada como arma para afastar a maioria dos predadores.

Durante o dia, eles fecham as pálpebras para esconder os olhos grandes, mas deixam uma "fresta" por onde consegue vigiar as redondezas. Assim, ele consegue se defender de qualquer estranho que se aproxime dele. Além dos olhos grandes, o bico e a boca do urutau merecem um comentário à parte: essa espécie possui o menor bico, mas a maior boca (seria a mesma coisa que ter uma boca de sapo com um bico de andorinha)

Ouça seu canto que só é ouvido a noite e lembra uma flauta doce

 

Urutau chocando o ovo
Chocando o ovo

Reproduz-se nos meses quentes, botando apenas um ovo,que é chocado pelo macho. O ovo tem aspecto camuflado, sobre uma concavidade em um galho.
.
As mães e os filhotes

Não há construção de ninho e o filhote permanece sob as asas da mãe até seu tamanho atrapalhar o disfarce. A mãe passa se empoleirar em outro galho, próximo ao filhote, até que este aprenda a caçar sozinho.


A Lenda do Urutau


O povo o chama também de mãe-da-lua. Seu grito é, provavelmente o mais pavoroso de quantos se conhecem no mundo das aves.
Sobre a lenda ler Aqui


“Urutau que tristeza a tua, 
por querer, por amar a lua...
 Urutau quanta gente existe,
 como tu que também é triste... 
Urutau chorou, chorou...”

Fotos: Pedro C.Lima, Maicon Moh, Rogério Flori , Marina - outras: imagens Google
.
 .

Você conhece o pássaro João-bobo que de bobo não tem nada? Ele tem uma cabeça enorme, desproporcional ao corpo, possui um bico grande e forte para comer suas presas e além de tudo é bem esperto quando se finge de morto para escapar dos seus inimigos. Vai lá que ele te espera na maior calma.

Clique na sua cabeça e chegue até lá.
.
.
.

.
.
.

26 comments:

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma