Caliandra rosa

.

Flor símbolo do cerrado

Caliandra é uma flor do cerrado, da família das leguminosas. É originária do Brasil e cresce em arbustos de até 4 metros. As flores aparecem na primavera e no verão. Arbusto de folha perene procedente das regiões tropicais das Américas. Devido a delicadeza e finura de suas folhas ocorre num processo natural um fechamento das mesmas durante a noite. Suas flores são muito graciosas em forma de pompom em cores que vão do branco ao vermelho. Surgem frutos no verão após a floração primaveril.


Um bonsai de caliandra é de grande beleza por sua delicadeza, e já vem sendo cultivada por quem se dedica a essa arte, e a sua floração sempre surpreende pela quantidade das flores. É a árvore preferida de 7 entre 10 bonsaísta.
A Caliandra é uma planta sensível ao frio, normalmente seu crescimento é lento em temperaturas baixas. Excelente para formar cercas vivas e renques.
Ela é bastante rústica e dispensa cuidados especiais além de sol e solo.
Das flores, surgem frutos, que se partem quando maduros, espalhando as sementes (como o legume vargem).

Fotos: Daniel Muniz - Luiz Arvique Assunção - Andreas D.'s. - msramero

20 comentários:

  1. preciosa fotos de la flor, saludos y abrazos.

    ResponderExcluir
  2. Linda a flor que da nome a este blog, uma verdadeira riqueza de nossa flora. E por falar em blog, gostei do template claro, ele também valoriza as belas fotos que você nos traz.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Nossa que legal, não sabia que se fazia bonsai também com essa flor.
    Linda as cores dela.
    Ah e parabéns pelo novo lay out, ficou bem clean

    Beijão
    Paulo Ka
    the K theory

    ResponderExcluir
  4. Belíssima flor, que poucos realmente dão valor, porém a observá-la de perto vê-se a beleza primitiva e natural.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Elma,
    eu ia morrer, mas não ia saber que essa flor se chama Caliandra. Já vi dela branca e vermelha, mas nunca rosa...
    Acho que essas florzinhas são lindas!!!
    Bjinho

    ResponderExcluir
  6. Lindo! Lindo!
    Adorei o novo modelo e visual do Caliandra! O banner, o fundo branco, que valoriza as fotos coloridas, o tamanho das letras... tudo NOTA 10!
    Adoro a caliandra rosa, que eu chamo de esponjinha.

    Vou voltar para ver com mais calma o post da Ema.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Como é linda a caliandra. Eu conhecia a flor, mas não o seu nome. Só mesmo vindo aqui para aprender. E além de aprender me deliciar com as belas imagens.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Elma, sua sensibilidade para apreciar as coisas simples e belas me encanta!!!!! Às vezes passamos perto delas e não enxergamos, não damos a mínima....assim é também com nossas vidas...passamos e não damos o menor valor. Com vc aprendo muito!!!!!!!!Obrigada!!!!!!!!!!!! Seu blog reflete muito bem seu modo de ser e ver as coisas, esse seu lado aflorado de artista!!!! Está lindo!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. a caliandra brota
    entre pedras e capim seco___
    sangue do cerrado

    carlos viegas

    ResponderExcluir
  10. "Por favor volte som dos passáros......."

    ResponderExcluir
  11. Olá, tenho uma caliandra rosa, e deixei muito tempo ela no sol e ela secou, as folhinhas de cima secaram e estão caindo... o que faço? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiana Friedrich

      Desculpe a demora em responder, mas, pode ser que sua caliandra rosa não tenha morrido pois, ela é muito resistente apesar das suas folhas estarem secas e caindo.

      Excluir
  12. gostaria de saber se a caliandra pertence á família da bracatinga já que são bem parecidas. obrigada. parabéns pelo seu trabalho. muito bom e esclarecedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luci Braghiroli

      Não tenho certeza, mas acho que a caliandra não é da família Bracatinga-rósea apesar de parecer bastante.
      A Caliandra pertence a família Mimosoideae e a Bracatinga família Mimosa flocculosa. Só mesmo um botânico para fazer uma definição mais exata.

      Um abraço

      Excluir
  13. Esta arvore caliandra cai muitas folhas, faz muita sujeira, gostaria de plantar na minha calçada?

    ResponderExcluir
  14. Olá , tenho uma caliandra rosa,plantei em um vaso grande a mais ou menos 9 meses,gostaria de saber quanto tempo demora para a primeira floração? Obrigada.......

    ResponderExcluir
  15. Bom dia! Tenho um bonsai de caliandra rosa, todas as folhas estão caindo e as que sobraram não fecham mais a noite, o que tenho que fazer para recuperá-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LEANDRO BISI

      Boa tarde rsrs
      Sinto não poder lhe ajudar, pois não entendo quase nada sobre o cultivo e cuidados da caliandra rosa. Tirando por base as caliandras do Cerrado, sei elas gostam de sol. Pesquise se essa planta possui ciclos de perda de folhas.
      Abçs

      Excluir
    2. Meu amigo,boa noite! Vc conseguiu alguma solução para essa ocorrência...a minha esta exatamente assim e eu não sei o que devo fazer...

      Excluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma