Florada no Cerrado

Começou a florada nos cerrados do centro-oeste do Brasil


A paisagem fica pontilhada de flores que vão dos Ipês (amarelo, rosa, roxo e branco), paineiras, árvores cega-machado, sibipirunas, jacarandás, quaresmeiras, e dos pequizeiros com suas exóticas flores brancas com pistilos amarelos de extrema delicadeza em contraste com suas árvores de casca grossa e troncos retorcidos.
Nessa época do ano, quando a seca do inverno deveria castigar a vegetação, é quando suas árvores rompem com força para a vida, por suas raízes profundas que alcançam a água em até 20 m de profundidade.
Hoje apresento o pequizeiro que está em plena floração. As fotos foram tiradas nessa última semana em 20/07/09, na região da cidade de Jaraguá há 120 km de Goiânia.

Botões da flor do pequí

O Pequizeiro




Fotos:Jane Carneiro
.

3 comentários:

  1. Suas fotos tão lindas me fizeram lembrar da primeira vez que vi um pequizeiro florido. São tão belas as flores!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Lindo, que bom ver a floração no Centro Oeste brasileiro mesmo estando tão longe. Não conhecia o pequizeiro, é algo mais que aprendo graças a você.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. Elma, adoro suas fotos e seus posts. Sou fã do cerrado e sua vegetação. Muito bonito o Pequizeiro!
    Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma