Cerrado queimado - Um bioma em extinção

.

O Cerrado é fonte da maior parte do manancial de águas do país e não pode ser prejudicado pelo agronegócio


É preciso mais campanhas de conscientização rigorosa [in loco], a maioria das pessoas que destroem seu ambiente desconhecem os efeitos do desmatamento ao derrubar árvores, cortar-las para queimar e produzir carvão. Desconhecem a importância de cada árvore derrubada  por suas serras ou machado, desconhecem que sua raízes retem dados importantes para a sustentabilidade tanto desse Bioma como para o resto do Brasil, pois que o Cerrado é a Caixa d'água do Brasil,
São pessoas que vivem no meio do mato e não possuem o conhecimento necessário do que isso pode causar no futuro, a maioria são semi-analfabetos sem instruções para alcançar a gravidade do mal que estão fazendo, apesar de que os mercenários do carvão tem uma certa noção de que esse ato é ilícito. CONSCIENTIZAÇÃO é imprescindível, antes que o Cerrado acabe em cinzas sem contar com o interesse em resguardar e garantir a preservação das espécies da fauna da região.

Confira porque o Cerrado é a Caixa d'água do Brasil clicando na imagem abaixo e depois volte para continuar sua leitura.


História e destruição no cerrado

.
Vegetação típica do Cerrado
Os bandeirantes iniciaram a aventura rumo ao centro-oeste brasileiro somente 90 anos depois do descobrimento. Os estados de Goiás e Tocantins, só foram alcançados em 1590. Relatos dessas viagens nos revelam como foi difícil romper esses desconhecidos e virgens sertões. A descoberta do rio Araguaia, por exemplo,só ocorreu por volta de 1618, depois de 28 anos de tentativas frustradas. Infelizmente, hoje o bioma já é reconhecido como um "Hot Spot", em sinal de alerta ambiental. O Cerrado está sendo desmatado numa velocidade muito grande.

.
O termo em inglês hotspot significa algo como um ponto quente, um ponto importante para alguma finalidade.

É um local que abriga um grande número de espécies ou especies endêmicas (que só ocorrem naquele local) este conceito foi desenvolvido pela Conservação Internacional e tem informações sobre estas áreas no Brasil e Mundo. segue texto da CI: O conceito Hotspot foi criado em 1988 pelo ecólogo inglês Norman Myers para resolver um dos maiores dilemas dos conservacionistas: quais as áreas mais importantes para preservar a biodiversidade na Terra? Ao observar que a biodiversidade não está igualmente distribuída no planeta, Myers procurou identificar quais as regiões que concentravam os mais altos níveis de biodiversidade e onde as ações de conservação seriam mais urgentes. Ele chamou essas regiões de Hotspots. No Brasil há dois Hotspots: a Mata Atlântica e o Cerrado. Para estabelecer estratégias de conservação dessas áreas, a CI-Brasil colaborou com o Projeto de Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade dos Biomas Brasileiros, do Ministério do Meio Ambiente. Centenas de especialistas e representantes de várias instituições trabalharam juntos para identificar áreas prioritárias para a conservação do Cerrado (em 1998) e da Mata Atlântica (em 1999)


.
O critério mais recente utilizado para definir uma área como Hotspot de Biodiversidade é o seguinte: 

          1) Deve conter, pelo menos, 1.500 espécies de plantas vasculares (> 0,5% do total do planeta) como endêmicas; 
          2) Deve ter perdido pelo menos 70% do seu habitat original.

As principais atividades que destroem o cerrado são: a caça esportiva e predatória, o contrabando de animais, a produção de carvão vegetal, as monoculturas, o garimpo e a mineração. O curioso é que até os anos 70, as terras do cerrado eram consideradas ácidas e impróprias para a agricultura. Nas décadas de 80 e 90, as pesquisas aliadas às novas tecnologias, fizeram com que a produção de soja no Brasil central, passasse a representar mais de 40% da produção nacional.

Cerrado queimado 

Fornos para a queima da madeira 

.
As carvoarias clandestinas queimam madeira retirada do Cerrado sem controle: Crime ambiental

Cerrado queimado - fornos
Cerrado queimado - 
Cerrado queimado
A queima de madeira indiscriminada em plena atividade. A ganância destruindo a natureza. Segundo o Ibama, o flagrante só tem sido possível por causa das imagens de satélite fornecidas pelo sistema DETER (Detecção de Desmatamento em Tempo Real), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), cujos dados são também usados no mapa interativo do Globo Amazônia

O Cerrado brasileiro já perdeu quase metade de sua cobertura florestal original, revelam dados preliminares de um estudo inédito do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente. Uma área de quase um milhão de quilômetros quadrados foi devastada pelo avanço de plantação de soja, da pecuária e da exploração de madeira para produção de carvão para siderúrgicas, informa Catarina Alencastro.


Só de 2002 e 2008, pelo menos 120 mil km² teriam sido destruídos. Os números oficiais deverão ser divulgados hoje 11/09/09 Dia do Cerrado.


Há dez anos, segundo nossos dados, tanto na Amazônia como no Cerrado eram desmatados 20 mil quilômetros quadrados por ano. Felizmente conseguimos, por meio dos programas tocados pelo governo, reduzir pela metade o desmatamento no bioma amazônico. A má notícia é que ainda não conseguimos fazer isso pelo Cerrado', disse o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. O Cerrado é fonte da maior parte do manancial de águas do país e não pode ser prejudicado pelo agronegócio: acrescentou.

.

Cerrado terá plano contra desmatamento

.
.
Foi lançado esta semana pelo Ministério do Meio Ambiente, o Plano de Ação de Prevenção e Controle do Desmatamento no Bioma Cerrado, o PPCerrado. O objetivo é levantar a situação do desmatamento da região e desenvolver ações contra a perda da cobertura vegetal do bioma.


A maior operação de fiscalização de desmatamentos e queimadas realizada no Bioma Cerrado – a Operação Veredas – embargou, em menos de um mês, mais 57 mil hectares de áreas desmatadas, o equivalente a cerca de 57 mil campos de futebol, no Oeste da Bahia. As multas aplicadas por desmatar ou impedir áreas de cerrado ultrapassam R$ 33,6 milhões. (Ao fundo os fornos para a queima da madeira para produzir carvão)

As Emas convivem com as plantações de soja, pastando capim e comendo insetos  onde são usados agrotóxicos.
Vegetação típica do Cerrado


Precisamos reverter, mudar a paisagem do Cerrado, recuperar com urgência a fisionomia original da vegetação afim de resgatar sua funcionalidade.
.

A dinâmica do Cerrado e sua importância



Saiba mais sobre a importância do Bioma Cerrado o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional e sobre os vários tipos de vegetação que ele contem clicando na imagem abaixo ou no link a seguir: Vegetação típica do Cerrado .
.
.
Demarcada em verde escuro a região do Cerrado


.
 .

15 comentários:

  1. Que judiação, tomara que les consigam parar esta destruição e recuperar a cobertura vegetal. E preciso encontrar outros modos para plantar, deixando de lado este comportamento predador que tanto prejudica a natureza.
    Parabéns pelo alerta, realmente se fala muito da Amazônia, mas pouco dos problemas do cerrado.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. será que conseuiremos reverter tamanha destruição? sim, acredito no ser humano e no poder de conscientização e acões.
    amiga tem selinho p vc no componho, passa lá p pegá-lo.

    bjocas

    ResponderExcluir
  3. Elma, moro numa região de Cerrado, como você sabe e adoro essa vegetação, as flores, as frutas e a paisagem. Parabéns por sua excelente reportagem, que vai ajudar muito na conscientização e informação dos seus leitores para a importância e beleza do Cerrado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Elma, respondi a você por e-mail a respeito da árvore seca no meu post. Mas em todo o caso, a resposta é esta:
    "Obrigada pela visita!
    Boa pergunta... mas não sei dizer... me parece que ela não perdeu as folhas... talvez seja remanescente de uma queimada que houve há tempos... vou olhar mais de perto. Ela fica bem em frente ao meu terreno.
    Dou notícias para você. Beijos, Sonia"

    ResponderExcluir
  5. Elma, fico muito feliz que você se preocupe com o cerrado,um bioma rico em beleza e necessário para todos nós.Tambem moro no cerrado,próximo ao Planalto e tenho observado aqui as destruições causadas pelos produtores monocultores de grãos e pelos insensíveis donos de carvoarias ditas clandestinas.Sempre me preocupei com o Meio Ambiente e nesses últimos dias influenciado pela mídia que veio a alarmar a todos com a possível extinção do cerrado resolvi criar um blog de poemas sobre esse bioma,um trabalho singelo mas que surtirá efeito breve.Vou colocar o link desse post lá no blog(http://poemasdocerrado.blogspot.com/).Se tiver algum problema não hesitarei em retirar.
    Abraços sinceros e obrigado por estar do lado do bem.

    ResponderExcluir
  6. show!!
    ajudou mt o q vc colocou
    vou tirar dez ;)

    ResponderExcluir
  7. droga to fazendo um trabalho e não consigo achar :Por que o cerrado é um Hot Spot !!
    ~x(

    ResponderExcluir
  8. salvem o as nacentes do rio araguaia!!!! por favor

    ResponderExcluir
  9. nao achei o que eu queria

    ResponderExcluir
  10. Embora exista 66 unidades de conservação no bioma Cerrado, áreas demarcadas e preservadas que, em conjunto, atingem 161 mil km2 ou cerca de 8% da região total dos cerrados, atualmente, verifica-se um aumento significativo de queimadas nesta área do Brasil.Por isso, o novo Código Florestal, além de visar o fim do desmatamento na Amazônia, deveria olhar para este caso também no Cerrado.
    Segundo dados examinados do Novo Código Florestal (depois da votação dos deputados, seguirá para sanção presidencial) no Cerrado apenas míseros 35% é obrigatoriamente preservar numa propriedade adquirida neste bioma, ou seja, 65% da propriedade estará disposto para queimadas, desflorestamento e outros.

    ResponderExcluir
  11. eu gostei muito isso serve para consientizar seus leitores que o serrado e uma vegetação muito importante e serviu para meu trabalho de geografia valeu.

    ResponderExcluir
  12. eu gostei muito de ver a realidade da cituação do cerrado

    ResponderExcluir
  13. minha professora passou um trabalho que tenho que ler uma reportagem que fale sobre o cerrado.Mas não encontrei como esse site estava aparecendo em todas as pesquisa que fiz resolvi entrar aqui e ler o texto e diante do texto consegui fazer o meu trabalho de Ciências ! Obrigado muito obrigado mesmo ! Antes de olhar aqui já tinha entrado em vários sites e só foi aqui que como disse consegui fazer o meu trabalho

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma