Tuiuiú - a ave símbolo do Pantanal


Tuiuiú ou jaburu (Jabiru mycteria)

O tuiuiú é conhecido também por jaburu, jabiru, tuiuguaçú, tuinim, tuim-de-papo-vermelho (Mato Grosso), cauauá (Amazônia), tuiuiú-coral e jaburu-moleque. A palavra “jaburu” em tupi-guarani é uma alusão ao modo de andar da ave, “da que é inchada”.

É encontrada desde a Região Norte até São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e Bahia, e desde o México até o Paraguai, o Uruguai e o norte da Argentina, sendo que as maiores populações estão no Pantanal e no Chaco Oriental no Paraguai. Mas principalmente no estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil se encontra mais de 50% de sua população mundial, sendo considerado o símbolo do Pantanal. Vive em grande quantidade também no estado de Goiás na região do Rio Araguaia e lagos próximos.

Clique nas imagens para ampliar

O tuiuiú é da familia das cegonhas
O Tuiuiú pertence a família das cegonhas -Foto de Carlos Ravazzani
O Tuiuiú é uma ave de corpo robusto, o bico, grosso e afilado na ponta, tem 30 cm de comprimento. O pescoço é preto e a parte do papo, dotada de notável elasticidade, é vermelha. A cor predominante das penas no indivíduo adulto, é branca.

Foto de Daniel de Granville

O voo do Tuiuiú

O Tuiuiú é a maior ave voadora da planície pantaneira. É uma cegonha; como tal, voa com seu pescoço e pernas esticados, ao contrário das garças e seus pescoços encolhidos durante o vôo. Com até 1,60m de altura e até 3m de envergadura (medida de uma ponta da asa aberta à outra), utiliza-se, principalmente, das correntes de ar quente ascendentes para voar. Nesses vôos, destaca-se pelas penas brancas da cauda e asa, em contraste com o pescoço, cabeça, bico e pés negros, além do seu maior tamanho, em relação às outras aves na mesma corrente de ar.

Tuiuiú voando -  É um espetáculo ver uma ave de tão grande porte batendo asas em voo
O voo do Tuiuiú é um espetáculo
Esses deslocamentos podem ser de poucos até centenas de quilômetros. Percorre as distâncias maiores quando as condições locais alteram-se, devido à flutuação natural do ciclo de águas, fazendo escassear as fontes de alimento.
Alimenta-se de peixes, caramujos, e filhotes de jacaré, embora também coma insetos e pequenos vertebrados terrestres, de forma ocasional.

Os tuiuiús fazem  fazem o papel de “limpadores” das áreas onde vive.
Foto de Pepe Mélega
O seu período de reprodução coincide com a baixa das águas, momento em que muitos peixes ficam presos nas lagoas baías e corixos, facilitando sua pesca. Nesta época, o ►muçum-peixe (Symbranchus marmoratum) semelhante a moréia, e a ►traíra (Hoplias malabaricus) são as principais presas levadas aos filhotes, bem como o grande caramujo aquático pulmonado (Pomacea).

Os ninhos dos tuiuiús

Os ninhos do tuiuiú são as maiores estruturas construídas por aves no Pantanal. Podem ser feitos em grupos de até seis indivíduos.

O ninho do Tuiuiú
Ficam localizados nas árvores mais altas, seja nos capões espalhados no campo, seja na mata ribeirinha, são reutilizados a cada ano, com acréscimo de material. Os ninhos, crescem dessa forma, até atingirem 1,85m de diâmetro e 70cm de altura, na média. Há registro de ninho com 3m de diâmetro. A altura do solo varia conforme a vegetação do local. Medidas de ninhos chegaram à altura média de 11m, com extremos entre 4 e 25 metros. Feitos de galhos mais grossos na parte externa, são forrados no interior com capins e plantas aquáticas para a postura de 4 ovos (raramente 5), incubados por 60 dias. O macho e a fêmea se revezam na incubação e nos cuidados com a prole.

Os filhotes saem do ninho aos 3 meses de idade, acompanhando os pais nas primeiras semanas de vida. O ninho fica tão sólido ao final do período reprodutivo, devido ao pisoteio, que é capaz de sustentar uma pessoa adulta sobre ele. Outras aves, em especial a ► cocota, periquito-barroso (ou caturrita, como é conhecido esse periquito no sul do Brasil), usam a base do ninho do tuiuiú para dar sustentação aos seus.

O namoro do tuiuiú


Casal de tuiuiúCasal de Tuiuiú

O casal fica unido pelo menos durante o ciclo reprodutivo, executando danças em dueto e batendo seus longos bicos, maiores nos machos do que nas fêmeas. Nessas ocasiões, a pele vermelha do papo fica mais ressaltada, devido ao aumento da irrigação sanguínea.
Ocorre em toda a reserva do SESC , com ninhos mais concentrados ao longo do rio Cuiabá e no Riozinho, onde estão seus principais pontos de alimentação.

Tuiuiús e outras aves convivem em harmonia.

Foto de Cristian Dimitrius

Fotos: Mathias Singer, Wilson Severino, Cristian Dimitrius, Henrique Rodrigues, Daniel de Granville, Foliveira, Luis A. Flori, Carlos Ravazzani, Virgínio Sanches, Luiz M. Souza, Pepe Málega - outras: Google


Você poderá gostar também de ver mais sobre a Ema prima da avestruz , uma ave especial do Cerrado que tem hábitos de vida e reprodução bem interessantes. Veja aqui no título da postagem: Uma ave do Cerrado, ou então clique na imagem que chegará até ela da mesma forma.



.
Ema - Maior ave do continente e uma das mais antigas, com fósseis de 40 milhões de anos. Seus parentes mais próximos estão na África (avestruzes) e Austrália (casuares e emus). Os ancestrais da ema eram aves voadoras, mas evoluíram usando a corrida como principal forma de fuga de predadores. Perderam a capacidade de vôo com o desenvolvimento corporal; o macho chega a 34 quilos de peso.


.

45 comentários:

  1. O tuiuiú me lembra uma das viagens mais bonitas que fiz na minha vida, no Pantanal. Só vi o tuiuiú de longe mas fiquei deslumbrada. Na época, não imaginava que ele fosse uma cegonha, é verdade que ele tem os mesmos comportamentos que as cegonhas daqui, mas estas, coitadas, no inverno tem que ir até a África para buscar alimento...
    Espero que os tuiuiús consigam sobreviver às agressões humanas feitas ao Pantanal.
    Beijos e um bom fim de semana para você.

    ResponderExcluir
  2. Uma beleza de postagem ecológica. Esses passáros são mesmo lindos.

    ResponderExcluir
  3. Preciosas imagenes,saludos y abrazos.

    ResponderExcluir
  4. Excelente reportagem, Elma! Meus filhos quando foram ao pantanal viram os Tuiuiús e ficaram encantados. Acho lindo o pescoço dele, parece pintado, tão forte são as cores vermelha e preto.
    Na última sexta me lembrei de você, pois o Globo Repórter apresentou uma reportagem (achei muito boa) sobre o Cerrado.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Querida Elma, citei o "Caliandra do Cerrado" na minha lista dos bons blogs do Bloggincana. Fiquei em dúvida entre ele e o "Espaço das Artes" mas o tuiuiú "desequilibrou" rs.
    Um beijo e uma boa semana para você.

    ResponderExcluir
  6. Vim te conhecer ,pela indicação da M.Augusta e adorei.Lindo!beijos,lindo dia,chica

    ResponderExcluir
  7. Conforme a indicação da Maria Augusta, eu não vim conhecer. Mas relembrar, ou revisitar o seu blog. Lembro que a muito eu já vinha or aqui. Mas infelizmente os numeros de pessoas vão aumentando em nossos blogs e acabamos deixamando adormecidos alguns.
    Peço desculpas pela ausência. Mas nunca é tarde para voltar.
    Assim como acontecem na vida real, que as vezes não conseguimos visitar a todos, aqui também ocorre. Mas as lembranças, sempre ficam na mente. Principalmente, porque é um tema, que não tem como ser esquecidos: A natureza e seu Meio ambiente.
    Bem, não vamos nos estender muito...
    Mas a sua postagem é muito boa e valiosa. Não conheço o Pantanal. Mas não me faltará oportunidades, de conhecer esta riqueza, brasileira.
    Com muito carinho eu venho lhe visitar.
    Sandra
    Estou participando com o blog, Uma Interação de Amigos.
    sandrarandrade7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Elma
    Passando pra conhecer o seu blog citado pela Maria Augusta no BlogGincana e vejo que ela foi fiel nos comentários.O blog é realmente muito especial e essa postagem sobre os tuiuiu é muito boa, são lindos e embelezam ainda mais o nosso Pantanal.
    Pretendo voltar pra conhecer mais. Abraços

    ResponderExcluir
  9. A Maria Augusta me trouxe ateh voce. Lindo seu post sobre o Tuiuiu. Eu tiver oportunidade de ver de pertinho em uma viagem ao Pantanal (Poconé).

    Bjs

    Meire

    ResponderExcluir
  10. Maria Augusta falou do seu blog num post dela. Vim conhecer e adorei.

    ResponderExcluir
  11. Elma, parabéns por ter sido uma das escolhidas da Maria Augusta. Ela tem um blog excelente, tem muito bom gosto e sabe como ninguém apreciar as boas referências da blogosfera. O Caliandra do Cerrado é um excelente espaço, tanto visualmente quanto em relação ao primoroso conteúdo. Você tem feito uma divulgação cativante e significativa das belezas e da importância do Cerrado.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. E pensar que o homem não está querendo preservar a natureza. Linda reportagem.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  13. Esta ave é apoixonante,magestosa, é simbulo do nosso estado.
    Eu adoro o Tuiuiu

    www.mtcidades.com.br
    www.aventuratur.net

    ResponderExcluir
  14. Meu nome e Laura tenho 10 anos sou de Conselheiro Lafaiete e estudo no Colegio Santa Rita/Fasar estou fazendo uma pesquisa escolar e esse site me ajudou bastante um beijo aos donos e aos visitantes como eu:

    Beijos Laurinha

    ResponderExcluir
  15. Laurinha
    Obrigada pela visita e fico muito feliz em saber que a postagem do Tuiuiú foi útil para sua pesquisa escolar.
    As pessoas que conhecem essa bela ave, ficam simplesmente apaixonados por sua beleza e hábitos de vida.
    O Tuiuiú é uma ave muito importante para o Pantanal e regiões, abrangendo áreas em Goiás.
    Um grande beijoo e continue a ser uma garota estudiosa. Sucesso na sua vida.
    :X

    ResponderExcluir
  16. :)] 8-} nao entendi nada vc pode fazer um mais especifico somente ao tuiuiu mas ostei o tuiuiu é um passaro ingrivel por iso virol simbolo

    ResponderExcluir
  17. gostei bem detalhado muito fácil de compreender so nao entendo porque tuiuiú eo simbolo do pantanal se e uma ave tao comum
    So porque eo maior e se destaca na frente dos outros nao assimilo esta ave como simbolo mas respeito sua alteridade diante a mídia uma vez que ela nao pediu para ser simbolo de nada

    ResponderExcluir
  18. Olá, eu chamo Beatriz, meu professor me pediu para fazer uma pesquisa sobre o tuiuiú, e esse site me ajudou mt. valeu!!!!

    Parabéns, adorei!!!
    Criaram super bem o site viu?

    bjosss!!!

    ResponderExcluir
  19. Beatriz
    Que bom que tenha sido útil para você. Desejo boas provas e volte mais vezes. Bjss

    ResponderExcluir
  20. interessante esse texto gostei

    ResponderExcluir
  21. Hoje, na cidade de Tatui-SP, proximo ao sítio do papai, me deparei com um Tuiuiu no meio de um pasto.Corri para fotografá-lo mas percebendo minha presença, voou e, a unica imagem que consegui foi sua asas.Muito lindo!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. eu gostei muito dessa reportagem ela me ajudou em um trabalho de escola

    ResponderExcluir
  23. adorei a reportagem.As imagens sao ótimas

    ResponderExcluir
  24. olha eu amei a reportagem sobre o tuiuiu

    ResponderExcluir
  25. gostei e vo faze a pequisa que a profesora de ciencias mando do tuiuiu

    ResponderExcluir
  26. a minha professora de ciencias michele mandou nos vermoos a ave tuiuiu gostei muito estou na 5 serie =))

    ResponderExcluir
  27. Olá Anônimo estudioso, muito obrigada por ter escolhido o Caliandra do Cerrado para estudar sobre esta tão simpática e interessante ave brasileira. Ela é realmente uma ave singular, adoro saber sobre seus hábitos de vida. Olha que peixão ele pescou, decerto ficou bem alimentado e ainda dividiu com os filhotes, quem sabe não?
    Volte mais vezes aqui e leia tanbém sobre a Ema que é a prima do Avestruz. Ela tem hábitos de vida muito interessantes e são os machos que chocam e cuidam dos filhotes. É um pai muito amoroso e ciumento. Um beijo :x

    ResponderExcluir
  28. vo fazer umtrabalho que diz para falar tudo sobre o tuiuiu e essa reportagem me ajudou bastante entao mt obg

    com mt carinho ana stella;;) :-*

    ResponderExcluir
  29. Ana Stella
    Espero poder ajudá-la a tirar um ótima nota. O nosso Tuiuiú é uma ave linda e importante, é a mais admirada ave do Brasil.
    Obrigada pelo carinho. Beijo para você. ;;)

    ResponderExcluir
  30. eu e que agradeço a senhora me ajudou muito

    ana stella:-*;)

    ResponderExcluir
  31. beijinhos caliandra;;)
    mt obg
    ana stella

    ResponderExcluir
  32. obrigado pela informação
    vc ja trabalhou em um zoologico ou couisa parecida?

    ResponderExcluir
  33. Ana Stela
    Beijinhos p/ vc também. :-* ;;) :)

    ResponderExcluir
  34. Olá
    Maria clara damasceno marques bitencurt
    Não sou bióloga e nem trabalhei em zoológico, mas, apenas uma apaixonada pela natureza e por isso me vejo envolvida em pesquisas com a fauna e a flora do nosso planeta, em especial ao Cerrado brasileiro por sua diversidade rica e fantástica.
    Obrigada pela visita e fico feliz por ter gostado do nosso Tuiuú, essa ave tão singular.

    Bj

    ResponderExcluir
  35. adore aprender mais sobre o tuiuíu

    ResponderExcluir
  36. é muito lido os filhotinhos paressem um carneirinho kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  37. me ajudou muito no meu trabalho

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. meu pai me contou sobre um tuiuiu que tinha unha cabeça enorme e visto por tras parecia um homen usando chapeu ,so que nao encontrei foto desse tal passaro que ele afirma ser o verdadeiro tuiuiu.

    ResponderExcluir
  40. https://www.youtube.com/watch?v=4b8tUR3ESEU&index=1&list=PLihL7yyzp7jIwYZIXjnP1acX1-2MCQZId

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma