Goiânia Verde
“Goiânia é a cidade mais arborizada do País e a segunda no mundo. A capital goiana perde, apenas, para Edmonton, no Canadá, que detém a concentração de 100 m² de árvores por habitante. São cerca de 950 mil árvores, sendo 382 espécies diferentes. Entre elas, a mais comum é a monguba, seguida pela sibipiruna e guariroba. Mas se vê também muito por aí flamboyants, palmeiras imperiais, sete-copas, entre outras.
As Áreas de Preservação Ambiental (APA’s) também são opções de lazer, diversão e convívio social em meio ao trânsito agitado, barulho e poluição das grandes cidades. “Quando buscamos um lugar para diversão e para relaxar, muitas vezes queremos contato com a natureza”, Fonte: Diário da Manhã
.
 |
Bosque dos Buritis - Foto Joventino Neto |
Aqui foi meu passeio nessa tarde de domingo.
Situado no centro da cidade, está o mais antigo patrimônio paisagístico de Goiânia, o Bosque dos Buritis que ocupa uma área de aproximadamente 125.000 m2.
Nesse local, lagos refrescantes, uma vasta vegetação e o som de pássaros e animais podem ser apreciados bem de perto pelo homem.
Clique nas imagens para ampliar



O "
Monumento à Paz Mundial" encontra-se a poucos metros após a entrada principal do Bosque dos Buritis localizada no Setor Oeste da cidade - Goiânia
A obra é de autoria do artista plástico goiano
Siron Franco e foi concluída em 1988, para lembrar o 1º ano de aniversário do acidente com o Césio 137 . Trata-se de uma escultura de cinco metros de altura que, por ser de concreto, pesa cerca de 50 toneladas.
Sua estrutura é composta por duas pirâmides de concreto, invertidas uma sobre a outra, resultando de tal combinação uma ampulheta símbolo usado antigamente para marcação do tempo. Na "cintura", encontram-se amostras de terra de vários países, a (Austrália, Israel, Holanda, Ghana, Portugal, Suécia, Uruguai e a ex-URSS, Brasil, Hungria e Argélia ), foram os primeiros países a enviar amostras de seus solos.
Hoje, já se encontram mais de 100 amostras de terra de todos os continentes.
A ampulheta traz consigo os seguintes dizeres:
.
"A Terra é um só país, e os seres humanos seus cidadãos"
.

Entrando no bosque reina a paz, não se ouve o barulho da cidade e parece que tudo o mais fica distante. Não se fala dos momentos políticos atuais, a disputa desleal entre os homens, contendas e guerras, discussões conflituosas e pessoais, não se vê a ganância, a inveja e a vaidade, pois em contraste com tudo isso os pássaros cantam e voam a sua liberdade. Seus cantos são de paz e o silêncio é maior ainda. E me fiz silêncio quando esse pombo branco aproximou-se de meus pés. Segurei a respiração por alguns segundos com receio de interromper essa comunicação tão prazerosa e fotografei.
A primeira foto menor acima é de Joventino Neto.
As demais: Elma Carneiro
Observações poéticas e reflexões durante minha caminhada Dentro do bosque você poderá ver clicando na imagem abaixo com texto de Elma Carneiro.
.
.
.
.
.
6 comments:
Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.
Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço
Elma