Sibipiruna – verde e amarelo

.
  • Nome científico: Caesalpinia peltophoroides
  • Nomes populares: sibipira, coração-de-negro
  • Origem: Brasil
A Sibipiruna perde parcialmente suas folhas no inverno e a floração ocorre de setembro a novembro, com as flores amarelas dispostas em cachos cônicos e eretos. A floração ocorre geralmente 8 anos após o plantio e cada exemplar, cultivado em condições adequadas, pode viver por mais de 100 anos.
Sibipiruna verde e amarelo - cores da bandeira do Brasil.
De uma de minhas janelas essa árvore Sibipiruna em sua plena florescência lembrou-me nossa bandeira brasileira que possui  as cores da natureza. Infelizmente não vou mais vê-la dessa forma por um bom tempo pois foi podada em todos os galhos, mas, creio que na próxima estação talvez com um porte menor ela venha produzir suas folhas e flores já que apresentou-se fraca para a ultima florada, seus galhos estavam pobres e decadentes quase sem folhas e foi necessário sua poda.

Nos seus antigos galhos foi morada de insetos, hospedou neles centenas de pássaros com seus cantos alegres, seus ninhos, depois os filhotes nos primeiros pios e o bater de asas. Vi certa vez o namoro de um casal de pombos e depois vestígios de seu ninho pela calçada.
Uma certa manhã ouvi barulho de uma serra. Eram os funcionários da prefeitura que zelam das árvores ornamentais da cidade.
.

O coqueiro que era pequeno, agora toma espaço e ocupa o primeiro plano na paisagem que avisto da janela de minha cozinha. Mas ficou meu registro e nesse espaço, o vazio da sua ausência. Por vezes tenho mostrado as faltas que meus olhos e sentidos percebem, e como tudo na vida tem suas próprias razões de ser, sempre acredito que as coisas evoluem e são substituídas no momento exato, algumas para o melhor e outras nem tanto. A natureza é mãe. Certamente terei a oportunidade de vê-la revigorada a ocupar minha habitual visão e novamente vestida de verde e amarelo.

Fotos: ElmaCarneiro

0 comments:

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma