Cerrado e o ipê rosa


Começou a florada dos ipês rosa no Cerrado, que é chamado também de ipê rosa bola, recebendo este nome em razão da forma de seus cachos por ser parecida com bolas de flores nos galhos, que os botânicos a descreveram pela primeira vez, deram-lhe o nome de «árvore buquê».

É o primeiro dos Ipês a florir no ano, inicia a floração em junho e pode durar até agosto, conforme a árvore. Os ipês da região de Jaraguá-Go começaram a florir mais cedo esse ano e a foto foi tirada em 30-05-2010.

Algumas árvores ainda não estão com as flores totalmente abertas e carregam folhas que deverão cair em pouco tempo como esta que inicia a série. As demais já estão vestidas de rosa.

A árvore do ipê chega a atingir cerca de 8 a 12 metros de altura bem copada e na época de floração perde totalmente as folhas para dar lugar às flores que surgem no ápice dos ramos com coloração rósea ou roxa, perfumadas e atrativas para abelhas e pássaros.

As fotos são de Jane Carneiro e foram tiradas do celular.

6 comentários:

  1. Que maravilha,Elma!Lindas!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Que cor mais bonitas elas tem!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Elma, assim como você, eu adoro as flores, as cores, as folhas, o botão; enfim, tudo que se refere às plantas.
    Adorei.
    Abraço, Leda

    ResponderExcluir
  4. passo por uma rodovia que tem arvores com flores parecidas com ypê, mas suas flores são mais para o alaranjado! gostaria de saber o nome da arvore!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo
    Essa árvore florida que você viu pode ser a ”Mulungo [árvore-de-coral]” - clica no link e confira.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é Mulungu, é uma variedade do Ipê do cerrado, tem muitas na BR 365 que liga Pirapora até Patos de Minas

      Excluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma