Perereca ou rela é o nome comum que se dá aos anfíbios anúros da familia Hylidae.De pequeno porte, caracterizam-se pelos dedos caracterizados em ventosa, que lhes permitem prender-se a superfícies verticais.
As pererecas, assim como sapos e rãs, estão sendo banidos devido alterações e destruição de seu habitat e, apesar de causarem certo nojo e pavor, são indicadores de um meio ambiente saudável.
Alimenta-se principalmente de insetos e outros invertebrados, mas algumas espécies maiores podem alimentar-se de pequenos vertebrados.
São facilmente encontradas no verão, na estação chuvosa, época em que há um maior número de locais propícios à reprodução.Os Hylídeos depositam seus ovos em uma variedade de diferentes lugares, dependendo da espécie. Muitas usam lagoas, outros usam poças d'água que coletam os buracos de suas árvores, enquanto outros usam as bromélias ou outras plantas de retenção de água. Outras espécies colocam seus ovos sobre as folhas de vegetação emergente da água, permitindo aos girinos cair na lagoa quando eclodem.
Foto: Jane Carneiro
São até bonitinhas as pererequinhas.... beijos,lindo e feliz 2011! chica
ResponderExcluirSim Chica, eu também acho linda. Aliás as pererecas são todas lindas, cada uma com sua forma, cor e textura.;)
ResponderExcluirBeijos
As pessoas deveriam procurar ter mais informação e deixar de lado o nojo e o medo que sentem por esses animais.
ResponderExcluirFeliz 2011!
Oi ELMA
ResponderExcluirJá há muito que não passava por aqui minha amiga.
Gostei de saber algo mais sobre as Pererecas...
FORMULO VOTOS DE UM FELIZ 2011 para a ELMA e todos quantos lhe são queridos.
Bjs
G.J.
Nossa faz tempo que não passo aqui gosto muito do seu blog! Então primeiramente vou parabenizar esse maravilhoso blog!
ResponderExcluirOs anfíbios infelizmente sofrem alem com a destruição de habitat, com o preconceito das pessoas, primeiro que quase ninguem tem coragem de pegar um na mão achando que ele morde, ou gospe veneno, no litoral paulista observei uma senhora tirando um sapo com uma vassoura cruel ne? Eu como biologo adoro eles, é uma pena que o nosso governo não crie centro de preservação com enfase em anfibios, lembrando que o Brasil possui uma riqueza em anfibios.
Cabe a nós mostrar a importancia deles e fazer um trabalho intensificado com as crianças que são o futuro do nosso país.
Oi Elma.
ResponderExcluirFeliz 2011!
Sabia que 2011 é o ano internacional das florestas?
POis é, fiz uma postagem alusiva ao tema no Ideias:
http://ideiasdemilene.blogspot.com/2011/01/2011-ano-internacional-das-florestas.html
Sobre essa perereca aí, uma vez dei de cara com uma, na porta do banheiro do colégio e quase morri do coração... saí de fininho e não entrei novamente, enqto não tiraram ela de lá!
Eca! morro de medo!
bjo