Perereca

Perereca ou rela é o nome comum que se dá aos anfíbios anúros da familia Hylidae.De pequeno porte, caracterizam-se pelos dedos caracterizados em ventosa, que lhes permitem prender-se a superfícies verticais.
As pererecas, assim como sapos e rãs, estão sendo banidos devido alterações e destruição de seu habitat e, apesar de causarem certo nojo e pavor, são indicadores de um meio ambiente saudável.
Alimenta-se principalmente de insetos e outros invertebrados, mas algumas espécies maiores podem alimentar-se de pequenos vertebrados.
São facilmente encontradas no verão, na estação chuvosa, época em que há um maior número de locais propícios à reprodução.Os Hylídeos depositam seus ovos em uma variedade de diferentes lugares, dependendo da espécie. Muitas usam lagoas, outros usam poças d'água que coletam os buracos de suas árvores, enquanto outros usam as bromélias ou outras plantas de retenção de água. Outras espécies colocam seus ovos sobre as folhas de vegetação emergente da água, permitindo aos girinos cair na lagoa quando eclodem.
Foto: Jane Carneiro

6 comentários:

  1. São até bonitinhas as pererequinhas.... beijos,lindo e feliz 2011! chica

    ResponderExcluir
  2. Sim Chica, eu também acho linda. Aliás as pererecas são todas lindas, cada uma com sua forma, cor e textura.;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. As pessoas deveriam procurar ter mais informação e deixar de lado o nojo e o medo que sentem por esses animais.

    Feliz 2011!

    ResponderExcluir
  4. Oi ELMA
    Já há muito que não passava por aqui minha amiga.
    Gostei de saber algo mais sobre as Pererecas...
    FORMULO VOTOS DE UM FELIZ 2011 para a ELMA e todos quantos lhe são queridos.
    Bjs
    G.J.

    ResponderExcluir
  5. Nossa faz tempo que não passo aqui gosto muito do seu blog! Então primeiramente vou parabenizar esse maravilhoso blog!

    Os anfíbios infelizmente sofrem alem com a destruição de habitat, com o preconceito das pessoas, primeiro que quase ninguem tem coragem de pegar um na mão achando que ele morde, ou gospe veneno, no litoral paulista observei uma senhora tirando um sapo com uma vassoura cruel ne? Eu como biologo adoro eles, é uma pena que o nosso governo não crie centro de preservação com enfase em anfibios, lembrando que o Brasil possui uma riqueza em anfibios.

    Cabe a nós mostrar a importancia deles e fazer um trabalho intensificado com as crianças que são o futuro do nosso país.

    ResponderExcluir
  6. Oi Elma.
    Feliz 2011!
    Sabia que 2011 é o ano internacional das florestas?
    POis é, fiz uma postagem alusiva ao tema no Ideias:

    http://ideiasdemilene.blogspot.com/2011/01/2011-ano-internacional-das-florestas.html

    Sobre essa perereca aí, uma vez dei de cara com uma, na porta do banheiro do colégio e quase morri do coração... saí de fininho e não entrei novamente, enqto não tiraram ela de lá!
    Eca! morro de medo!


    bjo

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma