O tatu

.

 .
 .
O tatu é um mamífero que possui uma espécie de carapaça (armadura) que cobre e protege seu corpo.
.
  • Habitat: Campos, cerrados e bordas de florestas, onde escava túneis para se esconder
  • Alimentação: É onívoro e a dieta consiste de insetos (principalmente larvas) e outros invertebrados, pequenos vertebrados e alguns vegetais, como raízes e frutos (besouro, cobra, minhoca, lagartixa, carniça).
  • Reprodução: De 60 a 65 dias de gestação. Os filhotes atingem a maturidade aos 9 meses.
  • Longevidade: 15 anos. Localidades onde vive: Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai, Suriname e Uruguai.
Vale dizer que no Brasil existem oito gêneros e 21 espécies conhecidas de tatus. Todas são originárias das Américas e pertencentes à mesma família, a Dasypodidae.

O tatu quando nasce tem a couraça muito mole mas com os desenhos que o distingue do adulto. Com o tempo, a pele vai engrossando e endurecendo no dorso e nos lados e acaba como uma armadura. A cor da couraça é amarelo-avermelhada, com a pele fina que une as peças de cor enegrecida, porém como está sempre coberta de terra parece de cor parda assim como os pêlos. Os escudos dorsais, anterior e posterior, são compostos de múltiplas peças pequenas soldadas entre si, esses escudos são separados uns dos outros por 5 ou 6 faixas transversais móveis, ou seja, fileiras (cintas) separadas por pele, que se faz de elástico quando é preciso, a pele se estica e as fileiras se mexem, dessa forma consegue virar e dobrar o corpo. Os bordos laterais da couraça são denteados como pontas agudas parecendo serra. A cabeça é triangular e o escudo que a cobre é composto de muitas escamas ósseas, deixando de fora o focinho, os olhos pequenos e as orelhas que não são muito compridas. A cauda é curta, cônica e coberta por fortes escamas. As patas são curtas e armadas com 5 fortes unhas
A carne do tatu é muito consumida principalmente em fazendas e sítios onde são caçados pelos cachorros, fato este gerador de riscos já que o tatu é um "reservatório" natural de doenças sendo que a mais conhecida é a Doença de Chagas , que de adquire através do contato direto com o sangue do animal.


Para fazer a sua toca, o tatu cava túneis muito profundos na terra mole da floresta. É na toca que passa a maior parte do dia e ela é tão grande que podem morar lá vários tatus. Dorme em cama de folha, passa o dia na toca, descansando ou caçando bichinhos. As vezes sai da toca para tomar sol, à noite sai à caça de comida. No período reprodutivo, ou quando se excita, expele um odor almiscarado bem desagradável. Pode ter de 2 a 4 filhotes por gestação que dura em média 60 dias. Em cativeiro, porém, o tatu não se reproduz bem. Embora não procrie perto do homem, o tatu peba gosta de humanos, fica manso e "pede carinho", chegando perto para que lhe cocem as costas. É desprovido de incisivos e caninos, mas defende-se com as unhas e pode morder quando ameaçado. Alimenta-se de besouro, minhoca, lagartixa, cobra, raízes, frutos, formigas, pequenos vertebrados e carniça. Pode ser conhecido como "papa-defunto" porque às vezes alimenta-se no cemitério; também invade roças em busca de raízes. Quando manuseado pode morder para se defender. Pesa em média 5Kg, vive geralmente 15 anos. É um animal solitário. Tem a visão pouco desenvolvida, mas possui um bom olfato que é utilizado para procurar seu alimento. Ocupa campos, cerrados e bordas de floresta onde escava túneis para se esconder.

O termo tatu-bola é a designação comum aos tatus do gênero Tolypeutes, representado por apenas duas espécies, encontradas da Bolívia à Argentina. Tais espécies contam com cerca de 30 cm de comprimento, coloração marrom anegrada e geralmente três cintas móveis. Quando se protege de outros predadores, o tatu enrola-se completamente dentro da carapaça , formando uma bola de armadura quase indestrutível. Nem um atropelamento de um veículo consegue perfurar a espessa armadura que o cobre. Também são conhecidas pelos nomes de apar, apara, tatuapara.

A gravidez da mãe tatu demora mais ou menos dois meses. As crias nascem entre dois a quatro por ninhada. Os filhotes do tatu nascem sem pelos, sem dentes, sem ouvir, sem ver e com a boca tapada por uma membrana que só tem uma pequena abertura que lhes permite mamar.


.
 . .

16 comentários:

  1. Que belas imagens! E, de quebra, preciosas informações sobre esse bichinho tão engraçado.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa gostei muito desse post, fiz trabalho de enriquecimento ambiental com esses animais, são muitos ativos e mansos em contato com nós, mas infelizmente sua vida em cativeiro é muito limitada.

    ResponderExcluir
  3. Alou? O tatu taí?
    Não, o tatu não tá, mas mulher do tatu "tano" é o mesmo que o tatu "tá" ...

    ResponderExcluir
  4. Alou Anônimo
    Gostei do trocadilho bem humorado. Valeu pela visita e espero ter gostado desse simpático animalzinho tão meigo e amigo do homem. :))

    ResponderExcluir
  5. Legal, o tatu é um bicho muito interessante mesmo.
    bj

    ResponderExcluir
  6. Elma, achei seu post de 2009 sobre o chichá através do google, quero muito comprar algumas castanhas, você tem idéia de onde eu poderia conseguir? mesmo se for pela internet, não encontro em lugar algum. (Priscilla)

    ResponderExcluir
  7. Alguém sabe como espantar o tatu de um jardim, sem matá-lo ou judiar dele ?

    Só queria dizer para ele que não dá para destruir meu jardim, numa boa......

    ResponderExcluir
  8. Elisa
    Minha opinião é que você deve chamar a Guarda Municipal ou o Corpo de Bombeiros da sua cidade que eles farão a retirada do tatu para soltar no campo de onde ele veio porque não tem como evitar que ele cave buracos no seu jardim, pois esse comportamento é de sua própria natureza.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. tem muita informação!!!
    ;;)

    ResponderExcluir
  10. gostei muito este site ajudou o meu 9,5 na prova do christus amei muito :X

    ResponderExcluir
  11. quero sabe como ele se locomove jente como? e para um trabalho da escola me ajudem ... por favor fofos ...

    ass: dayanne maia de oliveira
    idade: 10
    sidade: santa catarina
    ........................................
    e quero sabe como o tatu bola se locomove okay da pra me ajuda gente ....................................
    baybay

    ResponderExcluir
  12. anaritasan@yahoo.com.br9 de dezembro de 2017 às 20:58

    Elma, sou Ana Rita, professora da Escola Municipal Professor Paulo Freire-BH, e estou editando um vídeo da minha turma de Educação de Jovens e Adultos para finalização do Projeto de Cinema & Literatura que desenvolvi com eles durante esse ano. Preciso de uma fotografia de tatu para ilustrar a utilização do sangue dele na imunização de alguns dos estudantes durante a infância.Gostei muito dessa em que aparecem a ninhada com a mãe.Posso fazer uso dela? Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Ana Rita
      Todas as fotos que ilustram a postagem foram colhidas na internet e não sei a autoria delas, acredito que sejam de domínio público. Você pode até fazer uma busca no Google imagens usando a foto que você quer, quem sabe se alguma tem o nome do autor. Um abraço

      Excluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma