Bastante usada usada na arborização da minha cidade e por todos lados podemos comtemplá-la carregadas de flores lilás, roxa e branca muito parecidas com a orquídea.
É usada tradicionalmente como medicamento, e tem sido objeto de estudos no controle da diabetes. Estudos científicos[2] comprovaram que contém insulina. Essa árvore além da beleza de suas folha e flores é pioneira e importante na regeneração de matas degradadas.
Alguns pesquisadores informaram que esta planta é rica em Cromo, e por isso funciona no tratamento da diabetes, pois este elemento parece estimular o aumento da produção de insulina. Mais recentemente descobriram que esta planta possui uma molécula quase que idêntica à insulina humana, tanto é que foi denominada de insulina vegetal. Isto foi realmente uma grande descoberta, pois mais uma vez a ciência confirma aquilo que a população já conhecia a muito tempo.
Fotos: Elma Carneiro
Interessante as informações, além de bonita as flores auxiliam a controlar uma doença muito difícil.
ResponderExcluirbeijos
adorei sobre essa arvore no lado da minha casa tem uma dessas
ResponderExcluirVou começar a usá-la pois, quero ficar livre da diabete. Sei de pessoa que ficou curado usando essa planta!
ResponderExcluirQuero conseguir sementes dessa árvore. Você tem?
ResponderExcluirO que eu gostaria de saber é se a pata de vaca do cerrado pode ser usada.
ResponderExcluirA pata de vaca do cerrado é geralmente muito pequena, se comparada às que vemos nas praças das cidades. Alguém me disse que é a melhor espécie no controle à diabetes, mas fiquei com duvidas. Obrigado.