Árvore orquídea ou pata-de-vaca

A pata-de-vaca ou árvore orquídea, brazilian orchid-tree (Bauhinia forticata), é uma árvore brasileira nativa da Mata Atlântica e de outros biomas que pode chegar a 6 metros de altura.

Bastante usada usada na arborização da minha cidade e por todos lados podemos comtemplá-la carregadas de flores lilás, roxa e branca muito parecidas com a orquídea.

É usada tradicionalmente como medicamento, e tem sido objeto de estudos no controle da diabetes. Estudos científicos[2] comprovaram que contém insulina. Essa árvore além da beleza de suas folha e flores é pioneira e importante na regeneração de matas degradadas.

Alguns pesquisadores informaram que esta planta é rica em Cromo, e por isso funciona no tratamento da diabetes, pois este elemento parece estimular o aumento da produção de insulina. Mais recentemente descobriram que esta planta possui uma molécula quase que idêntica à insulina humana, tanto é que foi denominada de insulina vegetal. Isto foi realmente uma grande descoberta, pois mais uma vez a ciência confirma aquilo que a população já conhecia a muito tempo.

Fotos: Elma Carneiro

5 comentários:

  1. Interessante as informações, além de bonita as flores auxiliam a controlar uma doença muito difícil.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. adorei sobre essa arvore no lado da minha casa tem uma dessas

    ResponderExcluir
  3. Vou começar a usá-la pois, quero ficar livre da diabete. Sei de pessoa que ficou curado usando essa planta!

    ResponderExcluir
  4. Quero conseguir sementes dessa árvore. Você tem?

    ResponderExcluir
  5. O que eu gostaria de saber é se a pata de vaca do cerrado pode ser usada.
    A pata de vaca do cerrado é geralmente muito pequena, se comparada às que vemos nas praças das cidades. Alguém me disse que é a melhor espécie no controle à diabetes, mas fiquei com duvidas. Obrigado.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma