A Ipoméia iluminada

.

Muito comum do Cerrado, a Ipoméia (Ipomoea cairica) é uma trepadeira tropical vigorosa, própria para revestir grades, treliças, cercas ou pérgolas. As flores tem uma luminosidade em seu centro que parece brotar luz em seu interior. Um ponto interessante da flor é a o fato dela abrir de dia e se fechar a noite, mostrando com isso o acerto dos hábitos diurnos e a necessidade do descanço noturno. Ao amanhecer, com a luz do sol batendo nas flores, estas se desabrocham com uma força atuando nas pétalas para que elas se desenrolem e se afastem para romper na linda flor luminosa.

Apesar de suas flores só aparecerem por um dia a planta não fica um dia sequer sem flores abertas, mostrando assim que a planta possui um ritmo e sincronismo de abertura e fechamento da alma para a verdade da vida.
Na forma típica são de cor vermelho-bordô, mas ocorrem variedades de flores brancas-rosadas, roxas e rosas-arroxeadas.

Fotos: Elma Carneiro
.

Um comentário:

  1. Oi Elma, gostei das informações sobre essa Caliandra, a ipomeia luminosa. Moro no Mato Grosso e na minha calçada tem uma planta com flores amarelas,elas abrem com o sol e se fecham a noite. Comecei a investigar e cheguei aqui. Muito bom conhecer. Participo de um grupo que chama "Eu você e as rosas" e nele publico flores do cerrado. Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma