Macacos-prego dentro da mata

.
Exibir mapa ampliado

No local marcado em verde foi onde fotografei os macacos-prego e você pode explorar o mapa usando as setas ou sinais no canto superior esquerdo para entrar no Parque Areião.

Macacos-prego do Parque Areião em Goiânia
É bem aqui dentro desta mata preservada onde o barulho da cidade não se faz ouvir, vivem macacos-prego em plena liberdade. Eles formam familias e conservam seus hábitos de sociabilidade com sua própria espécie, buscam alimentos por seus próprios meios como os frutos, sementes, flores, insetos, ovos e pequenos vertebrados ali existentes.
"Os macacos-prego têm hábitos diurnos e uma alimentação variada, composta principalmente por frutas, sementes, ovos, pequenos vertebrados, aranhas e uma grande variedade de insetos. Muito hábil e muito perspicaz, o macaco-prego utiliza pedras para quebrar frutas de casca dura (como cocos e nozes), e usa galhos ou para coçar as costas, ou para alcançar aquilo que não alcança com as mãos. ), também utilizam varetas para capturar larvas de insetos e mel de ocos de árvores, e pedras para cavar o solo em busca de raízes comestíveis."

A reprodução pode ocorrer em qualquer época do ano, sendo que são as fêmeas que atraem os machos por meio de gestos e ruídos. A gestação tem duração de 6 meses, Vivem em bandos, com maioria de fêmeas e um macho dominante, que se comunicam através de assobios, gritos e chiados, entre outros tipos de sons e se reconhecem pelo cheiro. São muito colaborativos entre si. A fêmea da à luz a apenas um filhote, com peso aproximado de 260 g.

Macaco-prego - Parque Areião,  uma reserva de mata preservada.
Macaco-prego uma  população razoável e preservada  no Parque Areião em Goiânia-Goiás
Macaco-prego do parque Areião-Goiânia-GO
Macaco-prego-Parque Areião

Fotos Elma Carneiro

.

.