Jaguatirica ou gato-do-mato

.

Classificação

  • Nome: jaguatirica
  • Nome científico: Leopardus pardalis
  • Tamanho: de 95 cm a 1,45 m, peso entre 7 kg e 15 kg
  • Expectativa de vida: 20 anos
  • Hábitos: diurnos/noturnos
  • Alimentação: ratos, passarinhos e insetos
  • Distribuição geográfica: Florestas tropicais e subtropicais
  • Reprodução: gestação de 70 a 85 dias; nascem de um a quatro filhotes

Devido a sua pele muito bonita, a jaguatirica é bastante perseguida
Jaguatirica ocelote ou gato-do-mato é um felino originariamente encontrado na Mata Atlântica e outras matas brasileiras. Distribuída por toda a América Latina, é encontrada também no sul dos Estados Unidos.O termo "jaguatirica" tem origem na língua tupi, através da junção dos termos îagûara ("onça") e tyryk ("escapulir"), significando, portanto, "onça que escapole". Já o termo "ocelote" provém do termo nauatle ocelotl, que significa "onça". É um animal carnívoro, de hábitos predominantemente noturnos, mas sua atividade também já foi observada durante o dia.
A jaguatirica tem unhas bem afiadas, que são constantemente afiadas em cascas de árvores. Sua alimentação é variada, sua dieta inclui aves, pequenos mamíferos (macacos, morcegos e roedores), anfíbios, répteis e, em alguns casos, até peixes.
Quando mantida em cativeiro, este animal se alimenta de carne picada e pequenos animais abatidos. Refugia-se em árvores, grutas, troncos ou arbustos e é considerada um animal terrestre, porém sobe nas árvores com muita facilidade e ainda é capaz de nadar muito bem. São territorialistas, necessitam de uma área para sua sobrevivência que varia de 1 a 12 km e marcam o seu território com urina.

Jaguatirica acuada em cima de uma árvoreSão animais solitários, procuram um par somente na época de acasalamento. Caça principalmente no chão e alimenta-se de mamíferos pequenos e médios, como roedores, macacos, morcegos e outros. Come também lagartos, cobras e ovos de tartarugas e alguns são bons pescadores. Durante a noite chegam a invadir galinheiros onde causam grandes estragos. São inofensivas ao homem, mas defendem-se ferozmente quando atacadas. Muitas ainda são mortas por invadirem fazendas para se alimentar de galinhas e animais domésticos.
.
Ela só vai buscar comida nesses lugares porque suas presas naturais estão cada vez mais difíceis de ser encontradas devido à degradação do meio ambiente e à invasão do homem no seu espaço. Por isso, a maior ameaça é a destruição de seu habitat. No Brasil, a jaguatirica é encontrada no Pantanal, Mata Atlântica, Cerrado e na Amazônia.
Nos Estados Unidos a espécie foi praticamente extinta. Vivem em florestas, campos, savanas e regiões alagadas.

A jaguatirica e seus filhotes

Geralmente a fêmea dá à luz em algum oco de árvore ou em uma moita de arbustos bastante densa, onde possa esconder os filhotes. Seu período de gestação é de 70 a 85 dias, nascendo de 1 a 4 filhotes que atingem a maturidade sexual aos 3 anos de idade.
.

Jaguatirica e o comércio de pele

.
No Brasil, mesmo sendo proibida, a caça à jaguatirica ocorre abundantemente no nordeste e menos em outras regiões. Isto se deve a grande procura pela pele deste animal, que é muito bonita. Além disso, existe também o contrabando de animais, visto que a jaguatirica é tida em muitos lugares como um bicho de estimação exótico.Devido a sua pele muito bonita, foi um dos felinos mais explorados para o comércio de peles. No Brasil, eram exportadas 80.000 peles anualmente . Com a lei de proibição à caça este comércio diminuiu e hoje a principal ameaça a este felino é a destruição de seu habitat. É classificada pela IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza) como espécie vulnerável e pelo IBAMA, como ameaçada de extinção.
Apesar da proibição infelizmente a caça clandestina ainda aconteçe no Brasil sob forte esquema de guarda dos interessados.

Passe o mouse na imagem e veja o que os assassinos da natureza fazem pela ganância - isto é um crime..
Retirando a pele da onça jaguatirica para venda - foto de Luiz Fernando Cruz
Retirando a pele da jaquatirica

Pele de onças apreendidas - Foto: Divulgação/PMA
Peles de onças apreendidas no Pantanal em MS


Fotos:Paulo Sousa, Luiz Fernando Cruz, Divulgação/PMA
.