Rio Araguaia - Um dos maiores rios do Brasil


Rio Araguaia - Goiás


 . Bacia hidrográfica: Tocantins-Araguaia      
. Extensão: 2.114 Km  
. Trecho navegável: Foz / Aruanã - 1472 km; Aruanã / Barra do Garças - 288 Km; Barra do Garças / Baliza - 58 Km
. Extensão navegável: 1.818 Km  
. Percorre os Estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará
. Período de estiagem: Junho-Outubro 
. Período de chuva: Novembro-Maio 
. Unidades de conservação: Parque Nacional do Araguaia - 562.312 he; Estação Ecológica Coco Javaés - 37.000 he; RESEX - Extremo Norte do Estado do Tocantins - 9.289 he. 

 
Trecho do Rio Araguaia
O Rio Araguaia (rio das araras ou papagaio manso), no dialeto Tupi, nasce em Goiás, nas formações elevadas existentes no Parque Nacional das Emas, reserva ecológica - área de proteção ambiental - situada na divisa dos estados de Goiás e Mato Grosso, próximo à cidade de Mineiros. Pertence à bacia amazônica e, ao longo de mais de 2.114 km de curso, marca a divisa dos estados de Mato Grosso e Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins e, ainda, Pará e Tocantins, desaguando no Rio Tocantins, na tríplice divisa de Tocantins, Pará e Maranhão.

Serra dos Caiapós- Goiás-  região das nascentes do rio Araguaia
Aqui brota as águas do Rio Araguaia

Olho d'água


Das nascentes em Mineiros-Go, ao pé da Serra dos Caiapós, o rio Araguaia começa a mostrar sua beleza

 

 Em quase toda a extensão de seu curso, apresenta, no período que vai de maio a outubro, praias de areias brancas e limpas, o que, aliado a uma fauna e flora bastante rica em espécies (principalmente os Botos Cinza e Rosa) e volume, vem despertando a atenção dos amantes da natureza no mundo inteiro. A atividade da pesca esportiva reforça o poder de atração.

"A beleza do rio esconde diversos problemas, pois o Araguaia enfrenta desde plantações ribeirinhas até a proliferação do boto, mamíferos da família dos golfinhos que engole 35 quilos de peixe por dia e afeta o equilíbrio ecológico da região.Protegidos pela fiscalização dos órgãos ambientais, sem predadores naturais e com farta alimentação proporcionada pelos peixes que fazem das águas do Araguaia uma das mais piscosas do País, os botos experimentaram uma explosão demográfica na última década. Em alguns trechos do Araguaia, durante a época de seca que vai de junho até setembro, podem-se encontrar grupos de até 50 na caça aos cardumes dia.
.

O boto cor-de-rosa

.

São quase 6 quilômetros de peixes, que formam um espetáculo à parte. Durante o dia dá apenas para ver o movimento na água. Mas ao cair da noite, os peixes formam um verdadeiro balé aquático, regido por dezenas de botos. A superpopulação de botos pode deleitar o mais exigente amante da natureza, mas está provocando desequilíbrios ecológicos graves." Fonte: ISTOÉIndependente.

Grandes aves que sobrevoam o rio Araguaia


.
Revoada de colhereiros
Tuiuiu nas praias

Graças-grande-branca - frequentam as margens do rio, lagos e alagados
.

Nas praias do rio Araguaia - Tartarugas em desova


.

A época da desova das tartarugas é fascinante. Proibido se aproximar, fazer barulho para não afugentar. Depois de horas, as tartarugas conseguem tampar as covas cheias de ovos e voltar em direção ao rio. Urubus e outros pássaros são predadores naturais e ficam ali de vigília.

Reprodução das tartarugas e o Projeto Quelônios

.
Para conhecer  o Projeto Quelônios SAMA - PQS clique no link do seu nome e leia em em arquivo pdf


  .

As belas praias do rio Araguaia

.
Para acampar os órgãos de meio ambiente exigem dos acampados o cumprimento das normas de convivência com o Rio Araguaia.

Algumas delas:não utilizar madeira nativa da região, não caçar, não pescar sem licença dos órgãos ambientais, não soltar fogos, construir o banheiro afastado da margem do rio pelo menos 30 metros e não utilizar latas no interior e levar todo o lixo produzido no acampamento para as cidades . Observar com cautela os ninhos de tartarugas e gaivotas que botam seus ovos na areia e manter-se distantes deles, não colocar sons em alto volume para não perturbar e nem assustar os animais. Há vários anos órgãos ambientais, como a Agência Ambiental de Goíás e ONGs realizam no trecho do rio Araguaia em Goiás trabalho de Educação Ambiental principalmente durante a temporada de praia buscando sensibilizar e conscientizar os milhares de turistas que frequentam o rio. Leia mais Wik/Rio Araguaia
.
.Por lei, ninguém deve pescar a menos de 500 metros de um cardume.

Slogan da campanha na temporada de férias:

DEIXE APENAS PEGADAS, LEVE BOAS LEMBRANÇAS E FOTOS, NÃO DESTRUA, NÃO DESMATE, NÃO POLUA, NÃO MATE.



Fotos: Margi Moss,Luiz C. Salama, Cristian Dimitrius, Agelita Nunes, João Luciano da Cunha, Jackson, Leoiran (FOTOSHOWS), Ran/Ibama - outras: web


Obs: Com exceção dos fotógrafos profissionais cujos nomes são citados nas fotos vistas com a ampliação das imagens, as ilustrações deste post são na maioria feitas para documentos por órgãos governamentais, ou até mesmo de ONGs em prol de uma luta contra este crime ambiental.
Em algumas imagens não encontrei arquivos de propriedades a não ser que eu faça o link de todos os sites que visitei para obter as informações aqui contidas.

.
.A postagem está neste link: Nascentes do rio Araguaia - voçorocas - ou clique na imagem abaixo.

.

.

0 comments:

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma