Mulungo (árvore-de-coral

Um espetáculo luminoso da natureza

Flores da árvore de coral - Mulungu
Uma árvore que surpreende pela sua ocorrência natural, muito comum no Cerrado goiano e emociona a todos que se deparam com sua rompante beleza.
Tem sua florescência nos meses de junho a agosto quando perde todas as suas folhas dando lugar as flores de uma cor parecida com a do coral laranja. Um espetáculo luminoso da natureza. E como todas as árvores, não poderia faltar um ninho de João-de-barro.
De acordo com algumas informações trata-se de uma mulungu (Erythrina mulungu) nome comum - árvore-de-coral - conhecida como uma das mais poderosas plantas de crescimento espontâneo, alcançando de 10 a 14m.

Mulungu (Erythrina mulungu) nome comum - árvore-de-coralMulungu (Erythrina mulungu) nome comum - árvore-de-coral Mulungu (Erythrina mulungu) nome comum - árvore-de-coral


O mulungu é usado há muito como sedativo natural. Diz-se que a erva consegue estabilizar o sistema nervoso central. Em tempos de stress é usada para equilibrar e acalmar os nervos. É também usada como antioxidante; para tonificar, equilibrar e fortalecer o fígado. O uso do mulungu pode influenciar positivamente a regulação dos ritmos cardíacos. Também pode ajudar a reduzir a tensão arterial. As substâncias químicas existentes no mulungu têm sido estudadas extensivamente. Estas englobam grandes quantidades de flavonóides, triterpenos, e alcalóides.

Observações de um dos sites onde colhi informações sobre as propriedades medicinais das plantas:

ALERTAS sobre o Uso de Plantas e Ervas Medicinais
  1. As plantas e ervas medicinais, mesmo sendo medicamentos naturais, podem cegar, provocar coma, e até matar!
  2. Todas as plantas tem mais de um princípio ativo. Alguns dos princípios ativos pode ser contra indicado para o usuário.
  3. As informações deste site tem apenas os fins educacional, de pesquisa e informação. Elas não devem ser usadas para diagnosticar, tratar, mitigar, ou prevenir qualquer outra doença muito menos substituir cuidados médicos adequados.
  4. Consulte sempre um especialista !
  5. Tome cuidado especial ao manusear ervas e as mantenha longe das crianças.


    Fotos feitas por minha colaboradora Jane Carneiro na região da cidade de Jaraguá em Goiás - Centro Oeste, em pleno Cerrado goiano.
𓀯

0 comments:

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma