Árvore Cega-machado

.

A beleza da árvore cega-machado carregada de flores


Está em plena floração a árvore cega-machado nos cerrados do centro oeste.
Seu nome científico é Physocalymma sacaberrimum Pohl – bonito o nome, porém mais bonito ainda é vê-la nos campos nessa época do ano coberta inteiramente de magníficas flores de intensa coloração róseo-violeta, que contrastam fortemente com o azul do céu. Tem porte alto e floresce na época do meio de ano e primeiros dias do segundo semestre aqui na região.
Seu belo espetáculo de floração só é comparável ao ipê.
É fartamente usada para uso ornamental em arborização urbana.

Nome comum: Roxinha, pau-de-rosas, pau-rosa, cega-machado.
Ótima madeira, muito bonita, dura e resitente contudo, não tem grande utilidade nem na marcenaria, nem em fazendas. A sua única virtude, além da expressiva beleza floral, foi por muito tempo e ainda hoje usada na utilização na produção de caibros e vigotas roliças, compondo o madeiramento das residências rurais.

As fotos são de minha irmã Jane Carneiro, minha colaboradora. É uma excelente psicóloga atuante, apaixonada pela botânica e que tem como lazer essa propriedade rural com muitas espécies de árvores do Cerrado e de onde vem boa parte das ilustrações desse blog - Caliandra do Cerrado.

Agora estamos aguardando a floração dos ipês amarelos.

Observação: para ela um lazer, mas para seu marido além de uma fonte de renda extra, também uma grande paixão, é claro.

Se você clicar nas imagens para ampliar poderá ver com maiores detalhes a beleza dessas árvores. - eu garanto. É imperdível, vem...

Esta foto foi tirada de um galho olhando para o alto. Nota-se o céu por entre as frestas.

Fotos: JaneCarneiro
.
.

13 comentários:

  1. São belíssimas, de encher os olhos.
    Parabéns à Jane e a você.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Preciosas imagenes de la naturalesza, saludos y abrazos Elma,y buen fin de semana.

    ResponderExcluir
  3. Lindas as árvores, Elma! Estas eu não conhecia... O nome cega-machado deve ser porque a árvore deve ter o tronco muito duro, não é? Diga à sua irmã que as fotos estão ótimas!
    Beijos e bom domingo.

    ResponderExcluir
  4. Sônia Brandão são belíssimas mesmo. Eu ainda não vi essa árvore florida, mas a Jane me disse que são maravilhosas as suas tonalidades que vão do roxo, rosa-choque e outras nuances de rosa, acentuadas conforme a disposição do sol.
    Obrigada pela visita.

    Pizarro é sempre um prazer tê-lo no Caliandra.

    Sonia com certeza a madeira é muito dura e tem também o nome de quebra-facão.
    Foi bom o seu comentário, pois acrescentei essa informação de grande importância que lhe dá o nome popular de cega-machado.
    Jane e eu somos apaixonadas por fotos e natureza. Mas acho que ela vai adiante, pois já começa a ter o interesse em fazer um curso de fotografia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Elma, voltei para ler sua resposta e também para apreciar melhor as fotos. Todas elas me transmitem uma sensação de paz e tranquilidade... gosto muito da região do cerrado! E a foto em que a vaca está na sombra, é linda!

    Legal você ter gostado do meu post no Leituras e do meu novo visual. Mudei de template porque não estava gostando das letras brancas no fundo escuro. Ainda estou trabalhando nas cores, porque esse template permite inúmeras possibilidades. Se quiser ver o link do modelo, é este AQUI. Há também inúmeros outros modelos muito bonitos. O Blogger fornece poucas variedades.
    Beijos e obrigada pelos elogios!

    ResponderExcluir
  6. Que lugar maravilhoso, de beleza e paz, obrigada por dividi-lo conosco. Não conhecia esta árvore, que papel importante ela desempenha na natureza, além de nos dar sombra nos traz também essas lindas flores.
    Parabéns a você e sua irmã por estarem sempre atentas aos ciclos da natureza e também por nos trazer estas belas fotos.
    Um grande beijo e uma boa semana para você.

    ResponderExcluir
  7. Maria Augusta
    Esse é uma local onde a paz é sentida plenamente e depende muito também do nosso estado de espírito.
    A felicidade também pode estar num momento de contemplação como esse.
    Beijooo

    ResponderExcluir
  8. Ficou LINDO esse novo template! As cores estão suaves e deram um charme todo especial ao Caliandra! Adorei!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Que maravilha!!

    Elma, só não deveria chamar cega-machado e sim, cega-lenhador! (rs*)

    Beijus,

    ResponderExcluir
  10. Caros, linda árvore. parabéns pelo blog. estou à procura das sementes da caliandra-do-cerrado (e tantos outros nomes, como vi na internet) para comprar, mas é difícil achar. Vocês saberiam indicar algum revendedor de sementes dessa planta? Sou paulista, aqui é muito raro vê-la mesmo no interior. uma região ou outra traz alguns pés. gostaria de comprar as sementes e plantar numa praça de minha cidade natal. agradeço a atenção. abraço. américo (americojusto@uol.com.br)

    ResponderExcluir
  11. tenho uma aqui no meu quintal, florida neste momento é de apaixonar

    ResponderExcluir
  12. Eu moro em Goiânia e plantei uma muda a mais de vinte anos na porta minha casa e ela está muito linda.Ate então não sabia o nome dela,muito linda parabéns pelas fotos.

    ResponderExcluir
  13. Muita bonito a árvore eu tenho algumas sementes mais não sei a sua germinação

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma