A beleza da árvore cega-machado carregada de flores
Seu nome científico é Physocalymma sacaberrimum Pohl – bonito o nome, porém mais bonito ainda é vê-la nos campos nessa época do ano coberta inteiramente de magníficas flores de intensa coloração róseo-violeta, que contrastam fortemente com o azul do céu. Tem porte alto e floresce na época do meio de ano e primeiros dias do segundo semestre aqui na região.
Seu belo espetáculo de floração só é comparável ao ipê.
É fartamente usada para uso ornamental em arborização urbana.
Nome comum: Roxinha, pau-de-rosas, pau-rosa, cega-machado.
Ótima madeira, muito bonita, dura e resitente contudo, não tem grande utilidade nem na marcenaria, nem em fazendas. A sua única virtude, além da expressiva beleza floral, foi por muito tempo e ainda hoje usada na utilização na produção de caibros e vigotas roliças, compondo o madeiramento das residências rurais.
As fotos são de minha irmã Jane Carneiro, minha colaboradora. É uma excelente psicóloga atuante, apaixonada pela botânica e que tem como lazer essa propriedade rural com muitas espécies de árvores do Cerrado e de onde vem boa parte das ilustrações desse blog - Caliandra do Cerrado.
Agora estamos aguardando a floração dos ipês amarelos.
Observação: para ela um lazer, mas para seu marido além de uma fonte de renda extra, também uma grande paixão, é claro.
.
São belíssimas, de encher os olhos.
ResponderExcluirParabéns à Jane e a você.
bjs
Preciosas imagenes de la naturalesza, saludos y abrazos Elma,y buen fin de semana.
ResponderExcluirLindas as árvores, Elma! Estas eu não conhecia... O nome cega-machado deve ser porque a árvore deve ter o tronco muito duro, não é? Diga à sua irmã que as fotos estão ótimas!
ResponderExcluirBeijos e bom domingo.
Sônia Brandão são belíssimas mesmo. Eu ainda não vi essa árvore florida, mas a Jane me disse que são maravilhosas as suas tonalidades que vão do roxo, rosa-choque e outras nuances de rosa, acentuadas conforme a disposição do sol.
ResponderExcluirObrigada pela visita.
Pizarro é sempre um prazer tê-lo no Caliandra.
Sonia com certeza a madeira é muito dura e tem também o nome de quebra-facão.
Foi bom o seu comentário, pois acrescentei essa informação de grande importância que lhe dá o nome popular de cega-machado.
Jane e eu somos apaixonadas por fotos e natureza. Mas acho que ela vai adiante, pois já começa a ter o interesse em fazer um curso de fotografia.
Beijos
Elma, voltei para ler sua resposta e também para apreciar melhor as fotos. Todas elas me transmitem uma sensação de paz e tranquilidade... gosto muito da região do cerrado! E a foto em que a vaca está na sombra, é linda!
ResponderExcluirLegal você ter gostado do meu post no Leituras e do meu novo visual. Mudei de template porque não estava gostando das letras brancas no fundo escuro. Ainda estou trabalhando nas cores, porque esse template permite inúmeras possibilidades. Se quiser ver o link do modelo, é este AQUI. Há também inúmeros outros modelos muito bonitos. O Blogger fornece poucas variedades.
Beijos e obrigada pelos elogios!
Que lugar maravilhoso, de beleza e paz, obrigada por dividi-lo conosco. Não conhecia esta árvore, que papel importante ela desempenha na natureza, além de nos dar sombra nos traz também essas lindas flores.
ResponderExcluirParabéns a você e sua irmã por estarem sempre atentas aos ciclos da natureza e também por nos trazer estas belas fotos.
Um grande beijo e uma boa semana para você.
Maria Augusta
ResponderExcluirEsse é uma local onde a paz é sentida plenamente e depende muito também do nosso estado de espírito.
A felicidade também pode estar num momento de contemplação como esse.
Beijooo
Ficou LINDO esse novo template! As cores estão suaves e deram um charme todo especial ao Caliandra! Adorei!
ResponderExcluirBeijos.
Que maravilha!!
ResponderExcluirElma, só não deveria chamar cega-machado e sim, cega-lenhador! (rs*)
Beijus,
Caros, linda árvore. parabéns pelo blog. estou à procura das sementes da caliandra-do-cerrado (e tantos outros nomes, como vi na internet) para comprar, mas é difícil achar. Vocês saberiam indicar algum revendedor de sementes dessa planta? Sou paulista, aqui é muito raro vê-la mesmo no interior. uma região ou outra traz alguns pés. gostaria de comprar as sementes e plantar numa praça de minha cidade natal. agradeço a atenção. abraço. américo (americojusto@uol.com.br)
ResponderExcluirtenho uma aqui no meu quintal, florida neste momento é de apaixonar
ResponderExcluirEu moro em Goiânia e plantei uma muda a mais de vinte anos na porta minha casa e ela está muito linda.Ate então não sabia o nome dela,muito linda parabéns pelas fotos.
ResponderExcluirMuita bonito a árvore eu tenho algumas sementes mais não sei a sua germinação
ResponderExcluir