O anu-branco se alimenta de grandes Artrópodes , pererecas, pequenas aves e pequenos mamíferos como camundongos. Em épocas de escassez de artrópodes alimenta-se de frutas, bagas, coquinhos e sementes de forma alternativa. Alimenta-se também de insetos, como as cigarras que apanham em pleno vôo. O cheiro do corpo é forte e característico, perceptível para nós a vários metros é capaz de atrair morcegos hematófogos e animais carnívoros como a coruja-buraqueira. Por sorte, anda sempre aos bandos.
A reprodução também é feita em conjunto. Várias fêmeas botam ovos num mesmo ninho e se revezam na incubação dos ovos. Tanto os pais quanto filhotes de ninhadas anteriores ajudam a alimentar e proteger os filhotes. Há grande competição entre os filhotes e a mortalidade é muito elevada.
A expressão popular - bêbado como anu no fio- usada em algumas regiões de nosso país, é uma alusão ao modo como esta ave se equilibra balançando para frente e para trás com sua longa cauda quando está pousado em fios da rede elétrica.
Fotos do Anu branco: Dr. José Joaquim F. de Almeida médico radiologista sócio proprietário da Clínica Trajano Almeida - Fortaleza-CE, cujo site poderá ser acessado no endereço abaixo:
A foto foi colhida em sua casa de praia de Flexeiras em Trairi.
Foto dos ovos de Nilson Vaz da Costa
.
Sempre lindo aqui! FELIZ 2012, tudo de bom, lindas pesquisar pra conosco repartir.beijos,chica
ResponderExcluirQue lindos ovos azuis.
ResponderExcluirterimakasig gan thanks to your article I now know that I do not know all this, once again a success and greetings greetings theks bloggers. nice blog
ResponderExcluirTerimakasig gan thanks to your article i now know that i do not know all this once again a success and greetings grretings theks bliggers. Nice blog
ResponderExcluir