Anu-branco

.
O anu-branco, rabo-de-palha ou alma-de-gato (Guira guira) é um cuculiforme da família Cuculidae. Ocorre em todo o Brasil estando ausente praticamente apenas nas florestas contínuas amazônicas. Tem o mais variado repertório já registrado: 28 gritos.
O anu-branco se alimenta de grandes Artrópodes , pererecas, pequenas aves e pequenos mamíferos como camundongos. Em épocas de escassez de artrópodes alimenta-se de frutas, bagas, coquinhos e sementes de forma alternativa. Alimenta-se também de insetos, como as cigarras que apanham em pleno vôo. O cheiro do corpo é forte e característico, perceptível para nós a vários metros é capaz de atrair morcegos hematófogos e animais carnívoros como a coruja-buraqueira. Por sorte, anda sempre aos bandos.
.
O ninho é construído em forquilhas de árvores a 5 metros do solo. Põe de 4 a 7 ovos de cor verde-marinho com uma camada calcária de alto revelo, o ovo tem de 17 a 25% do peso da fêmea. Fazem ninhos individuais ou coletivos, neste último sendo encontrados até 20 ovos. Os filhotes abandonam o ninho antes de voar e são alimentados por algumas semanas mais. Estes hábitos reprodutivos são semelhantes aos do anu-preto. Anda muito no solo, em bandos de 6 a 12 indivíduos, ao lado de outras aves, como sabiá-do-campo, anu-preto e pica-pau-do-campo.
Mantém relações sociais complexas, que são expressas nas suas formas diferentes de vocalização. Ao enterdacer o grupo todo se recolhe numa árvore e todos os indivíduos dormem no mesmo galho, um ao lado do outro para aquecerem. Frequentemente morrem de frio no inverno.

A reprodução também é feita em conjunto. Várias fêmeas botam ovos num mesmo ninho e se revezam na incubação dos ovos. Tanto os pais quanto filhotes de ninhadas anteriores ajudam a alimentar e proteger os filhotes. Há grande competição entre os filhotes e a mortalidade é muito elevada.
A expressão popular - bêbado como anu no fio- usada em algumas regiões de nosso país, é uma alusão ao modo como esta ave se equilibra balançando para frente e para trás com sua longa cauda quando está pousado em fios da rede elétrica.

Fotos do Anu branco: Dr. José Joaquim F. de Almeida médico radiologista sócio proprietário da Clínica Trajano Almeida - Fortaleza-CE, cujo site poderá ser acessado no endereço abaixo:

A foto foi colhida em sua casa de praia de Flexeiras em Trairi.

Foto dos ovos de Nilson Vaz da Costa



Ouça um dos cantos do anu branco





Mais imagens do anu-branco você poderá ver AQUI


.

4 comentários:

  1. Sempre lindo aqui! FELIZ 2012, tudo de bom, lindas pesquisar pra conosco repartir.beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. terimakasig gan thanks to your article I now know that I do not know all this, once again a success and greetings greetings theks bloggers. nice blog

    ResponderExcluir
  3. Terimakasig gan thanks to your article i now know that i do not know all this once again a success and greetings grretings theks bliggers. Nice blog

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma