.
Pau-papel (Tibouchina papyrus)
O pau-papel é endêmico do Estado de Goiás, sendo encontrada nas Serras Dourada, em Mossâmedes e dos Pireneus, em Pirenópolis. Curiosa pela textura de seu caule, cativa e atrai o interesse de todos, além de representar a típica arquitetura das plantas do Cerrado.
Sancionada por lei em 1972, é a planta símbolo representativa do Estado de Goiás.
É uma planta ornamental que apresenta floração abundante com flores alvas e casca do tronco escamado em lâminas finíssimas parecendo papel de seda.
O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro ocupando 21 % do território nacional, o que representa uma área de quase 2 milhões de km².
O Cerrado possui uma alta biodiversidade, com cerca de 160.000 espécies descritas, incluindo plantas, animais e fungos. O número de arbustos e árvore do Cerrado sensu scricto pode exceder a 800 espécies, das quais 40% são endêmicas. Ao lado da Floresta Atlântica, é considerado um dos ecossistemas mais ricos e ameaçados do Brasil, principalmente pela expansão da fronteira agrícola, no entanto, pouco se sabe a respeito da diversidade genética das espécies e como ela está organizada especialmente.
Serra Dourada - GO
É nessa região que é encontrada esse arbusto de até 3m de altura, muito peculiar que tem sido alvo de vários estudos pelos botânicos.
Pertence a familia
Melastomataceae (a mesma da quaresmeira).
"Sua área de ocorrência natural é restrita e se limita aos campos rupestres do cerrado, nas regiões da Serra dos Pireneus em Pirenópolis, GO, Serra Dourada em Goiás, GO e em Natividade, TO (Almeida et al. 1998, Montoro Santos 2007). Alguns trabalhos sobre a fenologia e a reprodução de T. papyrus (Montoro Santos 2007, J. T. Chaves Filho, dados não publicados), sugerem que a espécie é xenógama facultativa, o que explica a baixa formação de frutos a partir de autopolinização (12%), tendo uma maior formação de frutos por polinização cruzada (45%)". Fonte aqui.
Fotos: Euler Tavares de Oliveira, abnestair, Ismael Martins, João de Deus Medeiros
Veja também "
Cidade de pedras" na Serra dos Pirineus na região de Pirenópolis, clicando na imagem abaixo.
Elma,
ResponderExcluirQue Lindo!!!!!!Você descobre cada coisa, heim? Vamos conhecer isso de perto? Gosto demais de seu blog, é um espaço interessantíssimo que nos enriquece muito. Obrigada.
beijo
Jane
Muito bonito e as flores lembram mesmo as da quaresmeira. O tronco é um caso a parte.
ResponderExcluirbeijos
Acho que estou reconhecendo essa flor... :D
ResponderExcluir