Quaresmeira roxa espontânea

.
.
.
Recebi a visita de Maria Pia, uma leitora e inclusive seguidora do Caliandra do Cerrado com esse comentário na postagem Mulungu - árvore de coral.


Olá Elma!
Meu nome é Maria Pia e sou apaixonada por plantas em geral. Mês passado estive no Vau/Distrito de Diamantina-MG e fotografei uma flor lindíssima à beira do Rio Jequitinhonha. Estou à procura do nome dessa flor e não encontro. Gostaria de saber se você a conhece. Tem como eu mandar as fotos dela pra você?
Meu email é: ........
Obrigada


Após entrar em contato com ela recebi as fotos com sua tão exuberante árvore, citando mais detalhes sobre a planta de flores que a fascinou e com toda razão:

"Como já disse antes, ela é mesmo uma flor lindíssima, de um roxo meio fúchsia os botões parecem ser cor de goiaba antes de abertos, enfim, um espetáculo. Eu fiquei encantada com o tom das flores do VAU, no caminho pro banho de rio, por vezes, o chão de terra vermelha ficava salpicado das pétalas das flores dos Ipês, uma mistura perfeita de amarelo com roxo, um banho de poesia pra alma.
Só não dá pra ser mais nítido porque são tiradas com aparelho celular."

Maria Pia, suas flores são as da quaresmeira [nome esta relacionado a época de sua floração - a Quaresma].
É mais provável que essa espécie seja a Tibouchina candolleana .

E os "botões parecem ser cor de goiaba" são na verdade os frutos, se você observar melhor pode ver um botão da flor nas suas fotos aqui isolado.Veja a postagem que fiz em em 08 de junho 2010 sobre uma quaresmeira próximo a rua onde moro e onde faço minhas caminhadas diárias, com o título de Quaresmeira roxa. Realmente é uma árvore linda e também me encanta.
Tibouchina (Família Melastomataceae)quaresmeira roxa
"Do gênero Tibouchina (Família Melastomataceae) essa árvore está distribuída principalmente em regiões tropicais e subtropicais da América e inclui aproximadamente 350 espécies, sendo 129 nativas do Brasil.
Na mata original, a quaresmeira floresce duas vezes por ano -a outra florada, menos intensa, acontece em setembro/outubro- e na mata original chega a viver de 60 a 70 anos. "Com o estresse da cidade, elas vivem menos de 50 anos e podem florescer três vezes por ano", diz Keller. "As maiores vítimas do estresse são as quaresmeiras que se encontram isoladas nas ruas." Os vilões são o monóxido de carbono, produzido pela queima de combustível dos veículos, e o ozônio.
As plantas estressadas sabem que terão vida mais curta e produzem mais flores para garantir mais sementes e mais "descendentes". A floração é a forma de perpetuação da espécie. Nas quaresmeiras, as mais velhas vão ficando cada vez mais exuberantes.
A falta de adubação, o pequeno espaço para crescer e expandir suas raízes e as podas drásticas também apressam a morte das quaresmeiras. A floração depende muito de fatores ambientais, - diz a bióloga Célia de Assis."
Ocorre naturalmente na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, sobretudo na floresta pluvial da encosta atlântica.

Fotos: Maria Pia [Diamantina - MG].

6 comentários:

  1. Olá Elma!
    Estou encantada com o belíssimo trabalho que você fez nessa postagem.
    É uma honra para mim, poder colaborar com o "Caliandra do Cerrado", que é simplesmente apaixonante, pra quem é amante da natureza.
    Muito obrigada pelo carinho e pela atenção,
    Maria Pia.

    ResponderExcluir
  2. Lindo post.Maravilha de flores e a imagem grande da quaresmeira é explêndida!beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Maria Pia
    Foi um prazer para mim mostrar suas fotos e viajei nas pesquisas maravilhada com essa árvore que encanta a todos.
    Volte sempre por aqui.
    Beijoo

    ResponderExcluir
  4. Chica querida
    Andou sumida e eu sentia sua falta.
    Bom vê-la aqui novamente.
    Beijoo

    ResponderExcluir
  5. Muito bonita as fotos e o texto apesar de um pouco triste pensar no estresse das quaresmeiras, sempre as vejo pelo meu caminho e admiro sua beleza.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Angela
    As quaresmeiras são maravilhosas seja qual for o lugar em que ela vive.
    O bom é que: quanto mais velhas, mais belas elas ficam.:)
    Bjoo

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma