.
.
Olá Elma!
Meu nome é Maria Pia e sou apaixonada por plantas em geral. Mês passado estive no Vau/Distrito de Diamantina-MG e fotografei uma flor lindíssima à beira do Rio Jequitinhonha. Estou à procura do nome dessa flor e não encontro. Gostaria de saber se você a conhece. Tem como eu mandar as fotos dela pra você?
Meu email é: ........
Obrigada
Após entrar em contato com ela recebi as fotos com sua tão exuberante árvore, citando mais detalhes sobre a planta de flores que a fascinou e com toda razão:
Só não dá pra ser mais nítido porque são tiradas com aparelho celular."
É mais provável que essa espécie seja a Tibouchina candolleana .
E os "botões parecem ser cor de goiaba" são na verdade os frutos, se você observar melhor pode ver um botão da flor nas suas fotos aqui isolado.Veja a postagem que fiz em em 08 de junho 2010 sobre uma quaresmeira próximo a rua onde moro e onde faço minhas caminhadas diárias, com o título de Quaresmeira roxa. Realmente é uma árvore linda e também me encanta.
Na mata original, a quaresmeira floresce duas vezes por ano -a outra florada, menos intensa, acontece em setembro/outubro- e na mata original chega a viver de 60 a 70 anos. "Com o estresse da cidade, elas vivem menos de 50 anos e podem florescer três vezes por ano", diz Keller. "As maiores vítimas do estresse são as quaresmeiras que se encontram isoladas nas ruas." Os vilões são o monóxido de carbono, produzido pela queima de combustível dos veículos, e o ozônio.
As plantas estressadas sabem que terão vida mais curta e produzem mais flores para garantir mais sementes e mais "descendentes". A floração é a forma de perpetuação da espécie. Nas quaresmeiras, as mais velhas vão ficando cada vez mais exuberantes.
A falta de adubação, o pequeno espaço para crescer e expandir suas raízes e as podas drásticas também apressam a morte das quaresmeiras. A floração depende muito de fatores ambientais, - diz a bióloga Célia de Assis."
Fotos: Maria Pia [Diamantina - MG].
Olá Elma!
ResponderExcluirEstou encantada com o belíssimo trabalho que você fez nessa postagem.
É uma honra para mim, poder colaborar com o "Caliandra do Cerrado", que é simplesmente apaixonante, pra quem é amante da natureza.
Muito obrigada pelo carinho e pela atenção,
Maria Pia.
Lindo post.Maravilha de flores e a imagem grande da quaresmeira é explêndida!beijos,chica
ResponderExcluirMaria Pia
ResponderExcluirFoi um prazer para mim mostrar suas fotos e viajei nas pesquisas maravilhada com essa árvore que encanta a todos.
Volte sempre por aqui.
Beijoo
Chica querida
ResponderExcluirAndou sumida e eu sentia sua falta.
Bom vê-la aqui novamente.
Beijoo
Muito bonita as fotos e o texto apesar de um pouco triste pensar no estresse das quaresmeiras, sempre as vejo pelo meu caminho e admiro sua beleza.
ResponderExcluirbeijos
Angela
ResponderExcluirAs quaresmeiras são maravilhosas seja qual for o lugar em que ela vive.
O bom é que: quanto mais velhas, mais belas elas ficam.:)
Bjoo