Uma árvore do Cerrado

..
.

Na periferia uma árvore nativa ainda permanece intacta, é a cidade entrando no Cerrado

Árvore do Cerrado na periferia da cidade
Árvore do Cerrado- galhos tortuosos e casca grossa.
Durante muito tempo se pensou que o fogo, pela sua capacidade destrutiva e pelo resultado estético que ele provocava – uma paisagem coberta de cinzas, com árvores enegrecidas e sem folhas, aparentemente mortas – fosse uma força destrutiva e ruim para o Cerrado. Em meados da década de 1950, os estudos relevantes a respeito do Cerrado começaram a colocar essa idéia em questão. Apesar de ser uma força destrutiva, parecia que a relação entre fogo e Cerrado estava longe de ser compreendida apenas com esse viés catastrófico.
Porém, um dos fatores ecológicos mais importantes dessas regiões é o fogo. Ele pode ser gerado de diversas formas naturais, mas a principal delas são as descargas elétricas. Os incêndios diminuem a densidade do cerrado, prejudicando o incremento do material lenhoso e favorecendo a expansão das plantas herbáceas.
Outra hipótese, de maior aceitação, considera o cerrado uma vegetação clímax, que não se torna uma floresta devido às condições de clima e solo existentes, tendo o fogo um papel secundário. De acordo com a segunda hipótese, a falta de nutrientes essenciais e a grande presença de alumínio são as responsáveis pela fisionomia característica dos cerrados.


O sertão está em toda parte... sertão é onde o pensamento da gente se torna mais forte que o poder do lugar. Sertão é dentro da gente.
Guimarães Rosa


Fotos:Elma Carneiro
.

4 comentários:

  1. Maravilhosa árvore e esclarecedor teu post.beijos,ótimo fds,chica e adorei o pensamento de G.Rosa

    ResponderExcluir
  2. Bonito isso. A natureza tem seus mistérios e seus caminhos são mais sábios, pena que nossa potência destruidora seja, muitas vezes, maior.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. É verdade Angela
    Haveremos sempre de encontrar um meio de vivermos em harmonia com a natureza mesmo que o progresso a leve para longe dos nossos olhos.:-/
    Grata por sua visita
    Bjooo

    ResponderExcluir
  4. Chica
    Eu gosto muito da forma de escrever de Guimarães Rosa.
    Acho também que as árvores do Cerrado tem muito a nos dizer de sua história. Muita coisa ainda está sendo estudado. É uma flora peculiar.
    Bjoo

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma