Casinha de João-de-Barrro no galho de uma árvore Cega-Machado no final de sua florada quando ainda restavam algumas flores roxas dessa maravilhosa árvore do Cerrado.
As fotos foram colhidas em 17-07-2010.
As fotos foram colhidas em 17-07-2010.
Para construir a casinha com paredes de 5 centímetros de espessura e 30 centímetros de diâmetro, o casal amassa as bolas de barro com os bicos e os pés. Além de barro úmido, retirado do solo, é usado o esterco misturado com palha. Uma engenhosidade do ninho é a divisão em dois cômodos. O acesso ao primeiro se dá pela porta, feita na medida para que a ave entre sem precisar se abaixar. A câmara mais interna, forrada com penas, pelos e musgo, serve para a postura de ovos e acomodação dos filhotes, que ficam a salvo de predadores. Outra peculiaridade da casa é a localização da porta de entrada, estrategicamente posicionada na direção contrária à chuva e ao vento. Até hoje os ornitólogos (estudiosos das aves) não sabem como o joão-de-barro desenvolveu essa habilidade, que o mantém protegido das intempéries. Após cerca de duas semanas, o ninho fica pronto e a fêmea deposita de 4 a 6 ovos brancos 3 vezes ao ano Texto: Yuri Vasconcelos
birafotos |
Ouça o canto do João-de-Barro que faz dueto com a companheira
.
O joão-de-barro é pouco menor que um sabiá, porém mais delgado. Sua cor é cor de terra, com a garganta branca e a cauda avermelhada. É uma ave alegre que gosta de conviver com o homem. Vivem em casais e passam os dias a gritar em curiosos duetos.
Demais fotos: Elma Carneiro
.
Demais fotos: Elma Carneiro
.
0 comments:
Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.
Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço
Elma